CodigoLancamento |
22287 |
NumeroRegistro |
PRJ-023/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DOS P... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Coordenador, 02/01/2011 a 12/01/2011), GRAZIELA FREITAS DOURADO (Bolsista PIBEX, 02/01/2011 a 12/01/2011), MARIANA MACHADO DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), ADRIELLEM LIDIA MARTA SOARES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), LUCAS TEIXEIRA FERRARI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), FELIPE JACOB PIRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), KYVIA GREGÓRIO CAON (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), RAPHAEL BRAGANCA ALVES FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011), MARCELO LELES ROMARCO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 12/01/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-01 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
- Diagnosticar as demandas da EFA Puris para a regularização ambiental e a destinação dos resíduos da propriedade rural e buscar soluções e formas de mitigações, por meio da divulgação e problematização de conhecimentos, acerca das questões específicas e das questões ambientais em geral. Analisar os planos de ensino das disciplinas da EFA chegando à abordagem da legislação ambiental dentro dos temas ambientais e, sugerindo caso necessário, tópicos específicos de regularização ambiental de propriedades rurais e saneamento rural, - Planejar, participativamente, um sistema de esgotamento adequado às características socioeconômicas e ambientais da EFA, - Elaborar, participativamente, um sistema de manejo de dejetos de instalação de suínos, - Realizar oficinas de formação em legislação ambiental para agricultores, - Priorizar a interatividade - troca de experiências entre a comunidade e a equipe envolvida no projeto, buscando constatar o exigido e a realidade, o obrigatório e o possível, o compulsório e o exeqüível, _ Valorizar o conhecimento das limitações que a realidade da pequena produção familiar impõe e valorizar as potencialidades ambientais que a agricultura agroecológica oferece. |
PalavrasChave |
SANEAMENTO, EFA, DESENVOLVIMENTO RURAL |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
O trabalho será desenvolvido por etapas, sendo que algumas não são, necessariamente, sucessivas. 1ª Etapa: De forma participativa, todos os resíduos produzidos na EFA serão identificados (características, natureza, volume, sazonalidade, riscos potenciais, fontes, locais de disposição atual, distância dos cursos d´água e de lençol freático, etc.) e um mapa locacional será produzido para facilitar a busca de soluções. Para tanto, além de observação técnica in loco, será utilizada a técnica de mapeamento e caminha transversal com grupo de técnicos, monitores e estudantes das turmas mais velhas. Avaliação das alternativas possíveis para a questão do saneamento: por meio de oficinas serão realizadas sobre as alternativas tecnológicas disponíveis, considerando suas vantagens e limitações e a relação custo benefício, Especificamente e, em parceria com o Grupo SAUIPE (Saúde Integral na Permacultura) da UFV, será realizada uma oficina com as potencialidades da implementação de um filtro anaeróbio para o tratamento de águas cinzas. Esta pode ser uma alternativa ao problema da EFA, - Ao final de cada atividade coletiva será dedicado um momento aberto em que os estudantes da EFA serão estimulados a discutir o andamento do projeto. Colaboradores farão o relato das manifestações para ser sintetizado e apresentado na primeira reunião da equipe que ocorrer logo após aquela atividade, 2 ª Etapa: Produção de um estudo e mapa georeferenciado da bacia hidrográfica onde a EFA está localizada, identificando os pontos críticos para a regularização ambiental da propriedade, Análise conjunta das exigências legais e alternativas possíveis para a questão da regularização ambiental: oficinas serão realizadas apresentando tais tópicos, 3 ª Etapa: -Elaboração de um TCC do Curso de Engenharia Ambiental baseado nas experiências e vivências praticadas na EFA Puris, contemplando todas as iniciativas realizadas e problemas levantados, discutidos, planejados e, eventualmente, implantadas para a regularização ambiental desta unidade escolar que será utilizada como modelo de uma pequena propriedade rural. -Orientações e acompanhamento da implementação de proposta construídas e emergenciais. |
LocalidadeAtendida |
COMUNIDADE RURAL DE ARAPONGA |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
45 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22287 |