Envolvidos |
JANETE REGINA DE OLIVEIRA (Coordenador, 03/01/2011 a 30/12/2013), RAFAEL STOCCO TRECE (Bolsista PIBEX, 03/01/2011 a 30/12/2013), EDSON SOARES FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), MARCELO JOSE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), ELIANE SOARES BENFICA (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/12/2013), JANICE ESTARLINO VIDAL (Bolsista PIBEX, 03/01/2013 a 30/12/2013), JULIANA FURTADO (Bolsista PROEXT, 03/01/2013 a 30/12/2013), JOÃO ANTONIO ARAUJO SANTOS (Bolsista PROEXT, 11/01/2013 a 30/12/2013), EDUARDO JOSE PEREIRA MAIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), CAROLINA REAL E SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), DAYANNE CREMONEZ AMÂNCIO (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/12/2013), ANGÉLICA LADEIRA TEIXEIRA (Bolsista PROEXT, 09/01/2011 a 30/12/2013), ROGER RICARDO PINTO (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 03/03/2013), BRUNA TAVARES MILAGRE (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 30/12/2013), TUWILE JORGE KIN BRAGA (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/12/2013), HIGOR MOZART GERALDO SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2013), MARIA ISABEL DE JESUS CHRYSOSTOMO (Orientador, 01/01/2012 a 30/12/2013), JAQUELINE RODRIGUES FERREIRA (Bolsista PROEXT, 06/01/2013 a 30/12/2013), CAMILA DE CÁSSIA TAVARES PEREIRA (Bolsista PIBEX, 11/01/2012 a 30/12/2013), EVANDRO DELEON DUARTE (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 30/12/2013), JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO (Orientador, 03/01/2012 a 30/12/2013), JOÃO ANTONIO ARAUJO SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/01/2013 a 30/12/2013), ANA CRISTINA LOPES JORGE (Bolsista PROEXT, 03/01/2013 a 30/12/2013), ALINE SERZEDELLO VILAÇA (Bolsista PROEXT, 03/01/2012 a 30/12/2013) |
Objetivo |
Objetivo Geral: Desenvolver atividades junto aos estudantes da escola básica, a partir do conhecimento cotidiano, para o desenvolvimento de habilidades que possibilitem a compreensão da espacialidade dos fenômenos manifestados na paisagem, resultantes do movimento de construção do espaço, tendo em vista a diversidade étnica e cultural nele grafadas. Objetivos Específicos: 1- Promover a ampliação do diálogo entre a escola básica e a universidade para além das atividades de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. 2. Contribuir para a formação dos alunos dos níveis de ensino fundamental e médio através da valorização das referências culturais cotidianas. 3. Realizar atividades que busquem o reconhecimento das grafias negras (marcas e memórias) que explicam a produção do espaço geográfico municipal de Teixeira, tais como: trabalhos de campo, leitura cartográfica, análise de fotografias, entrevistas, análises de filmes e de documentos, discussão de textos, entre outros. 4- Tecer leituras sobre o espaço produzido buscando problematizar a localização de elementos que revelem a matriz afrodescendentes impressa na paisagem (tendo como ponto de partida dados sobre a população negra no município de Teixeiras). 5. Contribuir para a compreensão crítica da construção identitária afrobrasileira no município de Teixeiras e, conseqüente valorização de uma auto-imagem positiva do negro. 6 Problematizar as manifestações culturais consideradas como afrodescendentes presentes na comunidade e na escola. 7. Realizar registros cartográficos, escritos e fotográficos como forma de sistematização das informações de toponímias das ruas, bairros e comunidades rurais do município. |
AtividadesProjeto |
Primeira fase: Reuniões quinzenais para planejamento de atividades a serem realizadas junto à escola e avaliação daquelas já realizadas, estudos de textos visando à formação dos envolvidos. As atividades na escola ocorrerão em acordo com a previsão a ser definida no calendário escolar. Segunda Fase: Agendamento e planejamento dos encontros com a comunidade escolar. a) atividades a serem realizadas com os docentes: %u2022Abril: Realização do II colóquio Interdisciplinar ?Paisagem e Etnicidade? %u2022Agosto: O trabalho em sala de aula, a temática negra em pauta.( oficina) b) atividades a serem realizadas com os discentes: %u2022Maio: A África em nós ( oficina) %u2022Agosto: Representação cartográfica do espaço ( produção de maquetes) %u2022Outubro: Trabalho de campo em municípios da Zona da Mata norte mineira %u2022Novembro: Mostra cultural c) Atividades em sala de aula através de: %u2022 Imagens (cartazes, fotografias, filmes). %u2022 Textos (jornais, revistas, literatura.) %u2022 Representações cartográficas (mapas, gráficos e maquetes). Aqui serão socializadas as produções dos estudantes cujo objetivo será o de problematizar a participação dos afrodescendentes no processo de construção espacial, tanto a nível local como regional. |