CodigoLancamento |
27149 |
NumeroRegistro |
PRJ-037/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MEL PARA TODOS: DIAGNÓSTICO E CAPACITAÇÃO DA APICULTURA EM A... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
OSMAR DOS ANJOS COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), GERALDO NERI FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), WEYDER CRISTIANO SANTANA (Coordenador, 01/01/2012 a 01/01/2014), FERNANDO HENRIQUE VIDAL LAGE (Bolsista - Outros, 01/01/2012 a 01/01/2014) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2014-01-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Objetivo Geral Capacitação de multiplicadores em apicultura dentro do assentamento de reforma agrária ?Olga Benário? como forma de melhorar a organização do grupo, proporcionar novas fontes de renda e aprimorar a técnica apícola, desde a produção até o beneficiamento e comercialização dos seus produtos. Objetivos Específicos 1-Acompanhar e orientar as atividades desenvolvidas pelo ?Grupo do Mel? no assentamento ?Olga Benário?. 2-Contribuir para uma melhor organização dos integrantes do grupo, de forma a estimular ainda mais o trabalho coletivo e dar condição para que os assentados possam traçar sua própria metodologia de trabalho na apicultura. 3-Diversificar os produtos apícolas dentro do assentamento, de forma a se obter uma maior rentabilidade, valorizando, potencializando e agregando mais valor à produção. 4-Melhorar o entendimento dos assentados em relação a apicultura como uma alternativa de geração de renda e de preservação do meio ambiente. 5-Melhorar a qualidade dos produtos apícolas dos assentados, através do aprimoramento do processamento e distribuição dos seus produtos no mercado local. 6-Trabalhar a questão da produtividade apícola dentro do assentamento como forma de aumentar a renda familiar. |
PalavrasChave |
Apicultura, Produção de mel, Abelhas africanizadas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Os princípios básicos da metodologia deste projeto que subsidiará a intervenção técnica são estabelecidos numa perspectiva de gerar autonomia e encurtar caminhos para a construção do conhecimento local, o que facilita o processo de planejamento produtivo com bases mais sustentáveis. Para isso o conceito de pesquisa-ação é um orientador metodológico para a construção dos conhecimentos. Pesquisaação é um método científico de estudar os problemas da comunidade de forma participativa, a partir do conhecimento empírico popular destas famílias, com o objetivo de encontrar soluções subsidiadas cientificamente e adaptadas ao contexto sócio-cultural destas famílias, obtendo informações normalmente de difícil acesso, aumentando o conhecimento (Thiollent, 2002), com intencionalidade de transformação da realidade social do problema da pesquisa (Tripp, 2005). Utilizando-se da pesquisa-ação é possível estudar dinamicamente os problemas, decisões, ações, conflitos e tomadas de consciência, através da observação e avaliação dessas ações e também pela evidenciação dos obstáculos encontrados no caminho, gerando um ganho de informação e conhecimento (Thiollent, 2002). Conhecimento este descritivo e crítico acerca da situação, com todas as suas nuanças, a partir do saber popular, complementado com as explicações científicas, fazendo com que a voz do sujeito faça parte da tessitura da metodologia de investigação, organizada pelas situações relevantes e concretas que emergem do processo, sendo, portanto pedagógico (Franco, 2005). As possibilidades de se constituir agroecossistemas sustentáveis são ampliadas na medida em que as atividades de extensão juntamente com as de pesquisa se desenvolvam numa perspectiva participativa e emancipadora junto às famílias assentadas. Neste processo, é necessário que a comunidade, aproprie-se dos conteúdos e metodologias para que possam avaliar e monitorar seus agroecossistemas de forma simples e eficiente, conhecendo-os melhor, tornando assim mais fácil a tomada de decisão em relação ao manejo destes agroecossistemas. (Sarandón, 2002, Nicholls et al, 2004, Masera et al, 1999). Os processos participativos de pesquisa e de extensão, que possibilitam o diálogo entre os saberes tradicionais e acadêmicos, potencializam a interpretação do ambiente local e geram mais rapidamente conhecimentos necessários para a viabilidade econômica e social das famílias dessas comunidades. Para