CodigoLancamento |
26796 |
NumeroRegistro |
PRJ-117/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
FOMENTO E PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES PARA COMPETIÇÕES REGIONAI... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
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Envolvidos |
SALLES VIANA GOMES DE MAGALHAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), NILSON FELIPE MATOS MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), GUILHERME ELER STORCK (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), JOÃO RODRIGO MENIGHIN DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), VÍNICIUS SILVA CONCEIÇÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), VÍTOR RESENDE ALCÂNTARA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), RAFAEL DE FREITAS AQUINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), JONATAS BATISTA COSTA DAS CHAGAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), GABRIEL AUGUSTO FERREIRA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), MARCOS HENRIQUE FONSECA RIBEIRO (Coordenador, 01/03/2011 a 30/11/2011), VITOR BARBOSA CARLOS DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), CLAUDINEI DE OLIVEIRA JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), PEDRO HENRIQUE ANTUNES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2011-11-30 |
LinhaExtensao |
Tecnologia da informação |
Objetivo |
Pode-se subdividir os objetivos do projeto em dois grupos. Primeiramente, aqueles relacionados à formação acadêmica e profissional dos estudantes participantes e depois aqueles relacionados aos benefícios institucionais para o DPI e a UFV. Para os alunos, visa-se exercitá-los em várias características e/ou habilidades bastantes almejadas atualmente, tanto pelo mercado de trabalho quanto pela carreira acadêmica. Ao participar de um processo como o proposto por este projeto, o aluno integrante do mesmo poderá exercitar, entre outras, as seguintes características/habilidades: · Agilidade de raciocínio: para encontrar soluções rapidamente para problemas em vários níveis de complexidade, visto que o tempo com que cada equipe resolve um problema é fator de desempate e contribui para a pontuação final da mesma em uma competição. · Capacidade para trabalhar em equipe de forma coordenada : também devido ao tempo limitado para a resolução de um volume razoável de problemas, é bastante frequente a situação onde os seus membros são obrigados a dividir tarefas ou delegá-las aos demais, a fim de que trabalhem paralelamente em um mesmo ou ainda em problemas diferentes. · Aplicação direta de conhecimentos vistos durante a graduação : os problemas que corriqueiramente se encontram nas competições abordam disciplinas variadas da grade curricular de seu curso de graduação, sem que haja qualquer pista ou dica de qual técnica ou meio de solução deve ser empregado. A preparação para as competições pode, assim, ser vista como uma forma de sedimentação e aplicação dos conteúdos vistos em sala de aula pelos integrantes da iniciativa do projeto. · Capacitação dos alunos para concorrer com alunos de ponta, em nível naciona l: tanto no que diz respeito à Maratona em si, mas também no âmbito acadêmico ou ainda no mercado de trabalho. · Aprimoramento contínuo da capacidade de programar computadores de forma correta e eficiente: uma vez que as regras da competição penalizam o envio de soluções incorretas ou que esgotam um tempo limite de execução dos programas, as equipes tem de se preocupar em não só desenvolver softwares corretos, mas também eficientes e eficazes. Tendo em vista que a programação de computadores é uma atividade central da área de computação e até mesmo de algumas especialidades de outras áreas, desenvolver ou aprimorar esta capacidade é fundamental para uma boa formação dos estudantes. · Proporcionar um ambiente favorável à discussões e experimentação de temas interdisciplinares: conforme já mencionado, durante as competições são apresentados problemas sem que haja qualquer indicativo do que deve ser utilizado para resolvê-lo e, frequentemente, a utilização de mais de uma técnica ou conhecimento é necessária. Portanto, nas atividades preparatórias as equipes terão meios e oportunidades de discutir as possíveis interações entre tais temas. Em nível institucional, pode-se ter, como objetivos almejados pelo projeto: · Integração de estudantes de diversos períodos ou etapas diferentes do curso : uma vez que o projeto estará aberto para quaisquer alunos que tenham conhecimentos básicos de programação de computadores e os mesmos poderão formar equipes e discutir com alunos mais experientes, a troca