Envolvidos |
JULIANA APARECIDA MENDONÇA (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011), PATRICIA DO CARMO TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MARIA AMÉLIA MOREIRA MACHADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MEIRE CRISTINA SILVÉRIO GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MIXELE DE CÁSSIA ROSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), MOACIR CUSTÓDIO FERREIRA JÚNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011) |
Objetivo |
Desenvolver atividades de leitura, com estudantes nas séries inicias do Ensino fundamental, que favoreçam o despertar do interesse e gosto pela leitura, no sentido de formar leitores autônomos, efetivamente comprometidos com a prática social, através do estímulo à sensibilidade, criatividade, criticidade, contribuindo, desse modo, para a construção de uma cidadania mais plena. Tais objetivos deverão ser traduzidos nas ações que serão implementadas paulatinamente. |
AtividadesProjeto |
%u2022Utilizar o espaço da biblioteca, através do Laboratório de Leitura, Literatura, %u2022Estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação do leitor nas séries iniciais, %u2022Estimular o trabalho com a oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para as várias possibilidades de leitura, %u2022Incentivar a criação na escola, da figura do professor contador de histórias, %u2022Identificar na comunidade, pessoas contadoras de histórias, bem como, incentivar a sua participação nesse projeto, fazedores de versos, poesias e etc., %u2022Acompanhar e participar o trabalho dos professores em sala de aula, %u2022Disseminar e multiplicar as metodologias para formação do leitor, %u2022Habilitar o aluno para consulta em bibliotecas (conhecimento de regras de funcionamento, cuidados com acervo, procedimentos para inscrição, consulta e/ou retirada de trabalhos, %u2022Discutir com o corpo docente, discente e demais educadores, o interesse pela biblioteca, não só, como lugar, onde a prática de leitura, pesquisa e consulta, mas voltada para a satisfação de necessidades mais amplas do ser humano (culturais, afetivas, estéticas, etc. %u2022Expandir as formas de interpretação de textos escritos para diferentes campos de linguagem (teatro, artes plásticas, música, cinema, etc.). %u2022Proporcionar acesso de alunos das séries iniciais a novas tecnologias, como o computador, por exemplo, desmistificando seu uso e viabilizando-o como nova possibilidade de linguagem. %u2022Incentivar a participação de pais e mães dos alunos, nas discussões e atividades sobre a importância da leitura, nas oficinas de criatividade, apresentação de trabalhos, peças teatrais, saraus e etc. %u2022Criar um ambiente de aprendizagem onde o aluno possa reconstruir experimentos e conceitos. %u2022Criar espaços participativos, onde os alunos poderão trocar idéias e habilidades, partilhar erros e acertos. |