resumo |
O processo de inclusão social de alunos com qualquer tipo de deficiência é uma meta a ser alcançada em sua plenitude pelos Institutos Federais, neste sentido o presente projeto apresenta a problemática focada nos obstáculos comunicativos encontrados nas aulas de Educação Física Escolar com a utilização do Jiu-Jitsu no IFPB. Fato verificado principalmente pela falta de materiais didáticos em Libras que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o objetivo deste projeto é produzir de um vídeo educacional com as técnicas do Jiu-Jitsu em Libras. Para isto, em uma pesquisa-ação, serão atuantes o professor de educação física, alunos surdos e ouvintes, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM) e um intérprete de Libras. Para as filmagens será preciso uma sala, devidamente arejada e confortável, com as paredes brancas e tatames, além de uma câmera filmadora de alta definição (HD) com tripé para a sustentação. O projeto será executado por etapas: na primeira (pré-produção) haverá o contato com os participantes e seleção das técnicas do Jiu-Jitsu que irão compor o vídeo, num total de 30 sinais já criados em pesquisas anteriores. Em seguida, na segunda etapa (produção), ocorrerá a filmagem, formatação, edição do vídeo. E por último a pós-produção, que será a participação em eventos, com divulgação e disponibilização do vídeo à comunidade. Almeja-se com este projeto a finalização de um vídeo educacional fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há dois anos no Campus Campina Grande, venha solucionar um problema surgido no ambiente educacional. Com resultado de criar as condições para que os alunos auditivos possam contribuir para a concepção de recursos didáticos adaptados às suas necessidades. A finalizar com uma análise e monitoramento da maneira mais eficaz de disponibilizar todo o material produzido a pessoas de diferentes regiões do país e de outras instituições de ensino que utilizam ou pretendem utilizar o Jiu-Jitsu como ferramenta de inclusão de alunos surdos. |