realizar as metas previstas pretendemos adotar a seguinte metodologia de trabalho: %u2022Formação e capacitação de multiplicadores dentro do assentamento As ações que buscam a capacitação de novos multiplicadores da apicultura dentro do assentamento serão desenvolvidas de forma a contribuir com a melhoria e estruturação dos assentados na questão técnica da apicultura, possibilitando através do conhecimento construído durante o projeto com as oficinas, visitas de intercâmbio, acompanhamentos técnicos e reuniões, com vistas a minimizar a distância entre técnico, assentados e universidade. %u2022Sistematização e elaboração de manuais técnicos e documentos orientadores Com a elaboração de manuais técnicos na forma de cartilhas, busca-se construir junto aos assentados a formação de um banco de dados, onde possam ser sistematizadas todas as práticas executadas ao longo do projeto, servindo como um material de apoio e como retorno que a experimentação acumula para dentro do MST, uma vez que ao se apropriar do que será feito no projeto, os assentados se colocam como sujeitos histórico-determinados, colaborando com a melhoria de sua própria realidade. %u2022Realização de visitas de intercâmbio Serão realizadas três vistas técnicas, duas ao Apiário Central da Universidade Federal de Viçosa e uma ao entreposto de produtos apícolas da região. As visitas a universidade têm o intuito de proporcionar aos assentados o conhecimento acerca do funcionamento de um apiário e das práticas executadas por este, podendo contribuir com a questão técnica, no contexto dos assentados. A visita ao entreposto de mel busca possibilitar que os assentados presenciem o processo da agroindústria dos produtos apícolas, como forma de trabalhar com diversos produtos em uma mesma atividade e obter melhores resultados. %u2022Criação de um calendário da flora apícola do assentamento A criação de um calendário da flora apícola do assentamento possibilitará aos assentados, identificar as espécies vegetais existentes na região através do conhecimento popular e identificar quais são as espécies produtoras de néctar, resinas e pólen, uma vez que esses três fatores são a matéria prima de quase todos os produtos das abelhas, aumentar a florada apícola dentro do assentamento através de boas práticas de manejo da flora apícola, perceber a importância da diversidade vegetal para a apicultura e demais atividades agrícolas e ecologicamente corretas, praticar o conhecimento da apicultura migratória devido à grande extensão do assentamento levando os enxames para áreas próximas a outras floradas. %u2022Envolvimento de um maior número de famílias Existe atualmente um grupo de seis famílias que trabalha com apicultura dentro do assentamento. É importante detectar e envolver outras famílias que se interessam pela atividade dentro do assentamento, através da divulgação de reuniões, oficinas e viagens técnicas entre os assentados com material de comunicação elaborado por eles mesmos e visitas às casas das famílias. %u2022Realização de oficinas temáticas com os assentados Realizar oficinas e mutirões temáticos junto aos assentados com dinâmicas que tenham por princípio práticas que priorizem a coletividade dentro do grupo, trabalhando temas transversais dentro dessas instalações pedagógicas de forma a dialogar com os diversos saberes e estimular a participação dos assentados dentro desse processo emancipatório. %u2022Aumentar o número de enxames dentro do assentamento Aumentar o número de enxames dentro do assentamento através da técnica de divisão de enxame e captura de enxames com material já existente na propriedade, uma vez que é importante que ocorra esse aumento de enxames devido à ocorrência de abandono de colônias, pelas abelhas, no assentamento. As divisões serão realizadas à partir dos enxames já existentes e as capturas serão realizadas através de montagem, distribuição e monitoramento de caixas-isca dentro do assentamento pelos próprios assentados e posteriormente será feita uma avaliação dos resultados obtidos. %u2022Realizar reuniões mensais com os assentados As reuniões serão realizadas mensalmente em um mesmo dia, com dinâmicas, espaços de discussão aberto, leituras, diagnóstico e avaliação, como por exemplo, avaliação do que foi produzido, se o trabalho está contribuindo para a elevação do nível de consciências dos assentados e dos demais envolvidos no projeto, se a apicultura está sendo importante para dentro do assentamento, planejar as atividades práticas do mês, ver as demandas do mês, diagnosticar os pontos fracos, sistematizar o que foi elaborado no mês e fazer uma reflexão de como a metodologia abordada está contribuindo no processo. |
