CodigoLancamento |
22416 |
NumeroRegistro |
PRJ-038/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
RECONHECER GRAFIAS E TECER LEITURAS SOBRE O MUNDO: OS ELEMEN... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
JANETE REGINA DE OLIVEIRA (Coordenador, 03/01/2011 a 30/12/2013), RAFAEL STOCCO TRECE (Bolsista PIBEX, 03/01/2011 a 30/12/2013), EDSON SOARES FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), MARCELO JOSE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), ELIANE SOARES BENFICA (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/12/2013), JANICE ESTARLINO VIDAL (Bolsista PIBEX, 03/01/2013 a 30/12/2013), JULIANA FURTADO (Bolsista PROEXT, 03/01/2013 a 30/12/2013), JOÃO ANTONIO ARAUJO SANTOS (Bolsista PROEXT, 11/01/2013 a 30/12/2013), EDUARDO JOSE PEREIRA MAIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), CAROLINA REAL E SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), DAYANNE CREMONEZ AMÂNCIO (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/12/2013), ANGÉLICA LADEIRA TEIXEIRA (Bolsista PROEXT, 09/01/2011 a 30/12/2013), ROGER RICARDO PINTO (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 03/03/2013), BRUNA TAVARES MILAGRE (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 30/12/2013), TUWILE JORGE KIN BRAGA (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/12/2013), HIGOR MOZART GERALDO SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), MARIA ISABEL DE JESUS CHRYSOSTOMO (Orientador, 01/01/2012 a 30/12/2013), JAQUELINE RODRIGUES FERREIRA (Bolsista PROEXT, 06/01/2013 a 30/12/2013), CAMILA DE CÁSSIA TAVARES PEREIRA (Bolsista PIBEX, 11/01/2012 a 30/12/2013), EVANDRO DELEON DUARTE (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 30/12/2013), JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO (Orientador, 03/01/2012 a 30/12/2013), JOÃO ANTONIO ARAUJO SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2013 a 30/12/2013), ANA CRISTINA LOPES JORGE (Bolsista PROEXT, 03/01/2013 a 30/12/2013), ALINE SERZEDELLO VILAÇA (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 30/12/2013) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2013-12-30 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Objetivo Geral: Desenvolver atividades junto aos estudantes da escola básica, a partir do conhecimento cotidiano, para o desenvolvimento de habilidades que possibilitem a compreensão da espacialidade dos fenômenos manifestados na paisagem, resultantes do movimento de construção do espaço, tendo em vista a diversidade étnica e cultural nele grafadas. Objetivos Específicos: 1- Promover a ampliação do diálogo entre a escola básica e a universidade para além das atividades de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. 2. Contribuir para a formação dos alunos dos níveis de ensino fundamental e médio através da valorização das referências culturais cotidianas. 3. Realizar atividades que busquem o reconhecimento das grafias negras (marcas e memórias) que explicam a produção do espaço geográfico municipal de Teixeira, tais como: trabalhos de campo, leitura cartográfica, análise de fotografias, entrevistas, análises de filmes e de documentos, discussão de textos, entre outros. 4- Tecer leituras sobre o espaço produzido buscando problematizar a localização de elementos que revelem a matriz afrodescendentes impressa na paisagem (tendo como ponto de partida dados sobre a população negra no município de Teixeiras). 5. Contribuir para a compreensão crítica da construção identitária afrobrasileira no município de Teixeiras e, conseqüente valorização de uma auto-imagem positiva do negro. 6 Problematizar as manifestações culturais consideradas como afrodescendentes presentes na comunidade e na escola. 7. Realizar registros cartográficos, escritos e fotográficos como forma de sistematização das informações de toponímias das ruas, bairros e comunidades rurais do município. |
PalavrasChave |
