CodigoLancamento |
30226 |
NumeroRegistro |
PRJ-074/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO URBANA E PATRIMONIAL: CONSTRUINDO SOCIABILIDADE E C... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
GUSTAVO OLIVEIRA COSTA (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 20/11/2013), JANSEN LEMOS FARIA (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Coordenador, 01/08/2013 a 30/12/2013), GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), JOSELIA GODOY PORTUGAL (Orientador, 01/08/2013 a 20/12/2013), LUIZ FERNANDO REIS (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), SINVALINA MARIA FONTES DE CARVALHO (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), HUMBERTO AMORIM OLIVEIRA REZENDE (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), TAYRINE BARCELOS DE FREITAS GOMES (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), JOSARLETE MAGALHAES SOARES (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), CLARISSA FERREIRA ALBRECHT DA SILVEIRA (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS (Orientador, 08/01/2013 a 20/12/2013), ZENAID NATANIELA MONIZ DOS SANTOS (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), LAIS AMATO AVELAR (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013), RAFAELLA DA SILVA CRUZ (Bolsista PROEXT, 08/02/2013 a 28/11/2013) |
DataInicio |
2013-01-08 |
DataTermino |
2013-12-30 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Objetivo geral: despertar na população de Viçosa-MG e da microrregião o interesse pelas questões urbanas, especialmente aquelas vinculadas ao Patrimônio Histórico e Cultural do estado de Minas Gerais, envolvendo as crianças e capacitando os Professores da rede pública de ensino fundamental. Objetivos Específicos: %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto as seguintes questões: elementos e agentes que compõem e constroem o espaço urbano e seu patrimônio edificado, os papéis dos poderes públicos locais, a importância da preservação do meio ambiente, do patrimônio histórico e cultural do município e dos espaços públicos na cidade, os direitos e deveres deles enquanto cidadãos e a importância da participação na definição dos destinos da cidade. %u2022 Capacitar professores da rede pública de ensino fundamental para formação de agentes multiplicadores da Educação Urbana e Patrimonial. %u2022 Promover eventos efêmeros a fim de difundir questões urbanas e os bens patrimoniais de Viçosa e da microrregião. |
PalavrasChave |
educação patrimonial, educação urbana, cidadania |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
1.Reunião com professores e diretores das escolas atendidas pelo projeto, 2.Revisão bibliográfica, 3.Preparação do conteúdo programático para desenvolvimento do primeiro eixo estrutural do projeto: Educação Urbana, 4.Preparação de peças teatrais infantis sobre os temas abordados no projeto, 5.Apresentação de peças teatrais em espaços públicos das cidades atendidas pelo projeto, 6.Atividades em sala de aula com as crianças das escolas atendidas, 7.Divulgação do curso de capacitação nas escolas das cidades envolvidas e seleção dos professores interessados, 8.Levantamento sobre a história de cada cidade atendida pelo projeto, 9.Preparação de conteúdo programático e elaboração do Guia Didático para o curso de capacitação do professores, 10.Realização do curso de capacitaçãop dos professores, 11.Preparação de material para divulgação do acervo histórico de cada uma das cidades atendidas, 12.Realização de exposições temáticas sobre Educação Urbana e Patrimonial no 13.Campus da UFV e outras áreas públicas, 14.Preparação de artigos e resumos para publicação em revistas e eventos científicos, 15.Redação de relatório final. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa, Cajuri, Teixeiras, Coimbra e Paula Candido |
PessoasAtendidas |
3540 |
PessoasAtendidasPorMes |
280 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30226 |