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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

23187

NumeroRegistro

PRJ-116/2011

Tipo

Projeto

Titulo

EDUCAÇÃO URBANA: CONSTRUINDO CIDADANIA E SOCIABILIDADE EM ES...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Direitos Humanos e Justiça

Envolvidos

NATALIA FERNANDES PIERONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 30/11/2011), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Coordenador, 01/01/2011 a 30/11/2011), CLARISSA FERREIRA ALBRECHT DA SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 30/11/2011), FABIANA SILVA DIAS (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 30/11/2011), DÉBORA ELISA GOUVEIA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 30/11/2011), LORENA DIAS FREITAS (Bolsista PROEXT, 02/01/2011 a 30/11/2011), JANSEN LEMOS FARIA (Bolsista PROEXT, 02/01/2011 a 30/11/2011), ZOLENI LAMIM BRAZ (Bolsista PROEXT, 02/01/2011 a 30/11/2011), JULIANA TEIXEIRA DO VALE RAMOS (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/11/2011), MARESSA FONSECA E SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/01/2011 a 30/11/2011), GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 30/11/2011), JOSARLETE MAGALHAES SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 30/11/2011), MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 30/11/2011)

DataInicio

2011-01-01

DataTermino

2011-12-31

LinhaExtensao

Direitos individuais e coletivos

Objetivo

O objetivo é de despertar nos estudantes de séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de Viçosa e Ervália, MG o interesse pelas questões urbanas, preparando alunos-cidadãos para conhecerem e conviverem no espaço público, na condição de agentes sociais coletivos e emancipados, de forma que possam exercer plenamente a sua cidadania. Pretende-se que as ações propostas ajudem a formar cidadãos que, como habitantes da cidade, contribuam para torná-la mais humana, sociável, menos desigual e com melhor qualidade de vida. Este trabalho é resultado da união de conhecimentos da Arquitetura, Urbanismo e da Pedagogia. A cidade é o objeto de trabalho e reflexão escolhido, que construída pelo homem sintetiza o elevado grau de complexidade da capacidade humana de intervir na natureza e modificá-la. As cidades, bem como a sociedade que a constrói são fragmentadas, excludentes, injustas e são suas contradições que estão no centro das atenções deste projeto. Cerca de 250 estudantes constituem o público-alvo. A abordagem metodológica é a pesquisa-ação, que se fundamenta na ideia de se conhecer a realidade com a qual está se trabalhando para, desta forma, formular ações condizentes com esta realidade visando transformá-la, ou seja, atividades de extensão sendo desenvolvidas pari passu com a pesquisa.

PalavrasChave

Educação urbana, cidade, cidadania

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Várias atividades são utilizadas com base na metodologia da pesquisa-ação: Inicialmente, são realizadas reuniões com a comunidade participante visando buscar o envolvimento de todos, principalmente dos profissionais da educação (professores e funcionários), para apresentação e discussão dos objetivos e da metodologia a ser utilizada nos trabalhos que são objeto deste projeto. Concomitantemente, é realizada pesquisa documental abrangendo temas urbanos, noções sobre cidadania e temas sobre educação e métodos pedagógicos. As atividades desenvolvidas visam, de forma lúdica e dinâmica, a construção do conhecimento dos estudantes sobre as questões urbanas de forma que educadores, urbanistas e educandos interajam para que o diálogo, e o coletivo aconteçam. Entre essas atividades, destacam-se: - Oficinas e dinâmicas interativas (desenhos, fotografias da cidade, colagens, maquetes, etc). Pretende-se com essas oficinas interativas um maior envolvimento e participação das crianças instigando o interesse delas para com a cidade. Ao fim da atividade, a equipe de trabalho utiliza os produtos como ponto de partida para debater as questões urbanas com as crianças. As exposições destes produtos são também de grande importância para o entendimento do projeto aos pais e professores dos alunos. - Percursos urbanos por Viçosa e por Ervália. Essa atividade é realizada com grupos de até 20 alunos. Estes percursos são realizados principalmente na área central procurando identificar edifícios, conjuntos edificados, ruas, praças, vazios urbanos, patrimônio histórico, problemas ambientais e espaços verdes, discutindo-se também as questões de mobilidade e de acessibilidade urbana, exercitando a observação crítica e a memória das crianças. - Apresentação de teatros, fantoches que envolvam temas relacionados ao urbano. O teatro e os fantoches assim como outras formas de expressão de arte, são métodos lúdicos de disseminar ideias, captando mais a atenção e o interesse das crianças acerca do tema. - Construção juntamente com as crianças de um vídeo-documentário sobre Viçosa. Este vídeo-documentário é construído mutuamente envolvendo as crianças, a equipe de coordenação e os profissionais da educação, como forma de concretizar o aprendizado dos partícipes. São propostos o uso de desenhos, fotografias e outros elementos produzidos pelas crianças, além de depoimentos dos envolvidos no projeto. Além de ser uma forma de difusão para outros cidadãos que o assistirem se conscientizem sobre seus direitos e deveres e desenvolverem um outro olhar sobre a cidade. As crianças aprendem também algumas noções de como se construir um vídeo-documentário. - Elaboração juntamente com as crianças e os demais envolvidos no projeto, de uma cartilha de campanha pela melhoria da qualidade de vida na cidade, contendo questões urbanas, para serem distribuídas nos bairros onde moram. Será proposto, também, o uso dos elementos resultantes das atividades na construção da cartilha, como os desenhos e fotografias das crianças. - Visita dirigida à Câmara Municipal e à Prefeitura.

LocalidadeAtendida

ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE VIÇOSA E ERVÁLIA - MG

PessoasAtendidas

250

PessoasAtendidasPorMes

250

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23187


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