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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

22422

NumeroRegistro

PRJ-040/2011

Tipo

Projeto

Titulo

TOPONÍMIAS ETNOGRÁFICAS: DESCONSTRUINDO AS MARCAS INVISÍVEIS...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

LEONARDO CIVALE (Coordenador, 01/01/2011 a 31/12/2013), EDSON SOARES FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2013), ANA CAROLINA SANTOS E SILVA (Bolsista PIBEX, 01/01/2011 a 31/12/2013), CARLA DE SOUZA ROCHA (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013), VICTOR CARNEIRO (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013), DIEGO INGRAN LOPES (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2013)

DataInicio

2011-01-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

Objetivo

Esse trabalho pretende investigar e identificar os geônimos, referentes a Zona da Mata Mineira, mais especificamente de Viçosa e Teixeiras, atualizando-os com as características observadas no presente. Ressaltando ainda a importância dos geônimos no contexto brasileiro, em específico a Minas Gerais. Com o intuito de compreender a identidade desses lugares relacionando com a organização do espaço geográfico em seus aspectos históricos, econômicos, culturais e naturais. Busca-se também analisar a influência portuguesa, indígena e africana na configuração do território da Zona da Mata Mineira, ao longo do tempo. 1. Transcrever os vocábulos dos registros cartográficos da Zona da Mata Mineira Norte, cujo objetivo é identificar os verbetes e compreendê-los de acordo com as características observadas no presente. Nesta perspectiva, a releitura dos termos busca analisar a importância e as relações de produção do espaço, com ambiente de lutas. 2. Levantar, através da narrativa de moradores locais afro-descendentes (nativos e históricos), as categorias de articulação conceitual que apontam para as estruturas discursivas que delimitam significados de territorialidade, pertencimento e identidade coletiva. 3. Identificar formas de relações cotidianas de vizinhança entre moradores afro-descendentes, nativos e históricos, que estabelecem, reafirmam e renovam vínculos comunitários de solidariedade, comprometimento e de reação ao conflito étnico. 4. Mapear possíveis demandas vividas pelo segmento étnico acima referido no que diz respeito às necessidades de políticas públicas que interfiram nos processos de mudanças sócio-culturais, políticas e econômicas, tendo como parâmetro a valorização da ”memória social” como um ”corpo de conhecimentos” que racionaliza sobre alternativas importantes e viáveis de inclusão social e cultural de grupos afro-descendentes, de maneira que integrem às políticas públicas no espaço da cidade 5. Socializar publicamente o processo e os produtos da pesquisa em formato de livro, para distribuição gratuita em instituições escolares da região, promovendo ciclo de debates, tendo como mote o tema ”Inclusão e Memória Social, Territórios e Identidade Étnica”.

PalavrasChave

Toponímia, Memória, Zona da Mata Mineira

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O grupo se reunirá quinzenalmente para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas, trocas de experiências das atividades já realizadas e discussões a respeito dos textos de formação. Além disto, a visita e intervenções (oficinas, palestras, e organização de evento) na comunidade escolar ocorrerão uma vez a cada 30 dias, a fim da apresentação da temática abordada aos docentes e discentes. Acredita-se que este intervalo seja adequado, uma vez que, o projeto não visa atrapalhar a dinâmica inerente da escola. Neste sentido este intervalo é suficiente para se avaliar e programas as atividades a serem implementadas na escola. Agendamento e planejamento dos encontros com a comunidade escolar, com intuito de abordar os temas geradores para uma formação continuada: a) Oficinas aos discentes: Maio: Os topônimos e a Geohistória da Zona da Mata Mineira. Agosto: Diáspora africana e suas marcas na Zona da Mata Mineira. Novembro: Preparação, elaboração e publicização de um mini-dicionário etnográfico b) Ciclo de debates: Outubro: Quilombos: Territórios marginais ou Territorialidades invisíveis?

LocalidadeAtendida

Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha (Teixeiras) e a Escola Estadual Alice Loureiro (Viçosa)

PessoasAtendidas

500

PessoasAtendidasPorMes

80

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22422


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