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gov - CodigoLancamento:22929,NumeroRegistro:PRJ-202/2011,Tipo:Projeto,Titulo:AÇÕES INTEGRADAS, PARTICIPATIVAS E ADMINISTRATIVAS NA COLETA...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Me

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

22929

NumeroRegistro

PRJ-202/2011

Tipo

Projeto

Titulo

AÇÕES INTEGRADAS, PARTICIPATIVAS E ADMINISTRATIVAS NA COLETA...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

ROLF PUSCHMANN (Coordenador, 01/02/2011 a 30/12/2011), CARLOS LANA PINHEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/04/2011 a 30/12/2011), CÁSSIA IZABELA AQUINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), SÂMARA GLACE PIMENTEL OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 25/10/2011), RAFAEL ALVES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2011 a 30/11/2011), ALANA DE OLIVEIRA PEREIRA VILETE (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), BARBARA LOPES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), BIANCA CHRISTIAN MEDEIROS SALES (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), BELMIRO ZAMPERLINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), SÂMARA DE OLIVEIRA FÓFANO (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 30/12/2011), ULISSES BIFANO COMINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), MARISA DE FÁTIMA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/10/2011 a 30/11/2011), JAMILLE SANDES DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/06/2011), LUCIMAR DE CARVALHO MEDEIROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), MARINA NEVES NOZZABIELLI LOTTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/06/2011), MAURO CESAR CARDOSO CRUZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), RODOLFO ALVES BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), TATIANE ANGELICA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), THAIS COVRE DELBONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/03/2011 a 30/11/2011), DIEGO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2011 a 30/11/2011), DONIZETE LOPES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/10/2011), EDUARDA ROCHA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/04/2011 a 30/11/2011), EVANDRO DELEON DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 29/03/2011 a 30/11/2011), GERALDO MARCOS RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011), JÉSSICA OLIVEIRA VIEIRA (Estagiário, 01/03/2011 a 15/12/2011), LUCIANA DE CARVALHO MEDEIROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 30/11/2011)

DataInicio

2011-02-01

DataTermino

2011-12-30

LinhaExtensao

Resíduos sólidos

Objetivo

OBJETIVO GERAL: Estimular e apoiar a consolidação dos núcleos existentes e a formação de núcleos pilotos, com um gerenciamento integrado de resíduos, com autonomia interna participativa, a fim de que a coleta seletiva crie raízes tornando - se uma ação natural e espontânea, na comunidade universitária. Objetivos Específicos %uF0A7Intensificar a coleta seletiva nos núcleos existentes pelo envolvimento direto das diretorias, chefias e coordenações, %uF0A7Induzir a formação de novos núcleos para a implantação da coleta seletiva com ênfase em prédios, departamentos e setores da UFV que ainda não praticam a coleta seletiva, %uF0A7Ampliar o sistema de gerenciamentos da coleta seletiva nos eventos que acontecem na Universidade, %uF0A7Solidificar as atividades de educação ambiental com a comunidade universitária e com órgãos de ensino público como a Escola Estadual Effie Rolfs e Colégio de Aplicação Coluni, localizados no campus da UFV, %uF0A7Implantar a coleta seletiva nos alojamentos em parceria com a Comissão dos Moradores de Alojamento CMA, usando como modelo o Alojamento Velho, %uF0A7Parceria com Empresas Juniores para divulgação do Projeto entre seus membros e associados e nos prédios e respectivos departamentos de origem, %uF0A7Informar aos calouros que chegam à Universidade sobre a existência do Projeto, seu funcionamento e a importância da participação de pessoal, %uF0A7Apresentação informal do Projeto Reciclar aos estudantes visitantes da Semana de Graduação, %uF0A7Divulgação do Projeto e dos resultados alcançados por meio do Jornal da UFV, UFV em Rede e outros meios, %uF0A7Dar continuidade aos projetos das escolas, incentivando as visitas à unidade de triagem, motivando a iniciativa da reciclagem, %uF0A7Proporcionar palestras e minicursos à equipe do Projeto Reciclar durante as reuniões semanais aumentando o campo de conhecimento a respeito da coleta seletiva e meio ambiente, %uF0A7Promover visitas da equipe do Projeto Reciclar a instituições que demonstrem formas bem sucedidas de coleta seletiva, e também centros de triagem da região, %uF0A7Atualizar o banco de dados com as informações do projeto, cadastro e planejamento para expansão dos núcleos e resultados alcançados

