gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

1211

NumeroRegistro

PRJ-101/2010

Tipo

Projeto

Titulo

GEOMETRIA LÚDICA E DO COTIDIANO NO ENSINO FUNDAMENTAL

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

CAROLINE MENDES DOS PASSOS (Coordenador, 03/03/2010 a 30/12/2010), CAROLINE MENDES DOS PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/03/2010 a 30/12/2010), BULMER MEJIA GARCIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/03/2010 a 30/12/2010), LUCY TIEMI TAKAHASHI (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/03/2010 a 30/12/2010), (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/03/2010 a 30/12/2010), ROBERTA DE AMORIM FERREIRA (Bolsista PIBEX, 03/03/2010 a 30/12/2010), SERGINEI JOSÉ DO CARMO LIBERATO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/03/2010 a 30/12/2010), RAFAEL HENRIQUE DOS ANJOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/03/2010 a 30/12/2010)

DataInicio

2010-03-03

DataTermino

2010-12-30

LinhaExtensao

Infância e adolescência

Objetivo

- Motivar o estudo da geometria no ensino fundamental público, visando a melhoria do ensino deste conteúdo. Para isto, vamos dar continuidade ao projeto realizado anteriormente, já citado na apresentação. Assim, buscamos: - Propor como desafio problemas Geométricos, fazendo assim uma aproximação entre a geometria e o cotidiano. - Auxiliar o estudo da Geometria através de recursos didático-lúdicos, materiais alternativos, jogos e roteiros de estudo, - Motivar e aproximar do ambiente universitário, através de visitas à Universidade Federal de Viçosa UFV, - Avaliar o crescimento gradativo nos fundamentos de geometria dos estudantes envolvidos. - Sanar a deficiência gerada no ensino fundamental público, por não se ensinar todo o conteúdo de geometria necessário. - Aproximar os graduandos de licenciatura em matemática e professores de Matemática da UFV da realidade do ensino da geometria na Escola Básica pública e também auxiliar na formação acadêmica dos mesmos, tornando-os aptos a trabalhar com turmas de 5ª à 7ª série do ensino básico, levando em consideração a relevância da geometria no estudo da matemática não somente pela experiência e contato com os alunos e professores das escolas, mas também pela bagagem de materiais utilizados.

PalavrasChave

Matemática, Geometria, Cotidiano

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Encontros para explicação do conteúdo ( Quantidade por mês) Encontro para avaliação escrita (Quantidade por mês) Oficinas e/ou visita no campus da universidade ( parque da ciência e instalações do Departamento de Matemática). Avaliação final dos alunos do projeto

LocalidadeAtendida

Escolas da região de Viçosa

PessoasAtendidas

230

PessoasAtendidasPorMes

230

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1211


Veja também: 31 32 33 34 35