CodigoLancamento |
28309 |
NumeroRegistro |
PRJ-205/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESTRUTURAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA AUXÍLIO DO DE... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
LEONARDO ADJUTO TEIXEIRA (Bolsista - Outros, 02/03/2012 a 31/07/2013), MATEUS FELIPE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013), ELAINE RIBEIRO DE FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013), RACHEL CARLOS DUQUE REIS (Coordenador, 03/01/2012 a 31/07/2013), MARCELO ROBERTO ZORZAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013), SAMELA DAIERE SOARES MOTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2012 a 31/07/2013) |
DataInicio |
2012-03-01 |
DataTermino |
2013-07-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Estruturar uma metodologia de ensino, baseada em exercícios contextualizados, para auxiliar os alunos da disciplina de Estrutura de Dados no desenvolvimento do raciocínio lógico e capacidade de abstração. |
PalavrasChave |
Metodologia de ensino, Estratégia de Ensino, Estrutura de Dados |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Levantamento bibliográfico sobre metodologias e estratégias de ensino voltadas para a redução do alto índice de reprovação e evasão nas disciplinas de programação - Selecionar metodologia ou estratégia de ensino a ser utilizada no projeto. - Pesquisar temas para serem usados no desenvolvimento dos exercícios contextualizados (exemplo: problemas que envolvam a realidade do aluno em um ambiente empresarial , situações do dia-a-dia, etc), - Desenvolver exercícios contextualizados para os conceitos apresentados na disciplina de Estruturas de Dados, - Fazer um levantamento de possíveis perguntas que podem ser aplicadas a cada exercício de forma a auxiliar o aluno a identificar e extrair todas as informações essenciais para a construção de uma solução válida, - Pesquisar na literatura ferramentas computacionais que auxiliem no processo de abstração e raciocínio lógico, - Apresentar a modelagem de um sistema computacional, que será usada pelos alunos para resolução de exercícios extraclasse, incluindo as seguintes etapas: levantamento e análise de requisitos, prototipação e projeto. A fase de levantamento e análise de requisitos consiste na compreensão do problema, identificando quais serão as condições necessárias para solucioná-lo. Já a fase de prototipação e projeto representa o esboço da aplicação, representando basicamente a interface e como seria a inserção de dados e recuperação de informações no sistema. |
LocalidadeAtendida |
Alunos que cursam a disciplina de Estruturas de Dados |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28309 |