PalavrasChave

COLETA SELETIVA NA UFV, RESÍDUOS SÓLIDOS, AÇÕES INTEGRADAS

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

I. Atividades de Implantação de Núcleos Pilotos A equipe do Projeto Reciclar foi recentemente dividida em Comissões para maior organização e integração entre os membros. Esta metodologia foi recém-discutida e escolhida pela equipe, para potencializar a formação de núcleos pilotos, que servirão de modelo para toda Universidade. Para 2011 a implantação desses Núcleos ocorrerá com o consentimento e envolvimento de todos os responsáveis pelo prédio, nos quais eles serão responsáveis pela coleta seletiva nos locais, e o Projeto Reciclar será o alicerce se disponibilizando prontamente as necessidades dos Núcleos Pilotos. Os prédios deverão demonstrar mais interesse pela causa, e se sentirão parte da coleta seletiva. A princípio, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBII), Biblioteca Central, Coluni, Departamento de Engenharia Florestal, Reitoria e Pró-Reitorias, estão como foco para a implantação de núcleos pilotos durante o ano de 2011. As atividades serão realizadas em conjunto com as comissões descritas a seguir: A - Gerenciamento de Núcleos B - Eventos e Visitas Dirigidas C - Divulgação e Palestras A - Comissão de Gerenciamento de Núcleos Responsável pelas etapas para a inclusão da coleta seletiva nos núcleos, envolvem Planejamento, Implantação e Monitoramento. Abaixo seguem as etapas e as atividades a serem desenvolvidas em cada uma das fases e ações: %u2022Planejamento: detectar os maiores problemas, que tipo de resíduo é produzido, a viabilidade da coleta, quais recursos serão necessários, identificar parceiros e que tipo de treinamento se deve fazer. %u2022Implantação: treinamento dos funcionários da limpeza, aceitação pelos usuários do prédio, fornecimento de coletores identificados. %u2022Monitoramento: identificar os problemas quanto à disposição nos pontos de coleta, quanto à cor dos sacos, quanto à falta de informação, e busca de soluções em equipe. B Comissão de Eventos e Visitas Dirigidas Será formada por quatro a seis estudantes, que serão encarregados de planejar, implantar e monitorar a coleta durante todo o evento. Também será responsável pelo planejamento de visitas ao Galpão de Triagem e outras visitas técnicas. %u2022Planejamento: Consistirá em analisar o local do evento com a finalidade de colocar os coletores de maneira mais eficaz, trabalho feito em parceria com a comissão de eventos, %u2022Implantação: Distribuirá os coletores nos lugares adequados, %u2022Monitoramento: Durante o evento, verificar o horário da coleta, verificar se existe algum foco de produção de resíduos que não foi planejado, auxiliar na pesagem dos resíduos, fazer relatório dos resíduos coletados. C - Comissão de Divulgação e Palestras Atuará para informar e conscientizar, por meio das seguintes atividades: %u2022Produção de painéis, cartazes, banners, faixas que serão expostos nos prédios da UFV de maior circulação, sobre a coleta seletiva, a reciclagem e a questão dos resíduos sólidos, por serem veículos de comunicação que minimizam a produção de papel, e atingem a um grande público, %u2022Palestras aos calouros no início de cada semestre, atingindo todos os cursos, %u2022Palestras nos departamentos e setores da UFV, %u2022Divulgação do Projeto Reciclar em meios de comunicação interna, como jornais, sites, Rádio e TV Universitária, %u2022Adoção de uma estratégia junto com a CMA (Comissão de Moradores de Alojamentos) e moradores para expansão e monitoramento da coleta seletiva nos alojamentos que mostrarem viabilidade, %u2022Atualizar o site do Projeto Reciclar, divulgando onde e quais atividades são realizadas. II. Atividades administrativas do Projeto Reciclar Criar um banco de dados e levantar junto de cada prédio, departamento ou setor gerador de resíduos, os seguintes dados e informações: %u2022O destino e o manuseio interno dados aos resíduos gerados, %u2022A caracterização qualitativa e quantitativa dos resíduos gerados, %u2022O tipo de acondicionamento praticado, %u2022O interesse em participar e contribuir para a coleta seletiva, %u2022As formas mais viáveis para a implantação ou ampliação da coleta seletiva em prédios, departamentos ou setores, respeitando as suas características, %u2022Relacionar todas as atividades realizadas e resultados alcançados em cada núcleo, para o seu acompanhamento e planejamento, %u2022Cadastro das atividades dos bolsistas de atividade e voluntários do Projeto Reciclar.

