AtividadesProjeto |
Serão debatidos subtemas durante os encontros, escolhidos ao começo de cada mês, como por exemplo: gênero e desigualdade, sexualidade e religião, identidade e bem-estar social, inclusão igualitária, etc... Os subtemas serão os mesmos para os grupos de alunos/as e professores/as e funcionários/as. Os subtemas estão sempre encaixados no eixo Gênero, Identidade e Sexualidade. Os subtemas serão tratados da seguinte forma: - Discussões com os/as participantes sobre como este subtema está ligado em sua vida escolar e pessoal. - Intervenção das discussões, através de textos científicos e debate midiático (jornais, filmes, revistas, livros, etc..) - Ao final do mês, haverá junção dos grupos de professores/as e funcionários/as e do grupo de alunos/as para discussão em conjunto. Eles então debaterão e irão expor suas diferentes formas de apreensão dos subtemas. A metodologia do vídeo-documentário virá sob forma de um roteiro de entrevista feito previamente com o intuito de identificar as opiniões, crenças, expressões, ações, etc... dos participantes acerca do tema-eixo (Gênero, Identidade e Sexualidade) e de outros temas como homofobia, heteronormatividade, entre outros. Ao final do projeto, o mesmo roteiro será utilizado para podermos identificar como o projeto possibilitou aos participantes uma mudança de perspectiva. O cronograma se divide da seguinte forma: A primeira semana de cada mês será de discussão interna entre os/as estagiários/as para decidir os subtemas a serem tratados e como tratá-los. Haverá também discussão sobre a eficácia das abordagens decididas nos encontros que já aconteceram, para assim, não repetirmos erros prévios. Haverá também um grupo de estudo para integrar os/as estagiários/as para refinamento dos subtemas antes de aplicá-los em sala. Cada estagiário/a tem autonomia para decidir sobre a abordagem dos subtemas, sob auxílio do/da estagiário/a da pedagogia. O resto do mês será reservado aos encontros com os participantes para discussão e reflexão dos subtemas juntamente aos/as estagiários/as. |