grafias e leituras, elementos afrodescendentes, cotidiano escolar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Primeira fase: Reuniões quinzenais para planejamento de atividades a serem realizadas junto à escola e avaliação daquelas já realizadas, estudos de textos visando à formação dos envolvidos. As atividades na escola ocorrerão em acordo com a previsão a ser definida no calendário escolar. Segunda Fase: Agendamento e planejamento dos encontros com a comunidade escolar. a) atividades a serem realizadas com os docentes: %u2022Abril: Realização do II colóquio Interdisciplinar ?Paisagem e Etnicidade? %u2022Agosto: O trabalho em sala de aula, a temática negra em pauta.( oficina) b) atividades a serem realizadas com os discentes: %u2022Maio: A África em nós ( oficina) %u2022Agosto: Representação cartográfica do espaço ( produção de maquetes) %u2022Outubro: Trabalho de campo em municípios da Zona da Mata norte mineira %u2022Novembro: Mostra cultural c) Atividades em sala de aula através de: %u2022 Imagens (cartazes, fotografias, filmes). %u2022 Textos (jornais, revistas, literatura.) %u2022 Representações cartográficas (mapas, gráficos e maquetes). Aqui serão socializadas as produções dos estudantes cujo objetivo será o de problematizar a participação dos afrodescendentes no processo de construção espacial, tanto a nível local como regional. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha em Teixeiras-MG |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22416 |
CodigoLancamento |
22620 |
NumeroRegistro |
PRJ-017/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CRIAÇÃO ANIMAL NA TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
PAULA DIAS BEVILACQUA (Orientador, 01/01/2011 a 31/12/2011), NINA CELLI RAMOS (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), SILVIA DANTAS COSTA FURTADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 31/12/2011), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), JÚLIA BEUTEL SEMENZATO FERRER (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), FILIPE MONTEIRO ALMEIDA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), ANTONIO BENTO MANCIO (Orientador, 01/01/2011 a 31/12/2011), FLAVIA CRISTINA PINTO GARCIA (Orientador, 01/01/2011 a 31/12/2011), IRENE MARIA CARDOSO (Orientador, 01/01/2011 a 31/12/2011), CAIO CÉSAR SILVA ALVARENGA CORREIA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), LUCAS RAFAEL BIGARDI (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 31/12/2011), LÍVIA CONSTÂNCIO SIQUEIRA (Bolsista - Outros, 01/01/2011 a 31/12/2011), MARIA APARECIDA SCATAMBURLO MOREIRA (Coordenador, 01/01/2011 a 31/12/2011), ANDREIA PAIVA LOPES (Bolsista PIBEX, 01/01/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-01-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Objetivo geral: -Contribuir para o conhecimento e a integração dos componentes animal e vegetal da produção em sistemas agroecológicos em propriedades de agricultura familiar na área rural dos municípios mineiros Araponga, Espera Feliz e Divino. Objetivos especificos: -estabelecer, de forma participativa, critérios de compra e aquisição de bovinos e caprinos, práticas de manejo sanitário dos animais (terapias populares) e da ordenha, manejo nutricional, contenção animal, manejo de esterco, uso de recursos florestais presentes nas pastagens, - estabelecer, de forma participativa, práticas de manejo que busquem a melhoria do bem estar animal, - dar continuidade à avaliação do perfil sanitário dos animais em propriedades do município de Araponga, - dar continuidade à avaliação da qualidade sanitária do leite produzido pelos animais em propriedades do município de Araponga, - instrumentalizar os(as) produtores(as) em técnicas de fabricação de produtos lácteos, - construir um acervo sobre as práticas sociais relativas à produção animal, por meio de um banco de dados que instrumentalize reflexões e ações propositivas de diferentes atores sócias na elaboração de políticas públicas adequadas a agricultores/as familiares inseridos em sistemas agroecológicos, - dar continuidade ao levantamento florístico e etnobotânico das espécies de plantas utilizadas nas pastagens de propriedades do município de Araponga, - promover a circularidade de experiências entre diferentes sujeitos integrantes do projeto: agricultores familiares, estudantes (UFV e EFA Puris) e pesquisadores, - fortalecer as entidades que participam da gestão do projeto, como Associação dos Agricultores Familiares de Araponga (AFA), Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Araponga, Espera Feliz e Divino e Escola Família Agrícola Puris (EFA Puris), - promover a formação diferenciada de estudantes (UFV e EFA Puris) participantes do projeto, - sensibilizar os/as docentes envolvidos/as no projeto em relação aos problemas vivenciados pela agricultura familiar, fomentando pesquisas e ações de intervenção para o seu enfrentamento, - elaborar, em processo participativo, metodologias em educação permanente de atores sociais envolvidos nessa proposta, - avaliar a metodologia aplicada e o processo de implementação da proposta, problematizando seus resultados na perspectiva dos sujeitos e instituições envolvidos. |
