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Esse projeto será realizado na cidade de Pará de Minas (MG), na Escola Estadual Francisco De Assis Viana. 1.Seleção da série a qual será implantado o projeto. Em uma ação conjunta entre o bolsista e a direção da escola, será discutida a quantidade de alunos, a idade e a ocorrência de casos de bullying. A partir dessas informações, será selecionada uma série como foco do projeto, de acordo com a apresentação das propostas e da importância do projeto à direção da escola. Uma síntese da proposta de ação será mostrada neste momento para que a escola reafirme a importância da conscientizar de seus alunos, já assumida no termo de parceria firmado para elaboração da presente proposta. 2.Reunião de apresentação do projeto aos alunos. Após a escolha da série na qual será implantado o projeto, será marcada a primeira reunião, que será realizada na Escola Estadual Francisco de Assis Viana em Pará de Minas (MG), para apresentação do projeto aos alunos, professores e funcionários da escola, com aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio sobre o assunto a ser tratado. Também será distribuído um pedido de autorização aos alunos para que os pais saibam o que está sendo discutido e conceder a participação do seu filho no projeto. Além disso, serão abordados os objetivos, metas e cronograma de ação do projeto e também a escolha das duas peças teatrais que serão apresentadas ao longo do projeto. 3.Introdução do método de clarificação de valores. Será utilizada uma série de exercícios ao longo do projeto para introduzir atividades de conscientização do aluno sobre suas atitudes para com os colegas. 3.1: Construir a identidade moral: %u2022Clarificação de valores. Neste momento, importantes questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying. Esperamos poder apontar, inicialmente, algumas questões, e consideramos fundamental que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização. Abaixo algumas sugestões: O que significa Bullying? O que significa ser vítima de bullying? O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying? O que significa ser testemunha de bullying? Quais tipos de bullying existem na escola? O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência? Como ajudar os colegas e a escola a superar este problema? Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola, bem como frases que retratem o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, de agressor ou testemunha. Esses cartazes poderão ficar em exposição em sala de aula ou espalhados pela escola. A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação na qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano. É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas, familiares e vizinhos %u2022Exercícios autobiográficos Redação de autobiografia dirigida: os alunos fazem uma autobiografia sobre sua vida, tendo como informação autobiografias de outras pessoas, e depois em conjunto, ler e comentar as autobiografias. Outras possibilidades de reflexão autobiográfica: se for alunos com menos de oito anos, é importante trabalhar a reflexão sobre suas próprias histórias pessoais em grupo e com participação de todos, por meio da oralidade. 3.2: Aquisição de critérios de juízo moral. %u2022Discussão de dilemas morais. Diz respeito a uma situação que não oferece uma única solução clara, o que obriga o aluno a refletir, argumentar e justificar racionalmente a alternativa que lhe parece mais justa. %u2022Exercícios de role-playing (representar/fazer o papel) São exercícios de representação, que o aluno interpreta um personagem em uma peça teatral que sofre com o bullying, possibilitando a este aluno desenvolver a capacidade de adotar perspectivas sociais diversas mediante o exercício. Haverá uma apresentação de uma peça teatral com enfoque no tema em questão, o Bullying escolar, visando com esta mostrar para pais, funcionários e professores a real situação do problema. 3.3: Desenvolvimento das capacidades de compreensão critica. %u2022Compreensão critica. Na compreensão critica, vamos trabalhar as concepções que cada aluno tem sobre o tema, e expor estas concepções para turma a toda, através de textos feitos por eles, que demonstrem se já sofreram ou presenciaram ataques de bullying nas aulas, no recreio, na entrada e saída da escola, no trajeto de vir e de ir embora da escola, até mesmo em casa. Existe ainda a hipótese de ocorrência do que tem sido chamado de cyberbullying, práticas ocorridas em ambientes virtuais e que são, em muitos casos, igualmente perniciosas. %u2022Enfoque socioafetivos. Neste tema iremos centrar a reflexão em aspectos morais de sujeitos que sofreram ataques de bullying e suas consequências na formulação de perspectivas de vida, além de trabalhar seus estados emocionais. Fazer com que os agressores reflitam sobre seus atos e, consequentemente, reconheçam seus erros e a necessidade de mudanças de atitudes. 3.4: Reconhecer e assimilar valores universalmente desejáveis e informação moralmente relevante. %u2022Exercícios de role-model São condutas humanas que merecem ser conhecidas, e talvez imitadas, tal como se narram nos exercícios. Apresentação do personagem ou acontecimento ?o aluno (a) relata se foi personagem ou se já presenciou?. Perguntas preparatórias. Leitura e trabalho sobre o texto informativo, objeto da situação (apresentação de um texto que fale do problema, seguida de trabalhos informativos, como cartazes, frases e até poesias sobre o assunto em questão, produzidos pelos alunos). Conversar com os participantes sobre como se sentiram ao final do trabalho realizado. %u2022Exercícios de construção conceitual. Consistem na análise, compreensão e construção de conceitos de valores morais, entendidos como universalmente desejáveis. O objetivo dos exercícios é desenvolver o sentido inerente às palavras e regular o modo como são usadas para ensinar o aluno a olhar as situações humanas do ponto de vista da moral. 3.5: Reconhecer e valorizar o pertencer às comunidades de convívio. %u2022Habilidades sociais, resolução de conflitos e atividades informativas. Habilidades sociais têm como objetivo intervir através da educação para implantar condutas e atitudes socialmente adequadas. Resolução de conflitos são atividades que contribuem para a aprendizagem dos processos para resolver situações de conflito e apontam para a construção de instrumentos pessoais imprescindíveis para solucionar autônoma e criticamente essa situação. Atividade informativa trata-se de garantir o acesso a todo conhecimento que tenha uma relevância moral, os tipos de conhecimento informativo no âmbito dos conteúdos relativos a fatos, conceitos e teorias. 4: Elaboração de um portfólio apresentando os trabalhos feitos pelos alunos Elaboração de um portfólio, com os trabalhos feitos pelos próprios alunos, abordando o tema bullying, contando suas próprias histórias: se já sofreram, se já praticaram ou, simplesmente, só viram acontecer com o colega. Esse material será exposto para conhecimento de toda a comunidade escolar, principalmente os pais. 5: Encerramento do projeto. Ao final do projeto será realizada uma reunião com todos os alunos participantes, direção da escola, funcionários e pais de alunos, com a apresentação do portfólio com os trabalhos feitos pelos alunos ao decorrer do projeto, para servir de auxilio para outros projetos, e apresentação de uma peça teatral que vai mostrar o que os alunos aprenderam com o projeto. |