gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

25372

NumeroRegistro

PRJ-210/2011

Tipo

Projeto

Titulo

CULTURA DO AUTOCONHECIMENTO E DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA: PRÁT...

AreaCNPQ

Linguistica,Letras e Artes

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Saúde

Envolvidos

ALBA PEDREIRA VIEIRA (Coordenador, 01/02/2010 a 31/12/2025), MARISTELA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2013), MAIARA LIS DE BARROS GODINHO (Bolsista PROEXT, 01/02/2010 a 31/12/2013), RODRIGO SIQUEIRA BATISTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2017), ANDREIA PATRICIA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2017), PLINIO MAGALHAES MADUREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2017)

DataInicio

2010-02-01

DataTermino

2025-12-31

LinhaExtensao

Artes integradas

Objetivo

Objetivo Geral: Promover a arte de bem viver por meio do autoconhecimento e do despertar da consciência dos praticantes e das comunidades acadêmicas e Viçosenses, por meio de práticas de Shivam Yoga na UFV, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida intrapessoal e interpessoal. Objetivos Específicos: Promover a continuidade da prática de Shivam Yoga na UFV com a comunidade acadêmica e viçosense. Favorecer uma maior articulação entre os praticantes e a cultura oriental. Estimular a reflexão dos praticantes sobre seu estilo de vida, suas ideologias, filosofias de vida, condições existenciais, assim como do seu papel na sociedade e suas relações sociais. Incentivar o cuidado dos praticantes a respeito da sua saúde física e emocional.

PalavrasChave

Cultura, Arte, Saúde

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

A proposta busca promover a cultura do Shivam Yoga na UFV por meio da prática contínua com as turmas de aproximadamente 25 pessoas. Cada turma terá sessões semanais com duração de uma hora cada. As sessões de Yoga se basearão na metodologia de Patañjali, o qual foi o codificador dos vários tipos de yoga praticados na Índia antiga, por volta de 360 A.C. Os Aforismos de Patañjali se dividem em quatro capítulos, os quais descrevem os objetivos do Yoga, seus elementos e os modos corretos da prática. Em um de seus aforismos ele apresenta a seguinte definição para o Yoga: ?Yoga Chitta Vritti Nirodhah?, tendo o significado de que o Yoga é a parada das ondas mentais. Já em outro aforismo, ele cita que os sintomas da dispersão metal são o sofrimento, o desespero, o nervosismo e a respiração irregular. Dessa forma, ele percebeu que a prática contínua do Yoga e da meditação, nos afastaria do sofrimento, do desespero, do nervosismo, levando-nos ao autodomínio e à harmonia entre corpo, mente e emoções. (ALMEIDA, 2007). Para ele, há, portando, vários métodos e formas de se atingir a serenidade da mente. Além da prática da amizade para aqueles que são felizes, da alegria para aqueles que são bons, da indiferença para aqueles que não agem com ética, e da compaixão para aqueles que são infelizes, há outras formas de controle das vibrações mentais, tais como a obtenção do domínio da respiração, ou seja, através do domínio do Prana (bioenergia cósimica), através dos Pranayamas (exercícios de respiração) do Yoga (ALMEIDA, 2007). Patañjali conclui através de uma seqüência afirmando que aquele que obtiver o controle dos Vrittis (flutuações da mente) conseguirá uma perfeita integração consigo mesmo e com o mundo exterior. Dessa forma, e considerando a sua importância, é que a metodologia do presente projeto se baseará nos oito passos do Yoga, codificado por Patañjali em seus aforismos, o mais clássico e antigo registro do yoga, os quais são: 1)Yamas (princípios comportamentais que devem ser observados para com o mundo exterior): Ahimsa (a prática da não-violência), Satya (a prática da verdade), Asteya (a prática de se buscar o sucesso sem destruir o sucesso do outro), Aparigraha (a prática de se buscar a realização sem destruir a do outro), Bramacharya (a prática de se utilizar a energia da sexualidade de forma consciente). 2)Nyamas (princípios comportamentais que devem ser observados para com o mundo interior): Saucha (a prática das purificações), Santosha (a prática do contentamento), Tapas (a prática da disciplina), Swadhyaya (a prática do autoestudo), Ishwarapranidhana (a prática da autoentrega). 3)Asanas: exercícios psicofísicos. 4)Pranayamas: exercícios de respiração 5)Pratyahara: a prática do domínio dos sentidos 6)Dharana: a prática da concentração mental 7)Dhyana: a prática da meditação Samadhi: a prática das etapas anteriores a fim se atingir a iluminação da consciência.

LocalidadeAtendida

Comunidades acadêmica e viçosense em geral.

PessoasAtendidas

300

PessoasAtendidasPorMes

75

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=25372


Veja também: 447 448 449 450 451