PalavrasChave |
agricultura familiar, sistemas agroecológicos, mobilização popular |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A presente proposta se configura como continuidade a um conjunto de ações desenvolvido na região da Zona da Mata Mineira envolvendo a transição agroecológica de agricultores/as, articulando diferentes instituições: sindicatos de trabalhadores rurais, associações de agricultores/as, CTA-ZM, UFV. Uma questão que tem sido observada nos trabalhos que vem sendo desenvolvidos nessa área é a baixa integração do componente animal nos sistemas agroecológicos ou, quando há a integração, a existência de inúmeras dificuldades e problemas no trado e manejo dos animais. Dificuldades normalmente apontadas incluem o uso de alimentos alternativos na alimentação dos animais, a aquisição/compra segura de animais (sem problemas sanitários), bem-estar dos animais e manejo sanitário, produção de leite com qualidade, dentre outros. Em anos anteriores, foram desenvolvidas atividades com famílias de Araponga de forma a fomentar a integração animal nesses sistemas e resultados positivos foram observados. Como conseqüência, têm surgido demandas de outras famílias, inclusive de outros municípios, para integrarem o grupo de trabalho dessas atividades. Assim, propõem-se a continuidade do trabalho em Araponga e a ampliação desse a outros municípios, Espera Feliz e Divino, objetivando contribuir para o conhecimento e a integração dos componentes animal e vegetal da produção em sistemas agroecológicos em propriedades de agricultura familiar. |
LocalidadeAtendida |
Araponga, Espera Feliz e Divino |
PessoasAtendidas |
1489 |
PessoasAtendidasPorMes |
180 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22620 |
CodigoLancamento |
21850 |
NumeroRegistro |
PRJ-032/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE LABORAT... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
REJANE NASCENTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2010 a 12/10/2012), JAQUELINE DIAS PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2010 a 12/10/2012), FERNANDA SANTIAGO CHAVES SOARES (Coordenador, 10/12/2010 a 12/10/2012), PEDRO IVO VIEIRA GOOD GOD (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2010 a 12/10/2012), MARCIO SANTOS SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2010 a 12/10/2012), MARCUS VINICIUS SANT?ANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2010 a 12/10/2012), ROBERTA GOMES PRADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2010 a 12/10/2012), LILIANE EVANGELISTA VISOTTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/12/2010 a 12/10/2012), DIEGO VICTOR DE BABOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), NAYARA DE MELO COSTA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2010-12-10 |
DataTermino |
2013-01-13 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Implementação de um sistema de gestão de resíduos químicos dos laboratórios do Campus do Rio Paranaíba. Identificar, caracterizar e quantificar os resíduos químicos gerados nos laboratórios do Campus de Rio Paranaíba, - Propor protocolos e fichas para a estocagem dos resíduos, - Identificar na literatura métodos de tratamento dos resíduos e possibilidades de reuso, - Propor mecanismos para que nenhum resíduo químico gerado seja descartado no esgoto dos laboratórios do Campus de Rio Paranaíba. |
PalavrasChave |
Gestão de Resíduos, Resíduos de Laboratórios, Descartes líquidos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Curso: Gerenciamento de Resíduos Químicos Levantamento do Passivo existente atualmente no CRP Identificação e quantificação do ativo gerado nos laboratórios do CRP Elaboração de pastas com protocolos de estocagem e tratamento dos resíduos Palestra: Programa de Gestão de Resíduos no Campus de Rio Paranaíba |
