AtividadesProjeto |
O projeto será desenvolvido em duas escolas estaduais da cidade de Viçosa, com a classe designada pelos professores. As atividades devem ser feitas de forma mais lúdica e dinâmica possível, evitando-se o moralismo e a passividade dos alunos. Fase 1 – Seres humanos: iguais ou diferentes? Materiais: revistas, cola, lápis, tesoura, pinceis, canetinhas, cartolinas, textos, músicas. Métodos: cada dia terá uma atividade proposta, usando-se métodos variados como dinâmicas, leitura de textos e discussão de músicas. Fase 2 – Direitos: somos todos iguais? Materiais: revistas, cola, lápis, tesoura, pinceis, canetinhas, cartolinas, textos, músicas. Métodos: cada dia terá uma atividade proposta, usando-se métodos variados como dinâmicas, leitura de textos e discussão de músicas. Fase 3 – Conflitos: como lidar com eles Materiais: textos Métodos: serão levadas casos que envolvam conflitos, inicialmente em situações extra-escolares e, depois, em situações escolares e os alunos serão orientados sobre a melhor forma de intervenção nestes conflitos. Alguns casos podem ser lidos e outros encenados. Fase 4 – Aplicação Materiais: roupas para encenação Métodos: os alunos irão discutir algumas vezes buscando a melhor solução para os casos e podem também encenar algumas cenas incluindo a resolução dos casos. As atividades podem ser feitas em grupos pequenos e cada grupo terá oportunidade de apresentar sua resolução para o conflito. Os alunos serão chamados a intervir em casos fictícios ou reais para demonstrarem como podem mediar os conflitos. Duração: 6 encontros. |