LocalidadeAtendida |
Grupo do mel do Assentamento ?Olga Benário? em Visconde do Rio Branco |
PessoasAtendidas |
12 |
PessoasAtendidasPorMes |
12 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27149 |
CodigoLancamento |
27925 |
NumeroRegistro |
PRJ-180/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
REDE PROTETIVA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MU... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Direitos Humanos e Justiça |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ALEXANDRA BARBOSA ABREU E SILVA (Estagiário, 29/10/2019 a 01/04/2020), ANGELA CRISTINA DE ANDRADE FIGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), LORENA MARINHO SILVA AGUIAR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), WAGNER LUIZ TAVARES GOMIDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/04/2020), LUCYARA PIRES DE OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/04/2020), RAFAELA SCHAEDLER (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/01/2011 a 01/04/2020), ANA PEREIRA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/08/2010 a 03/03/2015), SOFIA MENDES (Bolsista - Outros, 27/04/2018 a 01/03/2019), STEFANY RIBEIRO DA SILVA (Bolsista - Outros, 20/08/2018 a 01/04/2020), SOFIA MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/09/2017 a 26/04/2018), VITORIA BEATRIZ FAJARDO NAKADA (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/03/2019 a 18/06/2019), DÉBORA MARINA LOPES BAPTISTA (Bolsista PROEXT, 06/01/2011 a 01/04/2020), LUIZA RIBEIRO PEREIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/05/2013), CESAR MANUEL GRANDA PEREIRA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/04/2020), ANA LUÍZA FERNANDES TÓTOLA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/04/2020), ROGÉRIO GOMES MONTEIRO JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), ANA LÍDIA FIGUEIREDO DE ARAUJO CASTRO (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/04/2020), WILLIANY MARTINS DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 18/04/2018 a 12/04/2019), CASSIA ADRIANE LOPES (Estagiário, 03/05/2019 a 01/04/2020), MÔNIA APARECIDA DE ARAÚJO PAIVA (Bolsista PROEXT, 01/01/2011 a 01/04/2020), JULIANA APARECIDA VIEIRA (Estagiário, 01/01/2011 a 01/04/2020), CAROLINA ABREU DOS SANTOS (Estagiário, 03/05/2019 a 14/06/2019), GABRIELA DE MOURA PEREIRA CÂMARA (Estagiário, 01/03/2017 a 28/10/2019), AMANDA CIBELE SOARES (Estagiário, 01/01/2011 a 01/04/2020), NAYARA DE SOUZA PEREIRA (Estagiário, 01/01/2012 a 01/04/2020), BEATRIZ ALBERGARIA ABREU (Estagiário, 27/03/2019 a 10/01/2020), BEATRIZ ROSA VELOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/07/2017 a 02/10/2017), BEATRIZ ROSA VELOSO (Bolsista - Outros, 03/10/2017 a 29/03/2019), BLENDA MARA DOMINGUES COSTA (Estagiário, 04/04/2018 a 19/12/2019), CRISTIANE MAGALHAES DE MELO (Coordenador, 01/01/2013 a 01/04/2020), ANA LAURA VIEIRA DOS SANTOS (Estagiário, 26/03/2019 a 19/07/2019), THATIANE CARDOSO PEREIRA (Estagiário, 01/01/2011 a 01/04/2020), ANNELISE GARCIA LANI (Bolsista PROEXT, 10/01/2011 a 01/04/2020), LUÍSA CAMPOS PEREIRA MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 27/03/2019 a 28/06/2019), MELISSA PEREIRA VENTURA (Estagiário, 26/03/2019 a 05/01/2020), DANIELA APARECIDA MONTEIRO DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 20/08/2018 a 01/04/2020), EDNA APARECIDA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/09/2017 a 14/01/2018), BRUNA MIRANDA DE FREITAS (Bolsista - Outros, 18/04/2018 a 01/04/2020), DANIELA APARECIDA MONTEIRO DE OLIVEIRA (Bolsista - Outros, 20/08/2018 a 01/04/2020), EDNA APARECIDA RODRIGUES (Bolsista - Outros, 15/01/2018 a 26/07/2018), FLÁVIA BATISTA PINTO (Bolsista - Outros, 01/04/2017 a 28/04/2017), ANA TAISSA CLAUDIANO TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2019 a 01/04/2020), PAULA DIAS BEVILACQUA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), GISELE CRISTINA GONÇALVES (Bolsista - Outros, 04/04/2017 a 28/04/2017), KÁLLYTHA STEFANY DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/03/2019 a 01/04/2020), JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), DANIELA LEANDRO REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020), KARINA MAGALHÃES MACEDO (Bolsista - Outros, 11/09/2017 a 01/04/2020), LORENA PEREIRA DOS SANTOS (Estagiário, 27/03/2019 a 23/08/2019), ANA LUISA BORBA GEDIEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2011 a 01/04/2020), ANA FLÁVIA SOARES DINIZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2010 a 01/04/2020) |
