CodigoLancamento |
1255 |
NumeroRegistro |
PRJ-088/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PLANTAS NA ATIVA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ETNOCONHECIMENTO EM E... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
CARLOS EDUARDO DE ANDRADE (Coordenador, 01/03/2010 a 31/12/2010), CARLOS EDUARDO DE ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), JOSE RICARDO GONCALVES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), MARIA DO CARMO FONTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), CREICIANO GARCIA PAIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010), MYRIAM RAFFAELLA RABELO CRISCUOLO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2010-12-31 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Este projeto objetiva resgatar e divulgar a memória dos grupos culturais sobre os usos das plantas, além de discutir o seu uso de forma sustentável nas escolas e comunidades da microrregião de Viçosa. |
PalavrasChave |
Educação Ambiental, Etnoconhecimento, Microrregião de Viçosa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
•“Relatos itinerantes”: caminhadas com relatos realizadas com os integrantes mais antigos dos grupos de Congo, Folia de Reis, Caboclos de Pena e membros de “referência” das comunidades, com o registro das falas, imagens e coleta de material botânico, para levantar e registrar os conhecimentos locais preservados sobre os usos das plantas na confecção de adornos e instrumentos musicais, bem como seu uso doméstico. •Oficinas de etnobiologia: serão realizadas com membros da comunidade e dos grupos culturais, em que o conhecimento relatado nas entrevistas e caminhadas será socializado, •A construção de uma cartilha com as plantas etnocategorizadas, elementos da identidade cultural e usos sobre as plantas da região, •Fórum de conhecimentos populares: evento a se realizar na escola de cada comunidade, com estudantes de 1ª à 8 ª séries, onde os próprios integrantes dos grupos irão divulgar sua memória, seus conhecimentos sobre as plantas e seu manejo, utilizando como material a cartilha. •Oficinas de educação ambiental: serão realizadas nas escolas e com os grupos de cultura popular, quando o etnoconhecimento será discutido com um enfoque ambiental e de uso sustentável. •Oficinas de avaliação: oficina a se realizar no final do trabalho com o intuito avaliativo da comunidade sobre o projeto. •As plantas etnoclassificadas pelos grupos e comunidades serão coletadas e depositadas como exsicatas no herbário VIC, para posteriores consultas. |
LocalidadeAtendida |
Microrregião de Viçosa |
PessoasAtendidas |
500 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1255 |