tx_descricao_projeto |
Promover a iniciação de jovens estudantes no campo da linguagem do cinema, por meio de oficinas básicas com as técnicas de animação e utilizar o cinema de animação como instrumento de aprendizagem, desenvolvimento social, inclusão audiovisual e valorização da autoestima de alunos da rede pública. O resultado é a realização de um curta-metragem com roteiro, direção e animação dos integrantes das oficinas audiovisuais. Além de desenvolver o senso crítico, a expressão verbal e escrita, incentivar a pesquisa, a criatividade, a curiosidade e o questionamento, os alunos passam a se interessar pelo cinema, em especial pelas produções brasileiras. O projeto atuará nos eixos da formação (oficinas), produção (filme), difusão e capacitação profissional. Objetivos específicos: - Oferecer 05 oficinas audiovisuais para iniciação de alunos da rede municipal de Vitória na linguagem e nas técnicas de animação, com vistas à produção de um curta de animação; - Realizar de um curta-metragem de animação de até 15 minutos, roteirizado, dirigido e animado por 150 alunos da rede municipal de ensino de Vitória; - produzir 500 cópias em DVD para difusão do filme; - Inscrever o curta em festivais e mostras de cinema; - Exibir filmes brasileiros ao longo das aulas para a estímulo ao cinecluismo nas escolas; Objetivos Gerais: - Promover a formação e a inclusão audiovisuais e o acesso às novas tecnologias de informação e de comunicação através do cinema de animação, permitindo o contato com a linguagem, as técnicas, equipamentos e profissionais da área; - Abrir novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública, através de atividades de criação coletiva de um filme, que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz; - Estimular o cineclubismo entre jovens e nas escolas, a partir da promoção de sessões diárias de curtas brasileiros no período das oficinas audiovisuais; - Colaborar para qualificação do ensino público, contribuindo para a melhoria do rendimento e para a redução da evasão escolar a partir do estímulo à aquisição de novos conhecimentos, além de transformar a escola pública em espaço democrático, participativo e de referência cultural, artística e de lazer. |