DataInicio |
2010-01-01 |
DataTermino |
2020-04-01 |
LinhaExtensao |
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares |
Objetivo |
1. Consolidar o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher tendo como foco promoção e articulação da rede protetiva de combate à violência, acolhimento e encaminhamento de mulheres vítimas de violência, 2- Fortalecer o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher como instância de discussão e proposição de políticas públicas, de caráter democrático e participativo Objetivos específico Consolidar e promover a rede protetiva através da articulação das informações e ações dos diferentes atores que fazem o enfrentamento à violência contra a mulher, direta ou indiretamente na abrangência territorial da Comarca da Defensoria Pública de Viçosa. %uF0A7Estabelecer uma relação de confiança e credibilidade da mulher em situação de violência com o serviço, ouvir o seu relato de forma qualificada, respeitosa e não julgadora, %uF0A7Informar à mulher em situação de violência sobre seus direitos, %uF0A7Elaborar uma anamnese preliminar da situação da mulher atendida e de suas necessidades específicas, %uF0A7Apresentar opções de atendimento e encaminhamento, além de discuti-las com a mulher atendida, %uF0A7Elaborar em conjunto com a mulher atendida um plano de atendimento, explicar os próximos procedimentos e encaminhamentos para a implementação deste plano personalizado de atendimento, %uF0A7Esclarecer qualquer dúvida remanescente. |
PalavrasChave |
gênero, direitos humanos, intersetorialidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Estratégias e avaliação Estratégia 1: Realização de três reuniões com os parceiros de Viçosa (representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Defensores Públicos, NIEG, CRAS, CREAS, Promotor Público, Delegados e Agentes das Delegacias, Policiais Militares, Conselho Tutelar, Orientador dos estudantes do Curso de Psicologia, Orientador dos estudantes do Curso de Direito, Orientador dos estudantes do Curso de Serviço Social, Orientador dos estudantes do Curso de Pedagogia, Orientador dos estudantes do Curso de Comunicação Social, Orientador dos estudantes do Curso de Ciências Sociais, Enfermeiros dos PSF, Grupo AA), para estabelecer prioridades, dividir responsabilidades, organizar a dinâmica de circulação de informação e estudantes e outros encaminhamentos para a rede de proteção às mulheres vitimadas na Comarca da Defensoria da Viçosa, Avaliação: participação dos parceiros, capacidade de envolvimento das instituições. Sistemática da Avaliação: presença dos participantes nas reuniões, diálogo e análise no grupo para definição de funções, atividades e distribuição de participantes Indicadores: registro da presença dos representantes, relatoria da sistematização das funções atividades em todas as instituições envolvidas e da plena distribuição dos estudantes na rede Estratégia 2: Realização de 5 encontros para articulação com Secretarias Municipais, Conselhos, Centros de Referencia, Delegacia, para o agendamento de visitas e/ou reuniões visando encaminhamento nas parcerias para organização da rede de proteção às mulheres vítimas de violência, municípios da Comarca da Defensoria da Viçosa, Avaliação: capacidade de localizar e articular parceiros em cada um dos cinco municípios da Comarca. Sistemática da Avaliação: diálogo e análise da Coordenação do Programa sobre os encontros realizados. Indicadores: relatório sobre número de encontros realizados em cada município, relatório sobre o número de agendamentos realizados para organização da segunda fase. Estratégia 3: Realização de cinco reuniões com os parceiros dos outros municípios da Comarca da Defensoria da Viçosa para estabelecer prioridades, dividir responsabilidades, organizar a dinâmica de circulação de informação e estudantes e outros encaminhamentos para a rede de proteção às mulheres vitimadas na comarca de Viçosa. Avaliação: participação dos parceiros em cada um