LocalidadeAtendida |
Campus de Rio Paranaíba e Região do Alto Paranaíba |
PessoasAtendidas |
1500 |
PessoasAtendidasPorMes |
1500 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21850 |
CodigoLancamento |
21908 |
NumeroRegistro |
PRJ-001/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AVALIAÇÕES PILOTO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICIO EM VI... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
ÍTALO BRUNO BALEEIRO GUIMARÃES (Bolsista - Outros, 03/01/2011 a 28/02/2012), JOYCE CORRENA CARLO (Coordenador, 03/01/2011 a 28/02/2012) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2012-02-28 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento tecnológico |
Objetivo |
Objetivo Geral: Avaliação da eficiência energética do edifício Laboratórios de Engenharias da Universidade Federal de Viçosa, a fim de estabelecer uma aplicação piloto dos requisitos do Programa Brasileiro de Etiquetagem na produção do edifício. Objetivos Específicos: - Identificar como são realizadas as intervenções para etiquetagem da edificação na fase de construção, - Verificar aceitação dos profissionais na implementação dos requisitos, - Estabelecer modelo referencia em eficiência energética na UFV, - Sistematizar a abordagem aos profissionais, para formação de um programa de capacitação de mão de obra. |
PalavrasChave |
Etiquetagem, Eficiência energética, Simulação termo-energética |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1- Realizar avaliação do projeto arquitetônico, pelo método de simulação, para identificar eficiência energética da edificação, 2- Intervir, junto aos profissionais, nas especificações do projeto, visando aumentar o nível de eficiência energética do mesmo, 3- Registrar, em documentos específicos, as características construtivas, ao longo do desenvolvimento da obra, 4- Preparar edifício construído para inspeção, 5- Gerir as avaliações junto ao órgão certificador e a UFV, 6- Estabelecer abordagens de sucesso e identificar problemas encontrados, e suas respectivas soluções, nas relações com os profissionais envolvidos no processo, 7- Fornecer à UFV toda documentação e processos necessários à etiquetagem do edifício. |
LocalidadeAtendida |
UFV - equipes envolvidas com a construção civil |
PessoasAtendidas |
60 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21908 |
CodigoLancamento |
22401 |
NumeroRegistro |
PRJ-091/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE CAPACITAÇÃO PA... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
EDIMAR APARECIDA FILOMENO FONTES (Coordenador, 01/03/2011 a 31/12/2011), JOSE BENICIO PAES CHAVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 31/12/2011), CLAUDIA LUCIA DE OLIVEIRA PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 31/12/2011), MARIA CRISTINA DANTAS VANETTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 31/12/2011), LAÍS SILVA BATALHA (Bolsista - Outros, 01/03/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Propor adequação técnica e estrutural de produção com qualidade higiênico sanitária do queijo minas frescal produzido em agroindústrias familiares |
PalavrasChave |
agroindútria familiar, queijo Minas Frescal, segurança alimentar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1.Entrar em contato com os produtores das agroindústrias familiares, 2.Elaborar material para os cursos das atividades educativas e de capacitação , 3. Ministrar curso de atividade capacitação-Tema 1:”Trabalhando em busca de melhorias no trabalho e na qualidade do queijo Minas Frescal” 4. Ministrar curso de atividade capacitação: Tema 2:”Higiene e Segurança Alimentar”, 5. Orientar os produtores, com visitas técnicas, a rever os assuntos abordados sobre o significado da legislação sanitária, sua finalidade e importância para quem produz e para quem consome o produto - segurança e qualidade. |
LocalidadeAtendida |
12 agroindústrias familiares cadastradas na EPAMIG (comunidades do município de Viçosa) |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22401 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |