AtividadesProjeto |
Atividades a serem desenvolvidas Educação Nutricional - As atividades compreenderão palestras interativas, dinâmicas, discussões, demonstrações, jogos e peças teatrais. Serão considerados as dimensões e estilos de aprendizagem do público assistido e a seleção do meio de comunicação e técnicas de ensino mais adequados para a compreensão do assunto abordado. Será adotada uma abordagem construtivista em que o educador passa de transmissor do conhecimento para facilitador da aprendizagem. Os participantes serão estimulados a terem iniciativa para questionar, descobrir e compreender a realidade em que estão inseridos e sua relação com a temática da alimentação saudável (JÓFILI, 2002). As atividades de educação nutricional serão semanais, com duração de aproximadamente 30 minutos. - Aulas de preparo de alimentos em todas as instituições, as quais serão programadas com antecedência com os manipuladores de alimentos que ajudarão na higienização e corte dos alimentos. Os assistidos também ajudarão no preparo dos alimentos e serão estimuladas a conhecê-los e a experimentá-los. Os materiais educativos serão planejados semanalmente. - Atividades lúdicas com elaboração de jogos da memória, quebra-cabeças, teatro, histórias, dinâmicas e fantoches, todos relacionados à alimentação saudável com valorização da composição valor nutricional das frutas e hortaliças cultivadas na própria horta. - Utilização da Pirâmide Alimentar como instrumento na educação nutricional e, além disso, ocorrerá a construção da ?Pirâmide Adaptada à Comunidade? pelos assistidos de acordo com o hábito alimentar dos mesmos. Manutenção das hortas nas instituições - As atividades desenvolvidas compreenderão: o envio de sementes de hortaliças, flores, condimentares e medicinais, além de utensílios para o manejo da horta, suprindo as possíveis deficiências das instituições, acompanhamento da horta escolar por profissionais habilitados (estudantes dos cursos de Agronomia e Nutrição). - A AgroPlan-UFV atenderá as Instituições assistidas por meio visitas semanais realizadas pelos estagiários do projeto, que acompanhará as práticas e manejos necessários na condução e produção de hortaliças, plantas medicinais e frutas. A assessoria técnica e operacional oferecida pela Empresa será fundamentada no planejamento das culturas exploradas, a época de semeio adequada, a demanda de insumos e implementos que serão utilizados na área de plantio e produção, os tratos culturais relacionados à cultura, desde adubação, controle de pragas, doenças e plantas daninhas que possam surgir nas culturas implantadas, esclarecendo as possíveis dúvidas e questionamentos que possam surgir durante a execução das atividades, tanto pelos profissionais quanto pelos demais integrantes do Projeto (crianças, idosos, professores, funcionários, etc). Elaboração de receitas de baixo custo com hortaliças e frutas cultivadas na hora, adequados do ponto de vista nutricional, para as refeições servidas. - O bolsista juntamente com os estagiários voluntários testarão novas receitas que se adequem à realidade das instituições no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade Federal de Viçosa, - Avaliação sensorial das receitas pelos assistidos para verificar aceitação, - A partir das receitas aprovadas será elaborado cardápio mais saudável e mais atrativo, - Elaboração de um livro de receitas que será disponibilizado nas instituições. %u2022Capacitação para Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Higiene dos Alimentos. - Será realizado acompanhamento das atividades de recepção, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição das refeições em dias escolhidos aleatoriamente e será realizado um check list adaptado da RDC n° 275 de outubro de 2002, para avaliar a adequação, principalmente, quanto às boas práticas de fabricação de alimentos (BRASIL, 2002). Feita esta etapa inicial de diagnóstico serão desenvolvidas ações de ajustes das técnicas usadas nos locais de produção das refeições. - Serão realizados também encontros de capacitação das cozinheiras que abordarão temas como: controle de qualidade no preparo de refeições. As dinâmicas que serão desenvolvidas serão: - Dinâmicas de grupo: discussões acerca de medidas de higiene, elaboração de preparações seguindo as boas práticas de fabricação. - Dinâmicas individuais: acompanhamento durante a execução das tarefas acima para explicação mais detalhada de cada passo. %u2022Avaliação das atividades Para medida do aprendizado será realizada uma avaliação informal, por meio de observação direta, no início e no final do projeto para avaliação da eficácia das metodologias empregadas e também avaliação formal através da aplicação de questionário. |