Envolvidos |
EDUARDA NOGUEIRA VIEIRA (Bolsista PROEXT, 01/12/2012 a 20/11/2013), CLEITON SÁVIO DE OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/03/2012 a 31/10/2012), JULIANA NEDINA SOUZA (Bolsista PROEXT, 02/05/2013 a 13/09/2013), JULIANA NEDINA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 01/05/2013), TALITA DE CÁSSIA FRANCISCO (Bolsista PIBEX, 01/02/2010 a 30/10/2015), THAIS MARIELEN ALEIXO (Bolsista PROEXT, 01/02/2013 a 31/12/2013), ISIS OLIVEIRA CUNHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2010), VITOR NASCIMENTO SECCHIN (Estagiário, 01/02/2010 a 31/12/2011), THIAGO LOURENÇO PADOVAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2010), VINÍCIUS MENDES CERDEIRA (Bolsista PROEXT, 01/08/2012 a 31/12/2012), ALICE SANCHES MELO (Bolsista PROEXT, 01/09/2012 a 31/12/2012), CLEOMAR MARIN ARAUJO (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 31/12/2015), ANA CAROLINA FÉLIX LEÃO (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 31/12/2015), RODRIGO JARDIM ALMEIDA (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 31/12/2015), RENATO DE SOUZA LEONI ROCHA (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 31/12/2015), ELISA GRAMACHO DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2010 a 31/12/2015), ELISA GRAMACHO DE OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/02/2016 a 31/12/2016), TALITA DE CÁSSIA FRANCISCO (Bolsista PROEXT, 01/11/2015 a 31/12/2015), YAGO PEREIRA DE SOUZA (Bolsista PROEXT, 01/02/2011 a 31/12/2016), YAN DUARTE TEIXEIRA BONOTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/04/2016 a 31/12/2016), HYAGO DE OLIVEIRA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2016 a 31/12/2016), DAYANNE CREMONEZ AMÂNCIO (Estagiário, 01/02/2010 a 31/12/2010), NATANAEL JÚNIOR DUARTE SILVA (Bolsista PROEXT, 01/04/2012 a 31/08/2012), MARIANA CANDIAN PEREIRA (Bolsista PROEXT, 01/03/2012 a 31/12/2012), LUCAS DIAS MASSARDI (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/08/2016 a 31/12/2016), DÉBORA CRISTINA LUCAS DOS SANTOS (Bolsista PROEXT, 01/08/2016 a 31/12/2016), ELEIDIMAR REGINALDO (Bolsista PROEXT, 01/08/2016 a 31/12/2016), FERNANDA MÁRCIA SOUZA (Bolsista PROEXT, 01/11/2015 a 31/07/2016), RENATO MÁRCIO SOUZA VIANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2012), ANGÉLICA DA SILVA LOPES (Bolsista PROEXT, 08/03/2011 a 30/06/2012), CRISTINE CAROLE MUGGLER (Coordenador, 01/02/2010 a 31/12/2014), CRISTINE CAROLE MUGGLER (Coordenador, 01/02/2010 a 31/12/2012), LUCAS GONTIJO DE GODOY (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2012), ANA CRISTINA LOPES JORGE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2012), ERLAINE APARECIDA DA SILVA (Estagiário, 01/02/2010 a 31/12/2011), LEILIANE SOUZA BHERING (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2012), NAYHARA FREITAS MARTINS GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2010 a 31/12/2012), GABRIEL DE ALMEIDA COUTINHO MELO (Bolsista PROEXT, 01/08/2016 a 31/12/2016), IGOR DODICO FERNANDES SOARES (Bolsista PROEXT, 01/09/2016 a 31/12/2016), ISAC OLIVEIRA GODINHO (Bolsista PROEXT, 01/08/2016 a 31/08/2016), TAYNARA GOMES DE JESUS (Bolsista PIBEX JR, 02/02/2014 a 31/12/2016), HIDELBLANDI FARIAS DE MELO (Coordenador, 01/10/2019 a 31/12/2020) |
AtividadesProjeto |
Metas: %uF0A7Visitar, conhecer e estabelecer critérios para a seleção de quatro escolas para a realização do trabalho (entre outros, são critérios as necessidades, o interesse e o desejo de envolvimento da escola), %uF0A7Realizar um diagnóstico nas escolas selecionadas, através de visitas e encontros com estudantes, professores e coordenadores para conhecer a estrutura da escola, a realidade escolar, a comunidade em que estão inseridos e os conhecimentos e vivências da comunidade escolar. O diagnóstico vai orientar a construção das ações a serem desenvolvidas na escola, %uF0A7Realizar reuniões semanais da equipe envolvida, para preparação das atividades que serão realizadas nas escolas. Nestas reuniões serão estudados os temas, concebidos os encontros e atividades, definidas as atividades e as dinâmicas, organizados e desenvolvidos os materiais e a serem utilizadas e desenvolvida a organização geral, %uF0A7Elaborar a proposta de trabalho de cada escola em conjunto com os professores, coordenadores e diretores das escolas selecionadas, a partir de uma proposta apresentada pela equipe, %uF0A7Definir os espaços e tempos para a exposição e as atividades do Espaço Proibido não Tocar, para a capacitação de professores, para o desenvolvimento de projetos com os estudantes da escola, %uF0A7Realizar a exposição Solos: evolução e diversidade em pelo menos quatro escolas do município de Viçosa, %uF0A7Organizar e desenvolver cursos de capacitação para professores e demais interessados de modo que esses possam ser multiplicadores das atividades no meio escolar tanto no decorrer quanto após o término do projeto, %uF0A7Organizar e desenvolver pelo menos um projeto interdisciplinar em cada escola selecionada e estimular e orientar a realização de outros em articulação com outros atores e sujeitos das comunidades escolares, %uF0A7Realizar oficinas em seis módulos que serão trabalhados no ao longo de dois meses abordando temas de solos e meio ambiente nos projetos interdisciplinares, %uF0A7Elaborar roteiros, jogos, dinâmicas e experimentos que (re)signifiquem e articulem conteúdos de solos e meio ambiente para as oficinas e projetos interdisciplinares, %uF0A7Organizar e montar kits didáticos de rochas, minerais e materiais de solos para utilização nas atividades do projeto e para doação às escolas, %uF0A7Realizar pelo menos dois encontros de capacitação e dois seminários de avaliação e planejamento das atividades, %uF0A7Elaborar materiais didáticos de apoio aos professores e comunidades escolares, assim como cartilhas e informativos que possam ser entregues aos estudantes e suas famílias, aproximando assim, a comunidade das ações de extensão da universidade, %uF0A7Registrar, relatar, analisar e avaliar cada atividade realizada, subsidiando a sistematização das atividades e a reflexão teórica da equipe, %uF0A7Realizar reuniões mensais para avaliar as ações do projeto bem como o envolvimento da equipe %uF0A7Realizar uma oficina final de avaliação, com as professoras participantes no ano do projeto, estagiários e bolsistas do PES. %uF0A7Produzir e organizar acervo de imagens (vídeos e fotos) produzidas no decorrer do projeto, %uF0A7Conceber, produzir e distribuir um documentário sobre o projeto, que funcionará como ferramenta de avaliação das atividades e de divulgação das ações do projeto, %uF0A7Elaborar relatórios parciais e final de atividades. |