gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

1192

NumeroRegistro

PRJ-005/2010

Tipo

Projeto

Titulo

IGUALDADE NÃO É SER IGUAL! PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE E RESPEIT...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

DANIELA LEANDRO REZENDE (Coordenador, 01/03/2010 a 31/12/2010), FELIPE FLITES MOREIRA (Bolsista - Outros, 01/03/2010 a 31/12/2010), MARIANE SILVA REGHIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 31/12/2010)

DataInicio

2010-03-01

DataTermino

2010-12-31

LinhaExtensao

Direitos individuais e coletivos

Objetivo

Abordar o tema da diversidade sexual, de gênero e identitária com os/as discentes/docentes de forma crítica para assim dar-lhes a oportunidade de repensar suas formas de relação com estes assuntos em suas vidas e principalmente na escola. Buscar soluções que promovam a diversidade sexual, diversidade de gênero e diversidade de identidades dentro da escola sem que tais questões sejam vistas sempre sob a ótica da tolerância e sim da igualdade e respeito.

PalavrasChave

Diversidade, Igualdade, Educação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Serão debatidos subtemas durante os encontros, escolhidos ao começo de cada mês, como por exemplo: gênero e desigualdade, sexualidade e religião, identidade e bem-estar social, inclusão igualitária, etc... Os subtemas serão os mesmos para os grupos de alunos/as e professores/as e funcionários/as. Os subtemas estão sempre encaixados no eixo Gênero, Identidade e Sexualidade. Os subtemas serão tratados da seguinte forma: - Discussões com os/as participantes sobre como este subtema está ligado em sua vida escolar e pessoal. - Intervenção das discussões, através de textos científicos e debate midiático (jornais, filmes, revistas, livros, etc..) - Ao final do mês, haverá junção dos grupos de professores/as e funcionários/as e do grupo de alunos/as para discussão em conjunto. Eles então debaterão e irão expor suas diferentes formas de apreensão dos subtemas. A metodologia do vídeo-documentário virá sob forma de um roteiro de entrevista feito previamente com o intuito de identificar as opiniões, crenças, expressões, ações, etc... dos participantes acerca do tema-eixo (Gênero, Identidade e Sexualidade) e de outros temas como homofobia, heteronormatividade, entre outros. Ao final do projeto, o mesmo roteiro será utilizado para podermos identificar como o projeto possibilitou aos participantes uma mudança de perspectiva. O cronograma se divide da seguinte forma: A primeira semana de cada mês será de discussão interna entre os/as estagiários/as para decidir os subtemas a serem tratados e como tratá-los. Haverá também discussão sobre a eficácia das abordagens decididas nos encontros que já aconteceram, para assim, não repetirmos erros prévios. Haverá também um grupo de estudo para integrar os/as estagiários/as para refinamento dos subtemas antes de aplicá-los em sala. Cada estagiário/a tem autonomia para decidir sobre a abordagem dos subtemas, sob auxílio do/da estagiário/a da pedagogia. O resto do mês será reservado aos encontros com os participantes para discussão e reflexão dos subtemas juntamente aos/as estagiários/as.

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

20

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1192


Veja também: 5 6 7 8 9