gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

1230

NumeroRegistro

PRJ-036/2010

Tipo

Projeto

Titulo

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA: FORMANDO ADOLESCENTES

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 03/01/2010 a 03/01/2011), RITA DE CASSIA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 03/01/2011), ILEIDIANE CARNEIRO RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 03/01/2011)

DataInicio

2010-03-01

DataTermino

2011-03-01

LinhaExtensao

Infância e adolescência

Objetivo

Promover atividades educativas visando capacitar alunos, adolescentes de escolas públicas, para intervir nos conflitos escolares mediando-os e buscando uma solução pacífica para estes.

PalavrasChave

conflitos, escola, adolescência

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O projeto será desenvolvido em duas escolas estaduais da cidade de Viçosa, com a classe designada pelos professores. As atividades devem ser feitas de forma mais lúdica e dinâmica possível, evitando-se o moralismo e a passividade dos alunos. Fase 1 – Seres humanos: iguais ou diferentes? Materiais: revistas, cola, lápis, tesoura, pinceis, canetinhas, cartolinas, textos, músicas. Métodos: cada dia terá uma atividade proposta, usando-se métodos variados como dinâmicas, leitura de textos e discussão de músicas. Fase 2 – Direitos: somos todos iguais? Materiais: revistas, cola, lápis, tesoura, pinceis, canetinhas, cartolinas, textos, músicas. Métodos: cada dia terá uma atividade proposta, usando-se métodos variados como dinâmicas, leitura de textos e discussão de músicas. Fase 3 – Conflitos: como lidar com eles Materiais: textos Métodos: serão levadas casos que envolvam conflitos, inicialmente em situações extra-escolares e, depois, em situações escolares e os alunos serão orientados sobre a melhor forma de intervenção nestes conflitos. Alguns casos podem ser lidos e outros encenados. Fase 4 – Aplicação Materiais: roupas para encenação Métodos: os alunos irão discutir algumas vezes buscando a melhor solução para os casos e podem também encenar algumas cenas incluindo a resolução dos casos. As atividades podem ser feitas em grupos pequenos e cada grupo terá oportunidade de apresentar sua resolução para o conflito. Os alunos serão chamados a intervir em casos fictícios ou reais para demonstrarem como podem mediar os conflitos. Duração: 6 encontros.

LocalidadeAtendida

2 escolas estaduais de Viçosa

PessoasAtendidas

60

PessoasAtendidasPorMes

60

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1230


Veja também: 14 15 16 17 18