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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

28778

NumeroRegistro

PRJ-234/2012

Tipo

Projeto

Titulo

MANEJO E CONSERVAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS PELOS ESTUDANTES DA...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

LUCIANE CRISTINA DE OLIVEIRA LISBOA (Coordenador, 02/01/2012 a 02/12/2012), JESSIKA MAYARA LISBOA (Bolsista PIBEX, 02/01/2012 a 02/12/2012), ELAINE MARQUES BORGES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 02/12/2012), EDMILSON AMARAL DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 02/12/2012)

DataInicio

2012-01-02

DataTermino

2012-12-02

LinhaExtensao

Grupos sociais vulneráveis

Objetivo

Ensinar os alunos da APAE de Rio Paranaíba-MG sobre a Biologia das abelhas indígenas sem ferrão e sua criação em caixas racionais.

PalavrasChave

Abelhas nativas, manejo, APAE

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

A intervenção será feita semanalmente, dividida em exposições teóricas e práticas alternadas, totalizando 88 (oitenta e oito) horas. Ao final de cada atividade, algumas perguntas serão elaboradas e respondidas pelos estudantes. Nas exposições teóricas também haverá oficinas com materiais lúdicos, para que os estudantes possam construir abelhas utilizando EVA e tesoura e também estruturas dos ninhos como favos de cria, invólucro, etc. Depois de construir ludicamente os ninhos, os alunos terão contato com ninhos de diferentes espécies. Estes ninhos lúdicos serão utilizados outras vezes para abordar a transferência de ninhos, substituição de rainhas, divisão de ninhos, coleta de mel, dentre ouras atividades relacionadas. As práticas serão realizadas após este treinamento com colônias produzidas pelos próprios estudantes, e serão utilizadas colônias reais para as mesmas atividades. Os estudantes serão escalados para tarefas de manutenção, como por exemplo, alimentar as colônias semanalmente. Todas as alterações que forem observadas em todas as colônias deverão ser anotadas por eles, como presença de rainhas virgens, atividade de postura de ovos pelas rainhas, falta de alimento, morte da cria, água dentro do ninho, coleta de pólen, etc. Ao final das intervenções os estudantes deverão ser capazes de reconhecer algumas espécies comuns na região e realizar todo o procedimento de cuidar das abelhas e falar sobre a importância delas para o meio ambiente. Caso haja interesse em permanecer com as atividades, os alunos poderão implementar a criação de um Meliponário, ou seja, criação de abelhas indígenas sem ferrão. Esta atividade poderá trazer inúmeros benefícios para os estudantes, já que é uma atividade prazerosa, simples e gratificante. Além disto, devido à importância destas abelhas como polinizadoras e ao valor agregado a estas abelhas devido à existência de muitos colecionadores e do alto valor para o mel produzidos por elas, esta pode se tornar uma atividade rentável.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaíba

PessoasAtendidas

60

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28778


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