CodigoLancamento |
23187 |
NumeroRegistro |
PRJ-116/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO URBANA: CONSTRUINDO CIDADANIA E SOCIABILIDADE EM ES... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
NATALIA FERNANDES PIERONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 30/11/2011), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Coordenador, 01/01/2011 a 30/11/2011), CLARISSA FERREIRA ALBRECHT DA SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 30/11/2011), FABIANA SILVA DIAS (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 30/11/2011), DÉBORA ELISA GOUVEIA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 30/11/2011), LORENA DIAS FREITAS (Bolsista PROEXT, 02/01/2011 a 30/11/2011), JANSEN LEMOS FARIA (Bolsista PROEXT, 02/01/2011 a 30/11/2011), ZOLENI LAMIM BRAZ (Bolsista PROEXT, 02/01/2011 a 30/11/2011), JULIANA TEIXEIRA DO VALE RAMOS (Bolsista PROEXT, 03/01/2011 a 30/11/2011), MARESSA FONSECA E SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/01/2011 a 30/11/2011), GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 30/11/2011), JOSARLETE MAGALHAES SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 30/11/2011), MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 30/11/2011) |
DataInicio |
2011-01-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Direitos individuais e coletivos |
Objetivo |
O objetivo é de despertar nos estudantes de séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de Viçosa e Ervália, MG o interesse pelas questões urbanas, preparando alunos-cidadãos para conhecerem e conviverem no espaço público, na condição de agentes sociais coletivos e emancipados, de forma que possam exercer plenamente a sua cidadania. Pretende-se que as ações propostas ajudem a formar cidadãos que, como habitantes da cidade, contribuam para torná-la mais humana, sociável, menos desigual e com melhor qualidade de vida. Este trabalho é resultado da união de conhecimentos da Arquitetura, Urbanismo e da Pedagogia. A cidade é o objeto de trabalho e reflexão escolhido, que construída pelo homem sintetiza o elevado grau de complexidade da capacidade humana de intervir na natureza e modificá-la. As cidades, bem como a sociedade que a constrói são fragmentadas, excludentes, injustas e são suas contradições que estão no centro das atenções deste projeto. Cerca de 250 estudantes constituem o público-alvo. A abordagem metodológica é a pesquisa-ação, que se fundamenta na ideia de se conhecer a realidade com a qual está se trabalhando para, desta forma, formular ações condizentes com esta realidade visando transformá-la, ou seja, atividades de extensão sendo desenvolvidas pari passu com a pesquisa. |
PalavrasChave |
Educação urbana, cidade, cidadania |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Várias atividades são utilizadas com base na metodologia da pesquisa-ação: Inicialmente, são realizadas reuniões com a comunidade participante visando buscar o envolvimento de todos, principalmente dos profissionais da educação (professores e funcionários), para apresentação e discussão dos objetivos e da metodologia a ser utilizada nos trabalhos que são objeto deste projeto. Concomitantemente, é realizada pesquisa documental abrangendo temas urbanos, noções sobre cidadania e temas sobre educação e métodos pedagógicos. As atividades desenvolvidas visam, de forma lúdica e dinâmica, a construção do conhecimento dos estudantes sobre as questões urbanas de forma que educadores, urbanistas e educandos interajam para que o diálogo, e o coletivo aconteçam. Entre essas atividades, destacam-se: - Oficinas e dinâmicas interativas (desenhos, fotografias da cidade, colagens, maquetes, etc). Pretende-se com essas oficinas interativas um maior envolvimento e participação das crianças instigando o interesse delas para com a cidade. Ao fim da atividade, a equipe de trabalho utiliza os produtos como ponto de partida para debater as questões urbanas com as crianças. As exposições destes produtos são também de grande importância para o entendimento do projeto aos pais e professores dos alunos. - Percursos urbanos por Viçosa e por Ervália. Essa atividade é realizada com grupos de até 20 alunos. Estes percursos são realizados principalmente na área central procurando identificar edifícios, conjuntos edificados, ruas, praças, vazios urbanos, patrimônio histórico, problemas ambientais e espaços verdes, discutindo-se também as questões de mobilidade e de acessibilidade urbana, exercitando a observação crítica e a memória das crianças. - Apresentação de teatros, fantoches que envolvam temas relacionados ao urbano. O teatro e os fantoches assim como outras formas de expressão de arte, são métodos lúdicos de disseminar ideias, captando mais a atenção e o interesse das crianças acerca do tema. - Construção juntamente com as crianças de um vídeo-documentário sobre Viçosa. Este vídeo-documentário é construído mutuamente envolvendo as crianças, a equipe de coordenação e os profissionais da educação, como forma de concretizar o aprendizado dos partícipes. São propostos o uso de desenhos, fotografias e outros elementos produzidos pelas crianças, além de depoimentos dos envolvidos no projeto. Além de ser uma forma de difusão para outros cidadãos que o assistirem se conscientizem sobre seus direitos e deveres e desenvolverem um outro olhar sobre a cidade. As crianças aprendem também algumas noções de como se construir um vídeo-documentário. - Elaboração juntamente com as crianças e os demais envolvidos no projeto, de uma cartilha de campanha pela melhoria da qualidade de vida na cidade, contendo questões urbanas, para serem distribuídas nos bairros onde moram. Será proposto, também, o uso dos elementos resultantes das atividades na construção da cartilha, como os desenhos e fotografias das crianças. - Visita dirigida à Câmara Municipal e à Prefeitura. |
