CodigoLancamento |
1235 |
NumeroRegistro |
PRJ-190/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CIDADE E CIDADANIA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE VIÇOSA/... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
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AreaTematica2 |
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Envolvidos |
MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Coordenador, 01/03/2010 a 02/01/2011), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 02/01/2011), MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 02/01/2011), GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 02/01/2011), FABIANA SILVA DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 02/01/2011), JANSEN LEMOS FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 02/01/2011), MARESSA FONSECA E SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 02/01/2011), ZOLENI LAMIM BRAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 02/01/2011) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2011-02-01 |
LinhaExtensao |
Direitos individuais e coletivos |
Objetivo |
Despertar nos estudantes de séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de Viçosa, MG, o interesse pelas questões urbanas, preparando alunos-cidadãos para conhecerem e conviverem no espaço público, na condição de atores sociais coletivos, de forma que eles possam exercer plenamente a sua cidadania. |
PalavrasChave |
cidade, cidadania, crianças |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
- Desenvolvimento de oficinas e dinâmicas interativas (desenhos, fotografias da cidade, colagens, maquetes, etc). Pretende-se com essas oficinas interativas um maior envolvimento e participação das crianças instigando o interesse delas para com a cidade. Ao fim da atividade, a equipe de trabalho irá utilizar os produtos como ponto de partida para debater as questões urbanas com as crianças. As exposições destes produtos serão também de grande importância para o entendimento do projeto aos pais e professores dos alunos. - Passeios e percursos urbanos por Viçosa. Essa atividade será realizada com grupos de até 20 alunos. Serão propostos percursos pela cidade de Viçosa procurando identificar edifícios, conjuntos edificados, ruas, praças, vazios urbanos e espaços verdes, discutindo-se as questões mobilidade, de acessibilidade urbana, configuração especial, patrimônio cultural, patrimônio ambiental, exercitando a observação crítica e a memória das crianças. - Apresentação de teatros, fantoches que envolvam temas relacionados ao urbano. O teatro e os fantoches assim como outras formas de expressão de arte, são métodos divertidos de disseminar idéias, podendo captar mais a atenção das crianças acerca do tema. - Construção, juntamente com as crianças de um vídeo-documentário sobre Viçosa. Este vídeo-documentário será construído mutuamente envolvendo as crianças, a equipe de coordenação e os profissionais da educação, como forma de concretizar um pouco do aprendizado dos partícipes. Serão propostos o uso de desenhos, fotografias e outros elementos produzidos pelas crianças, além de depoimentos dos envolvidos no projeto. Além de ser uma forma de campanha para que os cidadãos que o assistirem se conscientizem a cuidar da cidade e a lutar pelos seus direitos, as crianças poderão aprender algumas noções de como se construir um vídeo-documentário. - Visita à Câmara Municipal e à Prefeitura para entrega de documento, previamente elaborado pelos alunos, aos vereadores e prefeito, respectivamente, contendo reivindicações e sugestões para melhoria da qualidade de vida da cidade. - Elaboração juntamente com as crianças e os demais envolvidos no projeto, de uma cartilha de campanha pela melhoria da cidade, contendo questões urbanas, para serem distribuídas nos bairros onde moram. Será proposto, também, a utilização dos elementos resultantes das atividades na construção da cartilha, como os desenhos e fotografias das crianças. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e Ervália |
PessoasAtendidas |
52 |
PessoasAtendidasPorMes |
52 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1235 |