CodigoLancamento |
21384 |
NumeroRegistro |
PRJ-046/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AMANHECER DA ESPERANÇA: ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM UMA INSTIT... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
EDUARDO SIMONINI LOPES (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), PAULA TERESINHA DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 02/01/2011 a 02/01/2012), PÂMELA DAS GRAÇAS MARTINS DE MELLO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/01/2012), JUSSARA ZANETTI (Bolsista PROEXT, 02/01/2011 a 02/01/2012), CRISTINA DO CARMO CUPERTINO DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/01/2012), WILLER ARAUJO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/01/2012), PAULA TERESINHA DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), JUSSARA ZANETTI (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), EDUARDO SIMONINI LOPES (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), EDUARDO SIMONINI LOPES (Coordenador, 01/02/2012 a 30/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Desenvolver um projeto pedagógico visando o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral das crianças e adolescentes residentes na Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer, - Auxiliar na construção do Projeto Político Pedagógico da instituição, - Promover atividades de capacitação dos cuidadores sociais da Casa. |
PalavrasChave |
infância, adolescência, educação |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
As atividades irão depender das necessidades levantadas a partir do Plano Individual de Atendimento, portanto estas não podem ser previamente definidas, mas, num primeiro momento, pode-se adiantar que levarão em conta: as disciplinas escolares com maior grau de dificuldade, atividades lúdicas, jogos, atividades culturais, produção de artesanato, de histórias, de pesquisas, conforme a idade e demanda em cada caso. Estas serão desenvolvidas levando em consideração o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social e, embora esteja previsto o acompanhamento individual, podem-se realizar atividades coletivas. As atividades devem ser divididas da seguinte forma, durante a semana: Acompanhamento individual a crianças e adolescentes, incluindo o Preenchimento do Plano Individual de Atendimento10 horas Atividades coletivas com as crianças e adolescentes2 horas Acompanhamento aos cuidadores sociais para capacitação e elaboração do Projeto Político Pedagógico3 horas Leitura e produção de material pedagógico5 horas Obviamente, este horário pode variar conforme a semana. Como atualmente são 15 crianças e adolescentes, pensou-se em um atendimento de 40 minutos para cada um, por semana. Mas tudo irá depender das necessidades encontradas durante o desenvolvimento do Projeto. É muito interessante, se for possível, realizar duplas, trios ou pequenos grupos para estas atividades. Talvez mais importante que as atividades desenvolvidas, seja o vínculo de confiança, atenção e apoio que se pretende criar com as crianças e adolescentes atendidos. Trata-se de um grupo que vivenciou grandes perdas afetivas, que pode apresentar muita dificuldade de relacionamento, convívio, justamente pela situação crítica em que se encontram. Daí a importância deste contato que deve evitar todo tipo de rotulação, estigmatização e primar pelo afeto, pelo cuidado, pela atenção e carinho. |
LocalidadeAtendida |
Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer |
PessoasAtendidas |
26 |
PessoasAtendidasPorMes |
26 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21384 |