de informações e experiências será um meio de integrar os alunos de graduação através de uma atividade acadêmica e não só por meio de atividades de fundo social ou cultural, como normalmente acontece. · Promover interação com grupos e equipes de outras instituições : uma vez que o sistema computacional utilizado para gerenciar a competição e fazer a pré-correção automática das soluções enviadas pelas equipes concorrentes é um sistema on-line, tanto as equipes da UFV podem participar de competições simuladas de outras instituições, como o inverso pode acontecer. Além disso, o contato direto, nos dias de competições oficiais, com alunos e professores de outras universidades também contribui para aumentar não só a experiência dos alunos participantes, mas também a rede de contatos dos mesmos. O mesmo conceito pode ser aplicado aos professores orientadores/técnicos das equipes, que as acompanham em todo o processo, não só na parte preparatória, mas também nas competições oficiais. · Trazer mais visibilidade para o Curso de Ciência da Computação, para o Departamento de Informática e a Universidade Federal de Viçosa: através de bons resultados, em âmbito nacional, que podem ser atingidos durante a competição, além da boa impressão causada por um eventual bom desempenho de nossos alunos pode-se motivar cada vez mais alunos de outras localidades ou até mesmo regiões a cursarem os programas de pós-graduação lato e stricto sensu oferecidos pelo Departamento, além de reforçar o nome da UFV como uma Universidade de ponta, de vanguarda. |
PalavrasChave |
Programação de Computadores, Maratona de Programação, Treinamento de discentes |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
Para que os objetivos do projeto sejam atingidos, vislumbra-se um conjunto de atividades e recursos necessários para a preparação das equipes de alunos que irão representar a UFV na próxima edição da Maratona de Programação. Primeiramente, são apresentadas as atividades a serem realizadas, seguidas de uma previsão de um cronograma geral de realização das mesmas e então os recursos necessários. Nesta seção, portanto, são apresentadas as atividades previstas para o próximo ano de 2011. · Seminários. Vislumbra-se seminários para que os professores orientadores apresentem ou ensinem conhecimentos ainda não vistos pelos estudantes, mas também seminários em que os próprios alunos apresentem temas, técnicas e soluções para os demais integrantes do projeto. Pode-se ainda, a título de enriquecimento, convidar terceiros, externos ao projeto, para expor algum tema de interesse do grupo. · Estudos dirigidos e listas de exercícios, com prazos de entrega. Com isso, espera-se criar uma rotina sistemática de estudo nos alunos, especialmente naqueles que eventualmente possam vir a ser contemplados com bolsas. · Discussões para debates de temas específicos. Neste caso, não seriam atividades com data e horário pré-agendados, como nas atividades anteriores, mas por meio de ferramentas de comunicação assíncrona, como fóruns on-line de discussões e listas de e-mails. · Promoções de competições simuladas, tanto para evolução individual de cada aluno (através das competições simuladas individuais) quanto para o aprimoramento do entrosamento de equipes (através das competições simuladas em equipes), visando melhor preparação para o ambiente que encontrarão nas etapas oficiais da Maratona. · Ainda relacionada à atividade anterior, pretende-se inscrever equipes da UFV em competições simuladas on-line, promovidas por outras instituições, de caráter aberto e gratuito. Desta forma, pode-se estabelecer parâmetros de comparação do desempenho de nossos alunos com os de outras instituições, mesmo antes das competições oficiais. · Da mesma forma, está prevista no projeto a promoção, por parte do DPI, de uma competição simulada on-line, aberta a outras instituições, a fim de proporcionar maior visibilidade às nossas equipes e tornar o projeto conhecido. · Atividades de fomento ao ingresso de novos alunos, como palestras motivacionais de professores e alunos integrantes do projeto em eventos internos ao curso, como a Semana de Informática ou outros promovidos pela Empresa Júnior do Curso de Ciência da Computação. · Por fim, estão previstas reuniões de trabalho para que o projeto seja bem administrado e seja acompanhada a orientação que os estudantes vem recebendo, bem como a avaliação de resultados obtidos ao longo da execução do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Alunos do Curso de Ciência da Computação da UFV |
PessoasAtendidas |
15 |
PessoasAtendidasPorMes |
15 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26796 |