CodigoLancamento |
1364 |
NumeroRegistro |
PRJ-137/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DIAGNÓSTICO DA VARIÁVEL AMBIENTAL NOS CURSOS OFERECIDOS NA S... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
HYGOR ARISTIDES VICTOR ROSSONI (Coordenador, 30/06/2010 a 30/10/2010), HYGOR ARISTIDES VICTOR ROSSONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2010 a 30/10/2010), PATRICIA CLAUDIA DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2010 a 30/10/2010), VINÍCIUS RESENDE FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2010 a 30/10/2010), SÔNIA REGINA ANTUNES DE SOUZA PIMENTEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2010 a 30/10/2010), RAYANE JUNIA RICARDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2010 a 30/10/2010) |
DataInicio |
2010-06-30 |
DataTermino |
2010-10-30 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
O principal objetivo do presente trabalho é o de avaliar a importância e a inserção da variável ambiental nos cursos realizados no passado, presente e no futuro da Semana do Produtor Rural da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Florestal. Os objetivos específicos são: i) realizar um levantamento por meio de questionários dirigidos ao público alvo da Semana do Produtor Rural, buscando analisar aspectos referentes à sustentabilidade ambiental nos cursos ministrados no passado e no presente. ii) identificar e qualificar o nível de percepção ambiental de professores que atuaram como ministrantes dos cursos nos últimos 5 anos do evento. iii) contribuir com a consolidação e elaboração de ferramentas para a inserção da variável ambiental em cursos a serem ofertados nas próximas Semanas do Produtor Rural, iv) estabelecer no ambiente universitário a gestão participativa coerente com a sustentabilidade, envolvendo os aspectos sociais, econômicos e ambientais. |
PalavrasChave |
Sustentabilidade ambiental, Semana do Produtor Rural, Educação Ambiental |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A linguagem utilizada no questionário será simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Devido ao seu caráter exploratório é relativamente estruturado. Para obter os dados com os quais pretendemos trabalhar, adotaremos os seguintes procedimentos: Conteúdo do questionário e itens sobre as questões a serem pesquisadas: •formulário de itens com respostas diretas (sim-não), •respostas livres, abertas ou curtas, •formulário de múltipla escolha, •estabelecerá uma relação amistosa e que não trave um debate de idéias, •o questionário será efetuado naturalmente, evitando que a entrevista assuma um caráter de inquisição, interrogatório policial, ou ainda que a entrevista se torne um "questionário oral", •será objetivo. Planejamento de um método de registro •será criado uma espécie de lista ou mapa de registro de fenômenos, •fenômenos não esperados serão analisados. Análise de Conteúdo Os documentos como fonte de pesquisa serão primários são estes que gerarão análises para posterior criação de informações. O fichamento é uma parte importante na organização para a efetivação da pesquisa de documentos. Ele permite um fácil acesso aos dados fundamentais para a conclusão do trabalho e será utilizado. Os componentes do grupo de trabalho informam que todas as atividades desde projeto fazem parte do Projeto Final de Curso, dos discentes Vinícius Resende Ferreira e Rayane Junia Ricardo, orientados pelos professores Hygor Aristides Rossoni e Patricia Claudia da Costa. Estão previstas as seguintes atividades para a execução do projeto: 1 - Reunião de planejamento 2 - Identificação de parcerias 3 - Levantamento bibliográfico de assuntos e experiências pertinentes ao tema 4 - Elaboração e aplicação de questionário sobre percepção ambiental a ser aplicado durante a Semana do Produtor Rural 5 - Tabulação e análise estatística dos dados obtidos por meio dos questionários |
LocalidadeAtendida |
Florestal - MG |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1364 |