titulo |
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE APOIO MULTIMÍDIA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: uma estratégia desenvolvida para a inclusão digital/social e melhoria da aprendizagem dos alunos de uma escola rural paraibana |
inicio_execucao |
02/05/2016 |
fim_execucao |
30/12/2016 |
foco_tecnologico |
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area_conhecimento |
EDUCAC¸A~O |
resumo |
Esta pesquisa será desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, por três alunos do curso da licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB/Campus Campina Grande. O principal objetivo deste trabalho consiste em produzir materiais de apoio multimídia para o ensino de Física no Ensino Médio. Seu maior interesse é ofertar, por meio de um processo de inclusão digital/social, um suporte material e metodológico capaz de propiciar aos alunos um aprendizado mais eficiente durante as aulas práticas da disciplina. Este estudo pode ser classificado como uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. Para fundamentar teoricamente os pontos-chave que compõem o seu objeto de estudo, buscará apoio na literatura e em sites especializados. Na recolha dos dados serão utilizados dois questionários com o intuito de conhecer mais detalhadamente aspectos da infraestrutura escolar e o perfil dos professores colaboradores. Além de entrevistas do tipo semiestruturadas também direcionadas aos docentes. Assim, espera-se que este projeto consiga favorecer o trabalho dos docentes, bem como possa tornar, por intermédio de instrumentos didáticos dinamizadores de aula, a Física mais acessível aos alunos no Ensino Médio. |
justificativa |
Este projeto será executado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arnaldo Maroja, |
participantes |
localizada na zona rural do município de Salgado de São Félix - PB. De acordo com dados levantados junto à direção da instituição |
valor_total_executado |
há dois professores de Física para atender um total aproximado de 150 estudantes do Ensino Médio. Esses alunos são oriundos de famílias com pouca escolaridade (pais que estudaram apenas da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental) e renda mensal média de até 1 salário mínimo. Contudo |
aprovado |
foi a falta de estrutura da instituição que mais despertou a nossa preocupação. Por meio de dados do Censo Escolar 2014 |
unidade_organizacional |
disponibilizados na Plataforma QEdu[1] |