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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

1386

NumeroRegistro

PRJ-187/2010

Tipo

Projeto

Titulo

ESTUDOS SOBRE O ESTRESSE E O BEM-ESTAR EM GRUPOS VULNERÁVEIS...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

ITA DE OLIVEIRA E SILVA (Coordenador, 01/12/2010 a 30/12/2011)

DataInicio

2010-12-01

DataTermino

2011-12-30

LinhaExtensao

Grupos sociais vulneráveis

Objetivo

O presente projeto visa estudar o estresse em grupos vulneráveis, integrando os saberes de várias áreas da graduação e estimulando uma ação reflexiva dos estudantes, na prática integrada da pesquisa, do ensino e da extensão promovendo as potencialidades de exercício pleno da cidadania. Particularmente o projeto visa integrar a academia e os grupos vulneráveis da micro região de Viçosa (MG), através de agentes acadêmicos que, tendo vivenciado ou não, desenvolverão uma visão sensível aos grupos de vulneráveis, visando fortalecê-los cognitivamente, emocionalmente, fisicamente e culturalmente para enfrentarem estresse.

PalavrasChave

estresse, grupos vulneráveis, Viçosa

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O Projeto PET aqui proposto, será esquematizado em cinco fases: 1.Pesquisa, estudo e ensino: fazer uma extensa revisão bibliográfica sobre o estresse em grupos vulneráveis, identificar os problemas que causam estresse na comunidade de origem do estudante, assim como no próprio ambiente de vivencia do estudante. Elaborar e realizar questionários para avaliação de estresse e identificar os problemas de saúde mais prementes na comunidade de origem. 2.Extensão e Ensino: desenvolver a aplicar estratégias de fortalecimento da identificação dos problemas, ensinado formas de solucioná-los, sistematizando e organizando o conhecimento dessas comunidades por meio de encontros de socialização. Ensinar técnicas, posturas, hábitos e caminhos para a solução da origem do estado de estresse, como forma de instituir instrumentos de lida com os desafios cotidianos e comunitários. Estimular uma postura cidadã e sã sobre o domínio do poder de decisão de cada um, conforme as suas potencialidades e limitações. 3.Extensão: aplicar técnicas de relaxamento, de saúde e de lazer, ao mesmo tempo estimular a cognição, isto é, exercitar uma maior consciência de si e das relações com o ambiente para se apoderar de aspectos de previsibilidade, controle e canais de escape. Particularmente será incentivada a co-participação da população pobre no meio acadêmico, trazendo-os e levando a academia para o seio das unidades sociais (família, comunidades, associações, guetos e etc). 4.Avaliar o impacto das ações realizadas pelo PET através de abordagem qualitativa, quantitativa e dialética, apresentando os resultados para a unidade acadêmica, para a UFV e em eventos (científicos e de extensão). Os estudos e os resultados serão publicados em periódicos científicos e apresentados na mídia (televisiva, radiofônica, virtual e impressa).

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1386


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