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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

21384

NumeroRegistro

PRJ-046/2011

Tipo

Projeto

Titulo

AMANHECER DA ESPERANÇA: ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM UMA INSTIT...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Direitos Humanos e Justiça

Envolvidos

EDUARDO SIMONINI LOPES (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), PAULA TERESINHA DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 02/01/2011 a 02/01/2012), PÂMELA DAS GRAÇAS MARTINS DE MELLO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/01/2012), JUSSARA ZANETTI (Bolsista PROEXT, 02/01/2011 a 02/01/2012), CRISTINA DO CARMO CUPERTINO DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/01/2012), WILLER ARAUJO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 02/01/2012), PAULA TERESINHA DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), JUSSARA ZANETTI (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), EDUARDO SIMONINI LOPES (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), EDUARDO SIMONINI LOPES (Coordenador, 01/02/2012 a 30/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Infância e adolescência

Objetivo

Desenvolver um projeto pedagógico visando o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral das crianças e adolescentes residentes na Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer, - Auxiliar na construção do Projeto Político Pedagógico da instituição, - Promover atividades de capacitação dos cuidadores sociais da Casa.

PalavrasChave

infância, adolescência, educação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

As atividades irão depender das necessidades levantadas a partir do Plano Individual de Atendimento, portanto estas não podem ser previamente definidas, mas, num primeiro momento, pode-se adiantar que levarão em conta: as disciplinas escolares com maior grau de dificuldade, atividades lúdicas, jogos, atividades culturais, produção de artesanato, de histórias, de pesquisas, conforme a idade e demanda em cada caso. Estas serão desenvolvidas levando em consideração o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social e, embora esteja previsto o acompanhamento individual, podem-se realizar atividades coletivas. As atividades devem ser divididas da seguinte forma, durante a semana: Acompanhamento individual a crianças e adolescentes, incluindo o Preenchimento do Plano Individual de Atendimento10 horas Atividades coletivas com as crianças e adolescentes2 horas Acompanhamento aos cuidadores sociais para capacitação e elaboração do Projeto Político Pedagógico3 horas Leitura e produção de material pedagógico5 horas Obviamente, este horário pode variar conforme a semana. Como atualmente são 15 crianças e adolescentes, pensou-se em um atendimento de 40 minutos para cada um, por semana. Mas tudo irá depender das necessidades encontradas durante o desenvolvimento do Projeto. É muito interessante, se for possível, realizar duplas, trios ou pequenos grupos para estas atividades. Talvez mais importante que as atividades desenvolvidas, seja o vínculo de confiança, atenção e apoio que se pretende criar com as crianças e adolescentes atendidos. Trata-se de um grupo que vivenciou grandes perdas afetivas, que pode apresentar muita dificuldade de relacionamento, convívio, justamente pela situação crítica em que se encontram. Daí a importância deste contato que deve evitar todo tipo de rotulação, estigmatização e primar pelo afeto, pelo cuidado, pela atenção e carinho.

LocalidadeAtendida

Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer

PessoasAtendidas

26

PessoasAtendidasPorMes

26

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21384


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