LocalidadeAtendida |
ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE VIÇOSA E ERVÁLIA - MG |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23187 |
CodigoLancamento |
23227 |
NumeroRegistro |
PRJ-117/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
IMPLANTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE QUALIDADE EM UMA ASSOCIAÇÃO... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
ADRIANA FERREIRA DE FARIA (Coordenador, 02/01/2011 a 31/12/2013), KARINA CARDOSO BERALDO (Bolsista PIBEX, 02/01/2011 a 31/12/2013), MIGUEL PINTO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2013), GRAZIELE CRISTINA DE ALMEIDA RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2013), PEDRO HENRIQUE FRÓIS SAMPAIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2013), KAIO CESAR FREITAS PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2011 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Gestão institucional |
Objetivo |
Objetivo Geral Implantação do Programa 5S na Associação de Proteção e Amparo Social, e através deste, obter uma melhoria da qualidade dos serviços prestados às crianças de risco da cidade de Viçosa, além do aumento da produtividade de seus funcionários e melhoria no ambiente de trabalho. Objetivos Específicos - Estimular a criação da cultura de qualidade: Estabelecer procedimentos de arrumação, higiene e limpeza, Estabelecer procedimentos para documentação, - Eliminar desperdícios: Utilizar o conceito dos 3R: reduzir, reutilizar e reciclar, - Racionalizar a utilização dos recursos: Reduzir o consumo de papel, energia e água, Implantar a coleta seletiva, Propor utilização ou re-utilização para os diversos resíduos gerados, - Melhorar a maneira de condução das atividades rotineiras, - Melhorar a qualidade de vida de todos na Associação, - Praticar o PDCA Planejamento, Execução, Controle e Ação, com o objetivo de melhoria contínua, - Elaboração do Manual 5S das crianças, - Reduzir o número de acidentes de trabalho, - Eliminar áreas de risco para todo e qualquer membro, -Realizar atividades educadoras tanto com os colaboradores como com as crianças, para a autodisciplina, ou seja, a manutenção da organização do espaço ao fim do projeto. |
PalavrasChave |
Programa 5S, Gestão da Qualidade, Qualidade Ambiental |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Elaboração da proposta do projeto e discussão com a diretoria da Associação e identificação das áreas para desenvolvimento do projeto com a indicação da diretoria, Definição por parte da diretoria de uma equipe para desenvolvimento do projeto e disseminação da cultura do projeto, Treinamento dos líderes dos projetos nos princípios e metodologia a serem utilizados (5S específico para a Associação), Visita a uma entidade que já possui o Programa 5S implantado, Realização de um diagnóstico situacional das áreas específicas pela equipe do projeto, Elaboração do relatório com os resultados do Questionário Diagnóstico, Elaboração da proposta de Manual MaisQualiAss, Discussão e aprimoramento do Manual com todos os envolvidos, Aprovação do Manual pela Diretoria, Definição do responsável pela manutenção do Projeto, bem como da equipe de auditores, Apresentação do Programa e do Manual, Conscientização e Treinamento, Dia ?D?, com a participação de todos os funcionários e colaboradores da Associação: O Programa 5S tem início com uma atividade chamada ?DIA D?. Neste dia, que terá a participação de todas as pessoas da Instituição, serão colocados em prática os conceitos descarte, arrumação, limpeza e saúde. O conceito ?disciplina? não é praticado nesse dia, mas sim depois do Dia ?D?, como um conceito de manutenção do Programa. Na impossibilidade de se implantar o Dia ?´D? em todos os setores, o responsável pelo projeto deverá analisar qual o setor apresenta a maior necessidade de mudanças, começar por ele e então ir, gradativamente, implantando o Dia ?D? nos demais setores da Instituição. Implementação do Manual, Equipe do Projeto Profissionais da área Acompanhamento e controle Controle dos resultados através de auditoria da situação, dos procedimentos e objetivos estabelecidos por área, Plano de ação resultados auditoria, Estabelecer metas a serem atingidas para continuidade da cultura 5S PDCA Melhoria contínua. |
LocalidadeAtendida |
APAS - Associação de Proteção e Amparo Social |
PessoasAtendidas |
10 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23227 |
CodigoLancamento |
1150 |
NumeroRegistro |
