gov

Os primeiros levantamentos geodésicos no Brasil foram realizados em outubro de 1939 pelo então Conselho Nacional de Geografia(CNG) com o objetivo de determinar coordenadas astronômicas em cidades e vilas para a atualização da Carta do Brasil aoMilionésimo de 1922. Em 1944 foi medida a primeira base geodésica nas proximidades de Goiânia, iniciava-se o estabelecimentosistemático do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) em sua componente planimétrica, através das medições de latitudes e longitudes,materializado por um conjunto de pontos (pilares, marcos ou chapas) situados sobre a superfície terrestre pelo métododa triangulação e densificado pelo método de poligonação. Tais métodos, denominados de "clássicos", foram aplicados até meadosda década de 90 e os equipamentos utilizados eramos teodolitos e medidores eletrônicos de distância. Na poligonação medem-se ângulos e distâncias entre pontos adjacentes que formam linhas poligonais ou polígonos. Objetivou densificar a rede planimétrica, abrangendo boa parte do território brasileiro, para usuários necessitados de informaçõesposicionais para diversos fins, como apoio ao mapeamento,demarcação de unidades político-administrativas, etc. Baseia-se na medição de ângulos e distâncias.

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 12/06/2018)

FID

BDG_EP.fid-6d9cbe3e_18e3cb2dd39_7e08

ESTACAO

10234

TEMA

EP

UF

PA

MUNICIPIO

Rio Maria

GEOCODIGO

1506161

VISITA

15/05/1977

SITUACAO

BOM

CONEX_GPS

CONEX_VT

CONEX_EP

CONEX_DOP

CONEX_RN

CONEX_EG

LATITUDE

-7.61869659

LONGITUDE

-50.07798206

LATGMS

07º 37'' 07,30773" S

LONGMS

50º 04'' 40,73541" W

SIGMALAT

0,326

SIGMALON

0,422

FONTECOORD

Poligonação

ALTGEOM

SIGMALTGEO

FONTALTGEO

MEDICAOPLAN

15/05/1977

DATCALCPLAN

06/03/2006

DATUM_PLAN

SIRGAS2000

ALT_ORTO

646,10

ALT_NORMAL

SIGMALT_RN

NUM_GEOPOTENCIAL

DATUM_ALT

Imbituba

FONT_ALT

Nivelamento Trigonométrico

MEDICAOALT

15/05/1977

CALCULOALT

15/05/1977

GRAVIDADE

MEDICAOGRA

CALCULOGRA

DATUM_GRAV

GEOM

POINT (-50.0779820569 -7.6186965919)

NOTA



Veja também: 234 235 236 237 238