bolsista |
A REFERIDA LINHA DE PESQUISA CONSIDERA MEMÓRIA CULTURAL COMO UM TOPOS A PARTIR DO QUAL DISCURSOS IDENTITÁRIOS DE DIVERSAS NATUREZAS SE CRUZAM E TEM COMO OBJETIVO PERSCRUTAR AS DIVERSAS MODALIDADES DE INSCRIÇÃO DA MEMÓRIA, HISTORICAMENTE CONSTITUÍDAS. ARQUIVOS, MONUMENTOS E A PRÓPRIA LINGUAGEM, EM SUAS DIMENSÕES DISCURSIVAS, LITERÁRIAS E SEMIÓTICAS, FORMAM OS ESPAÇOS TEMÁTICOS NOS QUAIS A MEMÓRIA PODE SER PENSADA COMO UMA PRÁTICA DE INTERMEDIAÇÃO ENTRE ESTRUTURAS SOCIOCULTURAIS, EXPRESSÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DA IDENTIDADE. ALÉM DE PESQUISAR A FUNÇÃO POÉTICA DA MEMÓRIA EM OBRAS LITERÁRIAS EM QUE ESTA EXERCE UM PAPEL ESTRUTURADOR, A LINHA DE PESQUISA TAMBÉM VISA À CLASSIFICAÇÃO E À ANÁLISE DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS E DE SEUS SUPORTES EMPÍRICOS |
programa |
AO ESTUDO DE TÉCNICAS DE TRANSCRIÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS NOS SÉCULOS XVIII E XIX, ASSIM COMO À TRANSCRIÇÃO DE TEXTOS ORAIS CONTEMPORÂNEOS. CONTEMPLAM-SE TAMBÉM OS DESAFIOS DA ALTERIDADE, OU SEJA, OS REGISTROS DE SUBJETIVIDADES ‘SUBALTERNAS’, SITUADAS À DERIVA DA CONSTITUIÇÃO HEGEMÔNICA E DO CÂNONE. PROPÕE-SE A ANÁLISE DO ACONTECIMENTO DISCURSIVO, TANTO NO REGISTRO HISTÓRICO QUANTO NA ESCRITA FICCIONAL, CONSIDERANDO-SE OS USOS DA LÍNGUA E OS EFEITOS SÓCIO-DISCURSIVOS. A BIBLIOGRAFIA BÁSICA DAS DISCIPLINAS DESTA LINHA DE PESQUISA REÚNE OBRAS DE PENSADORES CONTEMPORÂNEOS BRASILEIROS E INTERNACIONAIS, CONSIDERANDO AUTORES PRECURSORES DO ESTUDO DA MEMÓRIA ENQUANTO REPRESENTAÇÃO DA CULTURA (ECLÉA BOSI, WALTER BENJAMIN, JAN ASSMAN, PAUL RICOEUR), DIALOGANDO COM TEÓRICOS CUJA ESCRITA ABORDA A TEMÁTICA POR UMA PERSPECTIVA MAIS AFINADA COM OS ESTUDOS CULTURAIS (STUART HALL, GAYATRI SPIVAK, ANGEL RAMA, SILVIANO SANTIAGO) E COM O PENSAMENTO PÓS-ESTRUTURALISTA (MICHEL FOUCAULT, ROLAND BARTHES, JACQUES DERRIDA), ENTRE OUTRAS VERTENTES QUE PERMITEM PENSAR CRITICAMENTE AS CONFLUÊNCIAS ENTRE LINGUAGEM E MEMÓRIA CULTURAL. |