LocalidadeAtendida

COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA (UFV)

PessoasAtendidas

20000

PessoasAtendidasPorMes

15000

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22929


gov - CodigoLancamento:27934,NumeroRegistro:PRJ-176/2012,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE ATORES ENVOLVIDOS NO PACTO...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Dir

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

27934

NumeroRegistro

PRJ-176/2012

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE ATORES ENVOLVIDOS NO PACTO...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Direitos Humanos e Justiça

Envolvidos

DANIELA LEANDRO REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), ANGELA MARIA MIGUEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), LAIS AMATO AVELAR (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), IARA CÁSSIA DE CASTRO (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), LUCAS FERREIRA PIMENTEL (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), ALINE DOS SANTOS MOREIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), JÉSSICA MARTINS DE MIRANDA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 31/12/2012), JÉSSICA MARTINS DE MIRANDA (Bolsista PIBEX, 01/01/2013 a 31/12/2013), MARISA BARLETTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), ANA LUISA BORBA GEDIEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012), PAULA DIAS BEVILACQUA (Coordenador, 01/01/2012 a 31/12/2012), JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-01-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Direitos individuais e coletivos

Objetivo

Geral: Consolidar o Pacto Municipal para o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher em Viçosa tendo como foco a formação e capacitação de atores/as sociais que incorporem o enfretamento da violência de gênero como ação e construção cotidianas. Específicos: Proporcionar, desde uma perspectiva de gênero, formação de atores envolvidos no Pacto Municipal para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Viçosa (CREAS, CRAS, conselheiros/as - saúde, educação, tutelar, ação social, policiais militares e civis).

