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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

26457

NumeroRegistro

PRJ-044/2012

Tipo

Projeto

Titulo

RESGATE E/OU AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE OS FRUTOS DO ...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Saúde

Envolvidos

DIEGO ALVARENGA BOTREL (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), MARTHA ELISA FERREIRA DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), HENRIQUE SILVANO ARRUDA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), REGIANE VICTORIA DE BARROS FERNANDES BOTREL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Segurança alimentar

Objetivo

Objetivo geral: - Resgatar e/ou ampliar os conhecimentos de crianças de 7 a 9 anos de uma Escola de Rio Paranaíba (MG) quanto os frutos do cerrado (cagaita - Eugenia dysenterica, mangaba - Hancornia speciosa, araticum - Annona crassiflora e pequi - Caryocar brasilense) para estimular o consumo alimentar destes frutos pelas crianças e seus familiares. Objetivos específicos: - analisar o conhecimento sobre os frutos do cerrado por crianças de 7 a 9 anos de uma Escola de Rio Paranaíba (MG), - realizar análise sensorial e através dos órgãos dos sentidos (paladar e visão) de produtos elaborados a partir dos alimentos (araticum e cagaita) por estas crianças, - estimular o consumo alimentar dos frutos do cerrado trabalhado no projeto pelas crianças e seus familiares, - resgatar e/ou reforçar os conhecimentos quanto estes alimentos e suas ações na prevenção e tratamento de doenças, - escrever artigos científicos originais e submetê-los a revistas de extensão.

PalavrasChave

frutas do cerrado, alimentação, saúde

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Etapa 1 1 - Realização de uma palestra sobre a importância dos frutos do cerrado na alimentação humana, destacando principalmente os frutos cagaita, mangaba, araticum e pequi. 2- Aplicação de um questionário estruturado no início e no final da palestra para avaliar o nível de conhecimento pregresso e o incorporado. 3- Interpretar o trabalho do histórico dos frutos do cerrado na região do Alto Paranaíba quanto a fonte pesquisada, tipo de alimento conhecido e consumido pela sua família, fotos ou figuras destes alimentos, desenhos coloridos dos frutos do cerrado feito pelos alunos pesquisados e as melhores receitas com estes alimentos. Etapa 2 1 - Realizar a avaliação dos alunos utilizando os órgãos dos sentidos (paladar e visão) quanto ao conhecimento destes frutos do cerrado (cagaita e araticum). 2 - Realizada a análise sensorial dos produtos. OBS: a análise sensorial e do conhecimento do araticum será realizada em fevereiro e março (mês no qual os frutos estarão maduros) e a da cagaita será realizada em setembro e outubro (mês no qual os frutos estarão maduros). Etapa 3 1 Realização de uma palestra para explicar os resultados da análise do conhecimento e da análise sensorial. OBS: Mês de março para os resultados do araticum e outubro para o mês da cagaita. 2 Montagem de uma cartilha com os frutos trabalhados na etapa 1 e com os resultados do estudo do histórico dos frutos do cerrado na região do Alto Paranaíba. OBS: a montagem e entrega da cartilha será no mês de novembro. Etapa 4 1 - Apresentação em Congressos, incluindo o SIA/UFV. OBS: será no mês de outubro. 2 - Escrita de artigo original para envio a revistas de Extensão. OBS: elaboração do artigo será nos meses de novembro e dezembro.

LocalidadeAtendida

Alunos de 7 a 9 anos de uma Escola de Rio Paranaíba (MG) e seus familiares.

PessoasAtendidas

150

PessoasAtendidasPorMes

13

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26457


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