dos cinco municípios, capacidade de envolvimento das instituições de cada um dos cinco municípios. Sistemática da Avaliação: presença dos participantes nas reuniões, diálogo e análise no grupo para definição de funções, atividades e distribuição de participantes Estratégia 4: Realização de duas reuniões com os parceiros para distribuição estudantes extensionistas nos espaços de atendimento às mulheres vítimas de violência, organizar a rotina de orientação e de supervisão. Avaliação: participação dos parceiros, capacidade de envolvimento das instituições. Sistemática da Avaliação: presença dos participantes nas reuniões, diálogo e análise no grupo para definição da rotina de atividades nos espaços de atendimento ás mulheres vítimas de violência orientação e de supervisão de estudantes, Indicadores: registro da presença dos representantes, relatório da sistematização da rotina de atividades nos espaços de atendimento ás mulheres vítimas de violência e orientação e de supervisão de estudantes Estratégia 5: Realização do acolhimento e encaminhamento de mulheres vítimas de violência no CREAS, Delegacia, Defensoria, Casa de Mulheres na Comarca de Viçosa durante 35 semanas. Avaliação: participação dos estudantes e parceiros, acolhimentos e encaminhamentos de mulheres vítimas de violência realizados, agilidade e efetividade da rede. Sistemática de Avaliação: registro de participação de estudantes e parceiros durante o período de 35 semanas, registro acolhimentos e encaminhamentos de mulheres vítimas de violência realizados, análise dos estudantes e parceiros com a Coordenação do Programa sobre a agilidade e efetividade da rede, Indicadores: registro de presença de estudantes e parceiros durante o período de 35 semanas, relatório do registro acolhimentos e encaminhamentos de mulheres vítimas de violência realizados, relatoria sobre a análise dos estudantes e parceiros com a Coordenação do Programa sobre a agilidade e efetividade da rede. Estratégia 6: Realização de três reuniões com a equipe interna para avaliação do trabalho desenvolvido Avaliação: participação dos membros da Coordenação do programa, análise e encaminhamentos dados pela equipe. Sistemática de avaliação: registro da participação dos membros da Coordenação do programa, análise dialogada no grupo, Indicadores: registro da participação dos membros da Coordenação do programa, relatório das análises e encaminhamento reuniões. Estratégia 7:. Organização de dois encontros para revisão/avaliação da proposta original Avaliação: participação de todos envolvidos no programa (professores, estudantes, parceiros), análise dialogada das relatorias e relatórios realizados, capacidade de identificação de ´gargalos´ do programa, capacidade de proposição de adequações, capacidade de encaminhamentos, Sistemática de avaliação: registro da participação de todos envolvidos no programa (professores, estudantes, parceiros), apresentações de relatorias, debates dialogados, relatoria das análises, adequações e encaminhamentos. Estatégia 8: Sistematizar a experiência de trabalho com a produção de relatório final do trabalho a ser encaminhado para organização e planejamento do trabalho do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Rede Protetiva para o ano de 2012. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa, Cajuri,Canaã, Coimbra, Paula Candido, São Miguel do Anta, Ervália |
PessoasAtendidas |
865 |
PessoasAtendidasPorMes |
865 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27925 |
CodigoLancamento |
30104 |
NumeroRegistro |
PRJ-053/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROMOÇÃO DA MELHORIA DA NUTRIÇÃO MATERNA E INFANTIL NO PROGR... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO (Coordenador, 01/02/2013 a 31/01/2014), LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO (Orientador, 01/02/2013 a 31/01/2014), KAMILA DE SOUZA ALVES (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/01/2014), RAQUEL MARIA AMARAL ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2014-01-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Promover a melhoria da nutrição materna e infantil no Programa Saúde da Família (PSF) do município de Porto Firme MG, por meio de atividades educativas individuais e coletivas, no sentido de promover a autonomia e o empoderamento das usuárias e das Equipes de Saúde da Família (ESF). |
PalavrasChave |