PalavrasChave

igualdade de gênero, redes não especializadas, políticas públicas

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Esse projeto compreenderá a construção e execução de oficinas ministradas a grupos de atores envolvidos no Pacto Municipal. Prevê-se a conformação de três grupos constituídos por profissionais do CREAS, CRAS, delegacia de polícia e conselheiros do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal de Ação Social. As oficinas compreenderão quatro (4) módulos temáticos assim constituídos: Módulo 1. Situando a violência contra as mulheres: 8 horas - Conceito de gênero, - Conceito de violência de gênero, - Tipos de violência contra as mulheres, - Tipos de violência doméstica contra as mulheres, - Dados e estatísticas sobre violência contra as mulheres no Brasil e no mundo, - Mitos e estereótipos quanto à violência doméstica e sexual (inclusive abuso sexual infantil), - Representação das mulheres em situação de violência: vítima ou sobrevivente? - Norma técnica %u2015prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contras mulheres e adolescentes%u2016. Módulo 2. Direitos sexuais e reprodutivos e violência contra as mulheres: 8 horas - Violência contra as mulheres e feminização da Aids, - Aborto previsto em lei, - Prostituição e violência contra as mulheres. Módulo 3. Políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres: 12 horas - Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, - Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, - Políticas relacionadas (Política de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Política de Enfrentamento à Feminização da Aids, Política Nacional de Saúde das Mulheres), - Norma Técnica das DEAMS, - Norma Técnica dos Centros de Referência da Mulher. Módulo 4. Enfrentamento da violência em Viçosa: 12 horas - Lei Maria da Penha, - Funcionamento e procedimentos: Casa das mulheres, Defensoria, Delegacia, CREAS, CRAS, NIEG, PSF, Conselho Tutelar, CMDM, medidas protetivas, processos judiciais de separação, casa abrigo, criança, notificação, BO, - Pacto Municipal para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Viçosa: antecedentes e operacionalização, - Produção de informação: sistemas de informação, observatórios de violência. Em todos os projetos mencionados, A metodologia e estratégia pedagógica envolvem exposições dialogadas sobre os temas, debates sobre vídeos relativos aos temas, discussão de textos relativos a ações de enfrentamento à violência contra a mulher, documentos e outros escritos, estudos de caso. Essa estratégia será priorizada de forma a estimular a participação e o diálogo entre os/as envolvidos, promovendo a reflexão individual e do grupo sobre os temas das oficinas/encontros. METAS E ESTRATÉGIAS Construção e execução de um curso de formação e capacitação de atores envolvidos no Pacto Municipal para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Viçosa, envolvendo quatro (4) módulos temáticos sobre gênero e enfrentamento da violência contra as mulheres. Estratégia: Reuniões com a equipe de execução da proposta para apropriação da estrutura dos módulos e elaboração dos métodos pedagógicos a serem utilizados. - Avaliação/indicadores: elaboração de 15 encontros, perfazendo um total de 40 horas de curso. Oferecimento de três (3) turmas de um curso de formação e capacitação de atores envolvidos no Pacto Municipal, envolvendo profissionais do CREAS, CRAS, delegacia de polícia e conselheiros do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal de Ação Social. - Avaliação: participação dos cursistas, compreensão e teórico e prática dos conteúdos dos módulos. - Sistemática da Avaliação: mais de 75% de frequência dos participantes, avaliações dialogadas dos ministrantes com os cursistas durante os módulos, - Indicadores: registro de mais de 75% de presença dos participantes, registro das avaliações nos relatórios dos módulos do curso, Programa de Curso, Programa dos módulos, Lista de presença, Relatório do curso.

LocalidadeAtendida

Polícia Civil, Polícia Militar, profissionais CRAS/CREAS, Conselhos Municipais

PessoasAtendidas

80

PessoasAtendidasPorMes

12

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27934


gov - CodigoLancamento:28309,NumeroRegistro:PRJ-205/2012,Tipo:Projeto,Titulo:ESTRUTURAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA AUXÍLIO DO DE...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

28309

NumeroRegistro

PRJ-205/2012

Tipo

Projeto

Titulo

ESTRUTURAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA AUXÍLIO DO DE...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

LEONARDO ADJUTO TEIXEIRA (Bolsista - Outros, 02/03/2012 a 31/07/2013), MATEUS FELIPE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013), ELAINE RIBEIRO DE FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013), RACHEL CARLOS DUQUE REIS (Coordenador, 03/01/2012 a 31/07/2013), MARCELO ROBERTO ZORZAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013), SAMELA DAIERE SOARES MOTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013)

DataInicio

2012-03-01

DataTermino

2013-07-31

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

Estruturar uma metodologia de ensino, baseada em exercícios contextualizados, para auxiliar os alunos da disciplina de Estrutura de Dados no desenvolvimento do raciocínio lógico e capacidade de abstração.

