gov

Relação de Projetos de Pesquisa do Instituto

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 30/07/2019)

titulo

Sequências narrativas no gênero ""'conversa'' em sala de aula

inicio_execucao

01/08/2016

fim_execucao

01/07/2017

foco_tecnologico

area_conhecimento

LINGUI´STICA

resumo

Esse  projeto objetiva discutir como as sequências narrativas presente no gênero conversa contribuem para o surgimento de outros gêneros orais. Para isso, serão analisadas conversas entre uma professora e um grupo de quatorze crianças, na faixa estária de 4 anos, em uma sala de aula da Educação Infantil. Pretende-se alinhar a pesquisa às áreas da Aquisição da Linguagem, da Análise da Conversação e da Teoria dos Gêneros Textuais, mais precisamente na perspectiva sociorretórica, que concebe os gêneros como formas de ação situada. O corpus a ser investigado é constituído de oito sessões transcritas de filmagens realizadas por uma câmera digital. Espera-se obter um quadro que explicite o funcionamento da tipologia narrativa nas conversas em sala de aula da Educação Infantil, considerando que sequências desse tipo podem conduzir a criança a outros gêneros orais, como a contação de histórias e o depoimento.

justificativa

Esse estudo se justifica por duas grandes razões: em primeiro lugar,

participantes

consiste em uma pesquisa sobre a fala da criança na escola

valor_total_executado

mais especificamente no momento de ingresso na instituição. Esse momento põe em evidência o envolvimento da criança com práticas letradas de modo mais intenso. O jogo entre oralidade e letramento que se desenrola na sala de aula

aprovado

espaço onde se alternam atividades voltadas para a produção e recepção de textos orais e escritos

unidade_organizacional

vai ao encontro do modelo de continuum entre fala e escrita (MARCUSCHI


Veja também: 594 595 596 597 598