Nutrição, Grupo Materno-Infantil, Alimentação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Articulação do ensino e pesquisa com a extensão por meio da avaliação do estado nutricional do grupo materno-infantil e orientações nutricionais necessárias, Articulação da extensão com o ensino e pesquisa por meio de atividades educativas coletivas e individuais a serem realizadas com o grupo materno-infantil e com profissionais de saúde do município, Transmissão de conceitos acerca dos fatores envolvidos na relação nutrição/saúde ao grupo materno infantil e aos profissionais de saúde do município, de forma a contribuir para um permanente processo de ensino e aprendizagem na área da nutrição, sendo eles mesmos multiplicadores dos conceitos aprendidos e praticados durante a execução do projeto. Formação humana do bolsista, sensibilizando-os com a realidade local e estimulando-os a buscar soluções, de forma que compreendam a importância do elo universidade-comunidade na promoção da saúde. |
LocalidadeAtendida |
Gestantes, nutrizes e crianças atendidas no Programa Saúde da Família do município de Porto Firme |
PessoasAtendidas |
560 |
PessoasAtendidasPorMes |
60 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30104 |
CodigoLancamento |
30110 |
NumeroRegistro |
PRJ-245/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PORTADORES DE HIPERTEN... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA (Coordenador, 29/01/2013 a 29/01/2015), ADRIANA MARQUES DE SOUZA (Bolsista PIBEX, 29/01/2013 a 29/01/2015), CARLA DE OLIVEIRA BARBOSA ROSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 29/01/2013 a 29/01/2015), ANDREIA QUEIROZ RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 29/01/2013 a 29/01/2015), SONIA MACHADO ROCHA RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 29/01/2013 a 29/01/2015), TIAGO RICARDO MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 29/01/2013 a 29/01/2015), RODRIGO GOMES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 29/01/2013 a 29/01/2015), JULIANA COSTA MACHADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 29/01/2013 a 29/01/2015), LUCIANA SARAIVA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 29/01/2013 a 29/01/2015), ANA CAROLINA DE PAULA LIMA (Bolsista Fapemig, 29/01/2013 a 29/01/2015) |
DataInicio |
2013-01-29 |
DataTermino |
2015-01-29 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Desenvolver diferentes estratégias de educação em saúde e nutrição visando à orientação de mudanças nutricionais indicadas no tratamento da HAS e avaliar a adesão dos portadores de HAS às intervenções realizadas no município de Porto Firme-MG. |
PalavrasChave |
Hipertensão Arterial, Educação em Saúde, Promoção da Saúde |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Será realizado um estudo de intervenção, do tipo ensaio comunitário, exploratório, longitudinal, comparativo, aleatorizado e não cego, de abordagem quantiqualitativa. Os participantes do projeto serão alocados em 3 grupos, de forma a comparar diferentes modalidades de intervenção em saúde. O grupo 1 será constituído pelos indivíduos que participarem ativamente das oficinas educativas mensais na unidade de saúde, que serão conduzidas e planejadas pelos estudantes, visando orientações para o tratamento não farmacológico da HAS. O grupo 2 será constituído por indivíduos que além das oficinas educativas mensais, receberão visitas domiciliares periódicas realizadas pelos estudantes, seguindo um programa de educação nutricional sistemático e acompanhamento familiar. O grupo 3 será constituído pelos indivíduos que não participarem ativamente das atividades em grupo, ou seja, de três das seis oficinas que serão realizadas. Os grupos serão comparados quanto à adesão ao tratamento não farmacológico, de acordo com as intervenções propostas. Serão incluídos no estudo todos os indivíduos com idade maior ou igual a 18 anos, portadores de hipertensão, sem acompanhamento nutricional, que aceitarem participar do estudo após o devido esclarecimento e que tenham disponibilidade de participar das atividades. Apenas serão excluídos do estudo, os indivíduos que apresentarem condições clínicas graves que necessitem de atendimento especializado, assim como gestantes e indivíduos com história de alcoolismo e/ou uso abusivo de drogas. A amostra do grupo 1 será composta por todos os indivíduos cadastrados que participarem ativamente das atividades