PalavrasChave

Metodologia de ensino, Estratégia de Ensino, Estrutura de Dados

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Levantamento bibliográfico sobre metodologias e estratégias de ensino voltadas para a redução do alto índice de reprovação e evasão nas disciplinas de programação - Selecionar metodologia ou estratégia de ensino a ser utilizada no projeto. - Pesquisar temas para serem usados no desenvolvimento dos exercícios contextualizados (exemplo: problemas que envolvam a realidade do aluno em um ambiente empresarial , situações do dia-a-dia, etc), - Desenvolver exercícios contextualizados para os conceitos apresentados na disciplina de Estruturas de Dados, - Fazer um levantamento de possíveis perguntas que podem ser aplicadas a cada exercício de forma a auxiliar o aluno a identificar e extrair todas as informações essenciais para a construção de uma solução válida, - Pesquisar na literatura ferramentas computacionais que auxiliem no processo de abstração e raciocínio lógico, - Apresentar a modelagem de um sistema computacional, que será usada pelos alunos para resolução de exercícios extraclasse, incluindo as seguintes etapas: levantamento e análise de requisitos, prototipação e projeto. A fase de levantamento e análise de requisitos consiste na compreensão do problema, identificando quais serão as condições necessárias para solucioná-lo. Já a fase de prototipação e projeto representa o esboço da aplicação, representando basicamente a interface e como seria a inserção de dados e recuperação de informações no sistema.

LocalidadeAtendida

Alunos que cursam a disciplina de Estruturas de Dados

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28309


gov - CodigoLancamento:28336,NumeroRegistro:PRJ-227/2012,Tipo:Projeto,Titulo:ARTE NA COPMUNIDADE,AreaCNPQ:Linguistica,Letras e Artes,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Cultura,Envolvidos:MARISTELA LIMA (Co

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

28336

NumeroRegistro

PRJ-227/2012

Tipo

Projeto

Titulo

ARTE NA COPMUNIDADE

AreaCNPQ

Linguistica,Letras e Artes

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

MARISTELA LIMA (Coordenador, 03/03/2012 a 03/02/2013), JÉSSILA APARECIDA GOMES (Bolsista PROCULTURA, 03/03/2012 a 03/02/2013)

DataInicio

2012-03-03

DataTermino

2013-02-03

LinhaExtensao

Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance)

Objetivo

Ensino do movimento Hip Hop e suas manifestações artisticas: Grafite, Break e Rap como arte transformadora.

PalavrasChave

Movimento Hip Hop, Break, Grafite,, Cultura, Educação, Socialização, Cidadania

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Aulas semanais, aos sábados de 9:00 às 14:00h de Dança (Braek), -Aquecimento e noções de conciência corporal, -Atividades de desenho e sensibilidade musical, -Apresentação de videos sobre o movimento Hip Hop.

LocalidadeAtendida

Bairro pau de Cedro, Viçosa, àrea rural

PessoasAtendidas

35

PessoasAtendidasPorMes

25

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28336


gov - CodigoLancamento:23404,NumeroRegistro:PRJ-119/2011,Tipo:Projeto,Titulo:SAÚDE REPRODUTIVA E SEXUAL DE JOVENS E ADOLESCENTES DO MUNIC...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Educaç

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

23404

NumeroRegistro

PRJ-119/2011

Tipo

Projeto

Titulo

SAÚDE REPRODUTIVA E SEXUAL DE JOVENS E ADOLESCENTES DO MUNIC...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

GERMANO CARNEIRO DA COSTA (Coordenador, 05/02/2011 a 31/12/2012), EDUARDO FRANÇA CASTRO (Orientador, 02/05/2011 a 31/12/2012), JULIANA JACOMINI OLIVEIRA (Estagiário, 02/05/2011 a 02/02/2012), FERNANDA TAVARES FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2012), JAIZA ELLEN BORGES CORDEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2011), CHAIENE CAROLINE DE MENEZES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2012), FLAVIA MOREIRA BARROCA DE BARROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/02/2011 a 31/12/2012), SIMONE DA CONCEICAO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/02/2011 a 31/12/2012), LUCIANA DE MATTOS GODINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/02/2011 a 31/12/2012), LILIAN MORAIS DOS SANTOS LEÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2012 a 31/12/2012), DANIELE DO ROSARIO CARVALHO SALES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2012 a 31/12/2012), FERNANDA REZENDE DE MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2012 a 31/12/2012), LEÔNCIO LOPES SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/02/2012 a 31/12/2012), EDNA MARIA LOPES CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/05/2011 a 31/12/2012)

