CodigoLancamento |
26380 |
NumeroRegistro |
PRJ-052/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ABELHAS SEM FERRÃO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PA... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
HANA BRENER MOCKDECE (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), BRUNO GUSMÃO VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ANA DÁRIA LEITE VIANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), WEYDER CRISTIANO SANTANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), RICARDO ILDEFONSO DE CAMPOS (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), GUSTAVO AUGUSTO DE CARVALHO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Espaços de ciência |
Objetivo |
Objetivo Geral Conscientizar alunos do Ensino Fundamental de Viçosa da Escola Estadual Effie Rolfs, por meio da educação ambiental, sobre a importância ecológica das abelhas. Objetivos Específicos 1.Demonstrar aos alunos a importância das abelhas como prestadores de serviços ecossistêmicos (polinização), 2.Aplicar técnicas educativas para aumentar a conscientização sobre a importância da conservação das abelhas em geral, e dos meliponíneos, em particular, 3.Estimular a propagação desse conhecimento à comunidade, como pais e amigos, 4.Estimular a admiração e a preservação da biodiversidade, 5.Estimular a compreensão do ser humano como parte do meio ambiente, do qual ele é dependente, 6.Estimular a possível formação de biólogos e/ou defensores da conservação, 7.Estimular o uso da apicultura e/ou meliponicultura como atividade geradora de renda, 8.Levantar informações sobre a ocorrência de meliponíneos no município de Viçosa e arredores. |
PalavrasChave |
Ecologia, Conservação, Biodiversidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1- Redigir uma carta de apresentação com os objetivos do projeto, 2- Visitar a instituição para apresentação do projeto e contato com a realidade dos alunos, 3- Elaborar e aplicar um questionário para avaliar os conhecimentos-prévios dos alunos sobre o assunto 4- Aplicar novos questionários com perguntas progressivamente mais complexas, 5- Organizar e estudar informações sobre o assunto a ser abordado, 6 - Realizar encontros semanais para estudo, 7- Realizar atividades mensais em turmas do Ensino Fundamental de uma escola do município de Viçosa, 8- Desenvolvimento de atividades através de dinâmicas que possibilitem ao grupo problematizar sua realidade, avaliar seus conhecimentos, na busca da resolução de problemas locais ligados ao meio ambiente, 9- A compreensão dos elementos da escola sobre a complexidade das relações ecológicas ambientais, tendo como eixo norteador as abelhas nativas, 10- O resgate da relação historicamente estabelecida entre o homem e as abelhas, 11- A divulgação de estudos já realizados com as abelhas nativas, 12- A difusão da meliponicultura como um manejo ambiental responsável que ultrapassa sua função econômica, 13- Reunir semanalmente para avaliação das oficinas já realizadas, planejamento das próximas e adaptação de acordo com o andamento, 14- Promover saídas a campo e visita ao Apiário da UFV, 15 Apresentar os resultados parciais na Feira do Conhecimento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e no SIA UFV, 16- Redigir um trabalho para publicação. |
LocalidadeAtendida |
Alunos e professores da Escola Estadual Effie Rolfs e as comunidades inseridas |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26380 |