CodigoLancamento |
21602 |
NumeroRegistro |
PRJ-215/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO DE MÓDULOS DE CURSO PARA ENSINO NÃO-PRESENCI... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
LUIZ MANOEL SILVA DE NORONHA (Bolsista - Outros, 01/03/2011 a 28/02/2012), JÉSSICA FERNANDA DE ANDRADE (Bolsista - Outros, 01/03/2011 a 28/02/2012), ANDRE FERNANDO DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/03/2011 a 28/02/2012), ASTREA FILOMENA DE SOUZA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 28/02/2012), STÉPHANIE ALICE DE BARROS RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 28/02/2012) |
DataInicio |
2011-03-01 |
DataTermino |
2012-02-28 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Objetivo Geral O desenvolvimento de módulos de um curso não-presencial sobre equilíbrios químicos em solução aquosa e suas interfaces e equilíbrios simultâneos, com grande ênfase na aplicação a sistemas biológicos, agrícolas, ambientais e químico-analítico utilizando uma metodologia moderna, para ser usado concomitantemente ao curso presencial em disciplinas UFV e/ou para divulgação para professores e alunos de outras instituições de ensino superior. Objetivos Específicos 1-Desenvolver três módulos do curso não-presencial utilizando ferramentas tais como vídeos em Macromedia Flash, rotinas interativos em Java, vídeos-aulas e vídeo-demonstrações, 2- Aplicar os módulos do curso como material de apoio em disciplinas de massa e específica que utilizem esse conteúdo (QUI-112 e QUI-113). 3- Disponiblizar os módulos na forma de mini-curso na internet, para professores e alunos de outras IES, visando a divulgação da nova metodologia de ensino de equilíbrio químico em soluções, orientado às aplicações. |
PalavrasChave |
ensino a distância, equilíbrio químico, solucao aquosa |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A estrutura do curso estará baseada no livro sobre o tema (Equilíbrios em soluções aquosas orientados à aplicação) e notas de aula do autor do projeto e na ementa das Disciplinas QUI112 e QUI113. As aulas serão construídas principalmente em Flash Macromedia. As opções de interações para simulação de processos e construção de gráficos (por exemplo, diagramas de distribuição de espécies ou curvas de titulação) serão realizadas a partir de programação Java ou similar. Serão produzidos pequenos vídeos (com Handcam e/ou web cam) com algumas demonstrações de laboratório e tutoriais para resolução de problemas numéricos (incluvise via ´Captivated´ e caneta digital) . Os tópicos a serem tratados serão, principalmente sendo divididos em módulos. De acordo com o público, são realizadas diferentes combinações de módulos a serem apresentados, eventualmente com pequena adequação de conteúdo (por exemplo, para alunos de QUI 113 ou de QUI112, ou para professores, ou para alunos de pós-gradução). |
LocalidadeAtendida |
Alunos UFV e outras IES |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
600 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=21602 |