titulo |
Sequências narrativas no gênero ""'conversa'' em sala de aula |
inicio_execucao |
01/08/2016 |
fim_execucao |
01/07/2017 |
foco_tecnologico |
|
area_conhecimento |
LINGUI´STICA |
resumo |
Esse projeto objetiva discutir como as sequências narrativas presente no gênero conversa contribuem para o surgimento de outros gêneros orais. Para isso, serão analisadas conversas entre uma professora e um grupo de quatorze crianças, na faixa estária de 4 anos, em uma sala de aula da Educação Infantil. Pretende-se alinhar a pesquisa às áreas da Aquisição da Linguagem, da Análise da Conversação e da Teoria dos Gêneros Textuais, mais precisamente na perspectiva sociorretórica, que concebe os gêneros como formas de ação situada. O corpus a ser investigado é constituído de oito sessões transcritas de filmagens realizadas por uma câmera digital. Espera-se obter um quadro que explicite o funcionamento da tipologia narrativa nas conversas em sala de aula da Educação Infantil, considerando que sequências desse tipo podem conduzir a criança a outros gêneros orais, como a contação de histórias e o depoimento. |
justificativa |
Esse estudo se justifica por duas grandes razões: em primeiro lugar, |
participantes |
consiste em uma pesquisa sobre a fala da criança na escola |
valor_total_executado |
mais especificamente no momento de ingresso na instituição. Esse momento põe em evidência o envolvimento da criança com práticas letradas de modo mais intenso. O jogo entre oralidade e letramento que se desenrola na sala de aula |
aprovado |
espaço onde se alternam atividades voltadas para a produção e recepção de textos orais e escritos |
unidade_organizacional |
vai ao encontro do modelo de continuum entre fala e escrita (MARCUSCHI |