gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

25900

NumeroRegistro

PRJ-028/2012

Tipo

Projeto

Titulo

A ORALIDADE NO PAPEL: CONHECIMENTO TRADICIONAL SOBRE PLANTAS...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

ANA CECÍLIA ROMANO DE MELLO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 15/12/2012), REINALDO DUQUE BRASIL LANDULFO TEIXEIRA (Bolsista - Outros, 01/02/2012 a 15/12/2012), LIS SOARES PEREIRA (Bolsista CNPq, 01/02/2012 a 15/12/2012), PABLO ANDRES PENTEADO AGUILAR (Bolsista CNPq, 01/02/2012 a 15/12/2012), VINÍCIUS RENNÓ BUENO DA CUNHA (Bolsista - Outros, 01/02/2012 a 15/12/2012), LUANA SANTOS DAYRELL (Bolsista CNPq, 01/02/2012 a 15/12/2012), FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Coordenador, 01/02/2012 a 15/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-15

LinhaExtensao

Segurança alimentar

Objetivo

GERAL:Realizar devolução do conhecimento popular acumulado por um processo de pesquisa etnoecológica sobre plantas em uso na alimentação e as tradições alimentares em comunidades tradicionais não indígenas que habitam as regiões semi-áridas de Minas Gerais, com vistas em possibilitar às comunidades uma apropriação do que foi gerado a partir da investigação já realizada junto a seus moradores. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: %u2022Sistematizar a pesquisa sobre o conhecimento sobre as plantas alimentícias tradicionais e emergenciais (seus usos, locais de coleta, efeitos colaterais, etc), sobre suas tradições alimentares, o seu histórico, território e identidade. %u2022Organizar lista de espécies vegetais utilizadas na alimentação por estas populações tradicionais e registros dos conhecimentos tradicionais associados ao uso de plantas alimentícias nativas nestas sociedades de povos tradicionais, %u2022Inventariar os recursos alimentícios emergenciais reconhecidos por estas populações, %u2022Problematizar, com cada um dos quatro grupos envolvidos durante a fase de pesquisa, os principais ambientes (ecossistemas naturais e manejados) identificados e utilizados como fonte de recursos alimentares pelas populações tradicionais mapeadas, %u2022Promover uma maior reflexão a respeito da preservação da flora nativa, aliada a sua forma de uso humano, fundindo o conhecimento tradicional popular com o sistemático acadêmico. %u2022Produzir material para uso comunitário e também para embasar o possível desenvolvimento de políticas públicas (locais ou de forma mais ampla) voltadas para a soberania alimentar destes grupos tradicionais. %u2022Fortalecer, entre jovens das comunidades pesquisadas, o valor dos conhecimentos dos mais antigos a respeito de seus próprios saberes e tradições. %u2022Produzir narrativas com o resgate da história das comunidades objetivando a valorização da memória coletiva do grupo com vistas na melhor compreensão dos elementos incluídos no processo de formação de identidade dos grupos estudados e sua relação com as plantas alimentares, %u2022Avaliar a pertinência temática e didática das cartilhas para uso principalmente nas escolas da comunidade e associações de moradores, objetivando disseminação validada do conhecimento popular que garantam a Soberania Alimentar,

PalavrasChave

Soberania alimentar, Etnobiologia, Comunidades tradicionais

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Atividades Revisão Bibliográfica Reuniões semanais de formação, com a equipe na UFV Preenchimento de ficha controle de atividade dos bolsistas Planejamento de atividades Produção de relatórios técnicos e CDs Viagem de campo para avaliação, junto à comunidades, de resultados sistematizados e do material produzido Elaboração das cartilhas 1ª impressão das cartilhas Viagem de campo para avaliação final das cartilhas elaboradas Entrega das cartilhas e oficinas nas comunidades e escolas Seminário de Etnoecologia na UFV Produção de relatórios para a DEX

LocalidadeAtendida

Norte de minas Gerais - Comunidades tradicionais (Qulilombolas, Geraizeiros, Caatingueiro e Vazante

PessoasAtendidas

800

PessoasAtendidasPorMes

80

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25900


Veja também: 280 281 282 283 284