PRJ-104/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ARQUITEURA E DAS ENGENHARIAS... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ÍTALO BRUNO BALEEIRO GUIMARÃES (Bolsista - Outros, 03/01/2012 a 30/12/2013), JOYCE CORRENA CARLO (Coordenador, a 30/12/2013), NATALIA FERNANDES RIBEIRO (Bolsista - Outros, a 30/12/2013), LILIANE FERNANDES MACIEL (Bolsista - Outros, 07/01/2011 a 30/12/2013) |
DataInicio |
2010-12-15 |
DataTermino |
2013-12-30 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Capacitar estudantes e profissionais para etiquetagem de edifícios comerciais, de serviços e públicos e, assim que publicado pelo Inmetro, capacitá-los para etiquetagem de eficiência energética de edifícações residenciais a fim de atender à demanda oriunda pelo PBE Inmetro. |
PalavrasChave |
Eficiência Energética, Etiquetagem, Edifícios |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Realizar um mínimo de 2 cursos para etiquetagem de edifícios comerciais, de serviços e públicos em 2009, com possibilidade de outros cursos em 2010 conforme demanda. O primeiro curso é interno, para capacitação dos arquitetos e engenheiros da UFV, incluindo pós-graduandos, e o segundo curso é externo, com previsão de se realizar em Juiz de Fora visando uma abrangência regional. Há também possibilidade de se estender o curso para Belo Horizonte ou outras cidades da região, de acordo com a demanda a ser avaliada após o lançamento do primeiro curso.Orientar profissionais e acadêmicos acerca dos parâmetros para etiquetagem através de meio eletrônico, considerando uma média de 5 a 10 emails por semana. Discutir parâmetros com profissionais especializados do laboratório de etiquetagem e de outros laboratórios a fim de gerar demanda de pesquisa na UFV. |
LocalidadeAtendida |
São Paulo, Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
160 |
PessoasAtendidasPorMes |
13 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1150 |
CodigoLancamento |
1156 |
NumeroRegistro |
PRJ-022/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
VIVA O CIRCO! |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
BÁRBARA CALÇADO LOPES MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 11/01/2011), MARCELO CALÇADO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2010 a 11/01/2011), MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER (Coordenador, 03/01/2010 a 29/01/2012) |
DataInicio |
2010-03-01 |
DataTermino |
2012-01-29 |
LinhaExtensao |
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares |
Objetivo |
Desenvolver e fomentar sistemas de articulação sociopolítica de preservação do capital cultural de organizações circenses no Estado de Minas Gerais. |
PalavrasChave |
CAPITAL CULTURAL, ECONOMIA CULTURAL, ORGANIZAÇÕES CIRCENSES |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1.Identificar as práticas de preservação da cultura circense pela Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais, a partir das leis de âmbitos estadual e federal para o incentivo a cultura. 2.Identificar os circos e as organizações representativas ou de classe em MG. 3.Propor alternativas de intervenção para o aperfeiçoamento do sistema de governança para preservação da cultura circense em MG, a partir da análise da aplicação das leis e das ações de âmbitos estadual e federal para o incentivo a cultura. |
LocalidadeAtendida |
ESTADO DE MINAS GERAIS |
PessoasAtendidas |
800 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1156 |
CodigoLancamento |
1159 |
NumeroRegistro |
PRJ-004/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ABIGAIL LIS PIMENTEL TAVARES FERNANDES (Bolsista PIBEX, 01/03/2011 a 12/12/2011), CARINA ANTONELLIE BATISTA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2010), BRUNO LIMA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2010), LUCAS DURSO NEVES CAETANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2010), HÉLIA MARTA MESSIAS RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2010), KAMILLA RIBEIRO LEAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2010), MONICA ALEXANDRA DE SOUZA MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2010), MARIA IVONE SANTOS SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2010), EMANUELLE CRISTINE DE MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2010), WENDER FRAGA MIRANDA (Coordenador, 01/03/2011 a 12/12/2011), WENDER FRAGA MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2011), GUSTAVO GUILHERME SILVA PATROCINIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2010), LUCAS DURSO NEVES CAETANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2010), AGUIDA GARRETH FERRAZ ROCHA (Coordenador, 01/03/2011 a 12/12/2011), (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 12/12/2011) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2011-12-12 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Implementar educação financeira nas creches de viçosa |
PalavrasChave |
Educação Financeira, criando e disseminando, conhecimento |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Realização de Palestras Aulas para as crianças Reuniões com pais e professores |
LocalidadeAtendida |
Viçosa-MG |
PessoasAtendidas |
150 |
PessoasAtendidasPorMes |
75 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1159 |
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