CodigoLancamento |
26458 |
NumeroRegistro |
PRJ-070/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ATENÇÃO NUTRICIONAL ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASSISTIDOS PO... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
DAMILA DANÚBIA DA SILVA RODRIGUES (Bolsista PIBEX, 01/12/2012 a 31/12/2012), VALCIVIA ELAINE MACEDO CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2012 a 30/07/2014), LUCIANA FERREIRA DA ROCHA SANT´ANA (Coordenador, 01/04/2012 a 30/07/2014) |
DataInicio |
2012-01-04 |
DataTermino |
2014-07-30 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Objetivo Geral Desenvolver atividades educacionais no âmbito da nutrição de maneira a ontribuir para a melhoria do estado nutricional e de saúde de crianças e adolescentes assistidos por instituições filantrópicas do município de Viçosa, MG, com vistas ao adequado crescimento e desenvolvimento. Objetivos Específicos %uF0A7Traçar o perfil socioeconômico das crianças e adolescentes, %uF0A7Avaliar o crescimento pôndero-estatural das crianças e adolescentes, %uF0A7Verificar os fatores de risco associados com desvios nutricionais, %uF0A7Conhecer o hábito alimentar da população estudada, %uF0A7Promover o conhecimento e a prática em nutrição e saúde às crianças e adolescentes assistidos, bem como a seus familiares e comunidade a que pertencem, %uF0A7Buscar formas de atuação, junto a comunidade, que possam melhorar a qualidade da alimentação e da saúde das crianças e adolescentes, %uF0A7Orientar os pais quanto aos cuidados com a alimentação de seus filhos no domicílio. |
PalavrasChave |
criança, adolescente, nutrição |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Visita às instituições filantrópicas em que serão realizadas as atividades proposta no presente projeto, para verificação dos registros sobre as crianças e adolescentes cadastrados. O aluno-bolsista deverá gastar até um mês para fazer este levantamento. 2. Após verificado o número de crianças atendidas, deverá ser marcada uma reunião de apresentação do projeto para elas e seus pais ou responsáveis (uma reunião por localidade). Nesta ocasião o aluno-bolsista irá se apresentar também e verificar o estado do conhecimento daquela localidade com relação à questões alimentares. Esta reunião será realizada no mesmo mês de contato. 3. Aplicação do questionário socioeconômico aos pais ou responsáveis: a aplicação deste questionário se fará durante reuniões programadas nas instituições assistidas pelo projeto. 4. Avaliação antropométrica: para aferir peso, altura e o perímetro abdominal o aluno-bolsista disporá dos instrumentos necessários e fará a medição nos momentos oportunos, de acordo com o que ficar acordado com os responsáveis pelas instituições. Esta avaliação ocorrerá duas vezes no ano em cada instituição. 5. Avaliação dietética: para aplicação do questionário de Consumo Alimentar o aluno-bolsista irá interrogar os pais ou responsáveis, quando a criança for incapaz de respondê-lo, e, diretamente à criança ou adolescente, quando possível. Este questionário será aplicado durante o período de distribuição das refeições nas instituições e em reuniões que serão realizadas com os pais ou responsável. 7. Atividades de educação nutricional: o aluno-bolsista fará mini-palestras, dinâmicas de grupo com jogos e brincadeiras, entre outros, ao longo do desenvolvimento do projeto, abordando temas de interesse em nutrição, focando a questão da alimentação saudável. Tais atividades serão desenvolvidas de forma a contemplar os 11 temas programados, de acordo com a metodologia do trabalho. Estes 11 temas serão expostos em cada comunidade assistida. Além disto, outros temas necessários identificados no decorrer do projeto serão abordados nestes encontros. 8. Reuniões de capacitação com as responsáveis pela produção e distribuição dos alimentos: reuniões marcadas para esclarecer dúvidas e capacitar os responsáveis e voluntários a exercerem o papel de multiplicadores de boas práticas de alimentação e saúde. Treinamentos de aproximadamente 2 horas. 9. Reuniões temáticas com pais e/ou responsáveis: serão realizadas reuniões durante o ano de 2012 para uniformizar as informações dadas às crianças e aos adolescentes. Reuniões de aproximadamente 50 minutos. 10. Confecção de materiais técnicos necessários ao desenvolvimento do projeto: com base na literatura, o aluno deverá confeccionar folderes e cartazes, elaborar palestras e outras dinâmicas de grupo, para passar ao público-alvo os conceitos pretendidos. 11. Todas as famílias receberão retorno dos dados antropométricos e dietéticos coletados. Para tanto, o aluno-bolsista ficará disponível, em data e horário agendados, para dar este retorno aos pais ou responsáveis através de atendimento individual. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
400 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26458 |