DataInicio

2011-05-02

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

O presente projeto visa cumprir os seguintes objetivos: - Aumentar o conhecimento e a conscientização de jovens e adolescentes do município de Florestal e da UFV Campus Florestal sobre direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e sua prevenção, feminização da Aids, Planejamento familiar e incentivo ao acompanhamento ginecológico. - Contribuir para a capacitação dos professores, em temas sobre saúde sexual e reprodutiva de jovens e adolescentes, da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Florestal, - Proporcionar aos graduandos do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas o desenvolvimento de atividades inovadoras e, ou, alternativas para a abordagem de temas sobre saúde sexual e reprodutiva.

PalavrasChave

Saúde Reprodutiva, Sexualidade Feminina, Educação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Estabelecimento de parcerias junto às direções das escolas públicas e secretaria municipal de saúde do município de Florestal, para o desenvolvimento das atividades do projeto, 2. Formação de um grupo de atuação interdisciplinar contendo profissionais da área de saúde (médica, enfermeira, assistente social e psicólogas) e de ensino (docentes da UFV Campus de Florestal e da rede estadual de ensino), bem como estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, 3. Aplicação de questionários direcionados a jovens e adolescentes do município de Florestal e da UFV Campus Florestal, no intuito de verificar conhecimentos básicos sobre: saúde reprodutiva e sexual, saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, aborto, métodos preventivos de DST e da AIDS, planejamento familiar, exploração sexual e tráfico de pessoas. 4. Desenvolvimento de dinâmicas (mesa redonda, discussões, jogos, júri simulado, tempestade de idéias, verdade e conseqüência dentre outras) abordando temas relacionados com a temática abordada no item anterior. As dinâmicas serão desenvolvidas com temas seqüenciais, sob orientação de 2 membros do grupo de pesquisa para orientar a discussão, realizando papel de facilitadores para a geração do conhecimento. Será realizado previamente um planejamento metodológico, envolvendo título do tema, tempo de discussão, papel dos orientadores e métodos de avaliação das atividades. 5. Organização de palestras, folders informativos, cartilha educativa, atividades práticas, jogos, e materiais alternativos abordando sexualidade e saúde reprodutiva, 6. Exposições de vídeos sobre saúde reprodutiva e sexual, com posteriores discussões, 7. Palestras proferidas por profissionais da saúde, abordando doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e saúde sexual e reprodutiva (métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, direitos sexuais e reprodutivos), 8. Incentivo à adoção de comportamento sexual seguro, 9. Apresentações dos resultados do projeto em Semanas Acadêmicas, Seminários, Simpósios e, ou, Congressos, 10. Publicação de resumos e artigos em revistas especializadas na área. A Avaliação das ações do projeto será realizada de maneira contínua, por meio de uso de indicadores: Indicadores quantitativos: i. Materiais paradidáticos, ii. Número de estudantes atendidos, iii. Número de estagiários da UFV-Campus Florestal envolvidos, iv. Número de professores da Educação Básica atendidos, v. Número de oficinas oferecidas, vi. Número de palestras oferecidas, vii. Número de sessões de video oferecidas, viii. Publicações. Indicadores qualitativos: i. Satisfação da comunidade atendida, ii. Envolvimento dos participantes nas diversas atividades. Haverão reuniões mensais, da coordenação do programa com toda equipe envolvida no projeto, para acompanhamento das atividades desenvolvidas, elaboração de materiais didáticos e projeção das próximas ações.

LocalidadeAtendida

Alunos na faixa etária de 15-19 anos, da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende e da CEDAF

PessoasAtendidas

995

PessoasAtendidasPorMes

52

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23404


PWG

PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
acesso a dados já publicados pelo governo

      

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