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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

24499

NumeroRegistro

PRJ-164/2011

Tipo

Projeto

Titulo

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DO CAMPO: GUARDIÕES DA PAISAGEM E DA CU...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

ARNON MARQUES ANTUNES (Bolsista PROEXT, 01/07/2011 a 15/12/2011), MARIA MARTA CAMISASSA (Coordenador, 01/02/2011 a 15/12/2011), WILLER ARAUJO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), ANNA CAROLINA ARQUETE DUTRA (Bolsista PROEXT, 01/03/2011 a 15/12/2011), ÁUREA DAYSE COSMO DA SILVA (Bolsista PROEXT, 01/03/2011 a 15/12/2011), ANA AUGUSTA PASSOS REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2011 a 15/12/2011), ANTONIO BENTO MANCIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), MARCELO JOSE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), LEONARDO CIVALE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 15/12/2011), MAÍRA ARAÚJO CÂNDIDA (Bolsista PROEXT, 01/03/2011 a 31/05/2011), INAIÁ NUNES FERREIRA (Bolsista PROEXT, 01/02/2011 a 30/06/2011), FLAVIO VINICIUS DE SOUZA TEODORO (Bolsista PROEXT, 01/05/2011 a 15/12/2011), MÁRCIO FRANCISCO DE CARVALHO (Bolsista PROEXT, 01/02/2011 a 15/12/2011), MATHEUS ASSUNÇÃO SOUSA (Bolsista PROEXT, 01/02/2011 a 15/12/2011), JAQUELINE RODRIGUES FERREIRA (Bolsista PROEXT, 01/07/2011 a 15/12/2011), RONILSE DA PAIXÃO OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/02/2011 a 15/12/2011)

DataInicio

2011-02-01

DataTermino

2011-12-15

LinhaExtensao

Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

Objetivo

A presente proposta visa um projeto de Educação Patrimonial e Ambiental com as comunidades envolvidas na proteção do patrimônio histórico e cultural no acampamento Denis Gonçalves, em Goianá-MG, constituído por integrantes do Movimento Sem Terra, na fazenda Fortaleza de Sant´Anna, a 30km de Juiz de Fora-MG, no início de 2010 e reconhecido em poucos meses pelo INCRA, por se tratar de ´terras improdutivas´. Sua representatividade é expressiva por existirem na área remanescentes das antigas instalações (com capelas, residências de colonos e área de beneficiamento dos produtos), algumas em bom estado de conservação. Além deste acervo edificado, cientistas visitaram cavernas ali existentes tendo encontrado objetos doados a museus, de acordo com laudo agronômico do INCRA. Em vista da situação, este projeto visa a construção de uma consciência pela comunidade local e vizinha dos municipios de Goianá, Coronel Pacheco, Rio Novo e São Joaõ Nepomuceno (dada a dimesão da área da Fazenda) de seu papel histórico na preservação deste rico acervo e a constituição de sua formação cidadã. Como objetivo principal se propõe resgatar e sistematizar através de processos educativos coletivos o patrimônio histórico, cultural e arqueológico, valorizar os conhecimentos dos sujeitos envolvidos e gerar, através do diálogo do saber acadêmico e popular, a consciência histórica e novos conhecimentos.

PalavrasChave

educação patrimonial, patrimonio material e imaterial, movimentos sociais

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Oficinas Pedagógicas de Educação Patrimonial - Oficinas Pedagógicas de Historia - Excursões Pedagógicas - Inventario do Patrimonio Histórico e Cultural - Escrita de Historia Oral - Elaboração de Relatorios (parcial e final)

LocalidadeAtendida

Acampamento Denis Gonçalves, profs da rede pública de Goianá, Cel Pacheco, Rio Novo e S. Joao Nepomu

PessoasAtendidas

130

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=24499


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