em grupo. A amostra do grupo 2 será composta por trinta indivíduos, escolhidos de forma aleatória, por sorteio. O tamanho da amostra para este subgrupo foi definido a priori pela equipe de pesquisadores, uma vez que as visitas domiciliares serão realizadas por uma única pesquisadora, devidamente capacitada pela equipe, o que restringe o tamanho amostral. A amostra do grupo 3 será composta pelos indivíduos cadastrados e que não participarem de pelo menos 50% das atividades em grupo. As intervenções terão duração de seis meses e constarão das seguintes estratégias, de acordo com cada grupo: - Grupo 1: oficinas mensais, visando a prevenção de agravos, com ênfase na terapêutica dietética da HAS por meio de atividades educativas participativas e dialógicas. - Grupo 2: oficinas educativas mensais e orientações domiciliares periódicas. As orientações domiciliares serão realizadas pelos pesquisadores no horário da principal refeição do dia e seguirão um plano sistemático de educação nutricional. - Grupo 3: sem intervenção dos pesquisadores. Nas intervenções, utilizar-se-á um modelo de educação interativa, segundo o qual os portadores de hipertensão serão estimulados a identificar suas necessidades e dificuldades, refletindo sobre as situações cotidianas. Nas oficinas em grupo, a troca de vivências e experiências entre os membros do grupo será estimulada para adequar a essa população específica os conhecimentos necessários sobre doença, seus determinantes e seu controle. As práticas de intervenção e orientação nutricional nas visitas domiciliares serão personalizadas segundo as necessidades identificadas em cada situação específica. |
LocalidadeAtendida |
Porto Firme |
PessoasAtendidas |
270 |
PessoasAtendidasPorMes |
270 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30110 |
CodigoLancamento |
30113 |
NumeroRegistro |
PRJ-209/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO DE ADULTOS: UMA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
ROSA CRISTINA PORCARO (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), ANGÉLICA MARTINS DA SILVA (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 31/12/2012), JESSICA DE FREITAS LOPES (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 31/12/2012), RITA DE CÁSSIA MARTINS (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 31/12/2012), PAULA FERREIRA MARTINS (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 31/12/2012), DEISE DO CARMO SILVA (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 31/12/2012), SOLAINE MARIA MONTEIRO (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 28/02/2012), APARECIDA DAS GRAÇAS SILVA FELÍCIO (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 31/12/2012), MARIANA APARECIDA MARTINS MENDES (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 30/09/2012), DENISE DE SOUZA ASSIS (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 28/02/2012), IURI FREITAS PAGLIOTO (Bolsista PROEXT, 01/03/2012 a 30/06/2012), LUAN MARTINS DE OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/03/2012 a 31/07/2012), INGRID LOURENÇO (Bolsista PROEXT, 01/03/2012 a 31/12/2012), ALINE PATRÍCIA DO CARMO (Bolsista PROEXT, 01/08/2012 a 31/12/2012), BIANCA SILVA MÉDICE DE OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/08/2012 a 31/08/2012), DANIELA SARAIVA MAFIA (Bolsista PROEXT, 01/09/2012 a 31/12/2012), JÉSSICA PAULA DA CRUZ (Bolsista PROEXT, 01/09/2012 a 31/12/2012), ADRIELE JÉSSICA DO CARMO (Bolsista PROEXT, 01/12/2012 a 31/12/2012), VALQUÍRIA DO CARMO DE SALES (Bolsista PROEXT, 01/12/2012 a 31/12/2012), ÁIDA SILVA PENNA (Bolsista - Outros, 01/08/2012 a 31/12/2012), MARIA DALVA DE FREITAS (Orientador, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Jovens e adultos |
Objetivo |
Oferecer turmas de alfabetização, inclusão digital e educação para a saúde de adultos e idosos da comunidade viçosence |
PalavrasChave |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, INCLUSÃO DIGITAL, FORMAÇÃO DOCENTE |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Aulas de Alfabetização de Adultos - Aulas de Inclusão Digital - Aulas de Educação para a Saúde - Formação docente para graduanos da Pedagogia e das Licenciaturas da UFV |
LocalidadeAtendida |
VIÇOSA |
PessoasAtendidas |
110 |
PessoasAtendidasPorMes |
110 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30113 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |