Envolvidos |
ANA CAROLINA SENA PAIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), CAROLINA NOGUEIRA MAFRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), EDUARDA OLIVEIRA REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), JÉSSICA BANDEIRA DE MELO CARVALHO PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), LÍGIA DA SILVA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), MARCELA CRISTINA PRADO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), MATHEUS DE BRITO CORREA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), ANA AUGUSTA PASSOS REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/02/2011 a 30/12/2011), JOSE CARLOS BOHNENBERGER (Coordenador, 03/01/2011 a 30/12/2011), THAIS COVRE DELBONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), RENATA ROCHA TÔRRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), MOISÉS OLIVEIRA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), PAULA AFONSO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), PAULO ROBERTO SILVEIRA SILVA (Bolsista PIBEX, 03/01/2011 a 30/12/2011), ALICE DO CARMO PRECCI LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), ALANA DE OLIVEIRA PEREIRA VILETE (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), ALINE SOUZA MAGALHÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), GABRIEL BORDA ATTIE VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), GABRIEL KOYRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), IARA SILVA JAQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011), KIM VIEIRA GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2011 a 30/12/2011) |
AtividadesProjeto |
As experiências em educação ambiental estarão relacionadas aos serviços de saneamento, como o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, o controle de vetores, o manejo de águas pluviais e o manejo de resíduos sólidos. Deverão, ainda, contribuir para a melhoria contínua do quadro sanitário do país, da saúde da população, da melhoria do meio ambiente e, conseqüentemente, da qualidade de vida da população (SNSA, 2006). O projeto será desenvolvido em etapas compreendendo a capacitação da equipe de trabalho e desenvolvimento de estratégicas de mobilização, a interlocução entre o PMSBV e o projeto, o desenvolvimento do processo de Educação Sanitária Participativa, a divulgação de material originado deste processo. Nessa seção serão explicitados de maneira sucinta os materiais e métodos usados para o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos. Capacitação da equipe de trabalho A capacitação da equipe de trabalho ocorrerá durante todo o período de vigência do projeto e compreenderá, além do bolsista e orientador, estudantes voluntários extensionistas, professores e servidores. Serão propostos temas para estudo e desenvolvimento de oficinas e seminários em grupo para que os integrantes da equipe se familiarizem com o tema Saneamento. Uma vez segmentado nas ações: a) abastecimento de água, b) esgotamento sanitário, c) controle de vetores, d) manejo de águas pluviais, e e) manejo de resíduos sólidos (SNSA, 2005). O Saneamento será trabalhado no intuito educacional, tendo a necessidade de modelar todo conhecimento técnico em metodologias educacionais adequadas para crianças e adolescentes. Assim, este trabalho compreenderá na construção e desenvolvimento de metodologias participativas de capacitação em Saneamento. Serão realizados seminários relacionados às ações de saneamento discriminadas acima. Sendo registradas observações e impressões pessoais fazendo a ligação do tema da apresentação com as diretrizes do PMSBV, objetivando na interlocução entre seminários e o plano municipal. Os seminários serão apresentados no auditório do DEC/UFV em dupla com duração máxima de 30 minutos, sendo aberta comunidade universitária. A capacitação da equipe de trabalho também contará com uma pedagoga para auxiliar nas maneiras de lidar com crianças, didática adequada para as aulas ministradas às crianças. Interlocução entre o PMSBV e o projeto Para manter o alinhamento do presente projeto com o PMSBV, a equipe de trabalho irá familiarizar-se com os documentos já elaborados pela equipe técnica do plano municipal, na preocupação de manter as diretrizes propostas. Assim como o PMSBV, a equipe de trabalho fará também interlocução com o Plano Diretor de Viçosa (VIÇOSA, 2008), sendo que este deverá ser obrigatoriamente citado na apresentação dos seminários propostos para capacitação. Será incentivada a participação dos integrantes da equipe de trabalho nas atividades da equipe técnica do plano municipal bem como a participação nas reuniões de aprovação do Plano. Educação Sanitária Participativa As oficinas de educação ambiental e mobilização social para o saneamento serão realizadas nas seguintes instituições de ensino: 1º) Escola Ministro Edmundo Lins, tendo duas turmas com oficinas semanais de 2 horas, 2º) Escola Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), tendo duas turmas com oficinas semanais de 1 hora, estas escolas foram escolhidas pelo fato de estarem já envolvidas no Projeto Viçosa Verde. O método a ser conduzido nas oficinas participativas terá como foco a discussão em grupo em temas envolvendo as ações do saneamento, bem como a percepção ambiental do ambiente em que a escola e aluno se inserem. Compreenderão oficinas de reconhecimento, apresentação, socialização e integração do grupo. As oficinas serão baseadas no desenvolvimento de atividades como visitas orientadas no entorno da escola, visitas técnicas a instalações, locais e equipamentos do Sistema de Saneamento no município, como cursos d´água que constituem mananciais de abastecimento, Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), unidades de triagem e da destinação final dos resíduos urbanos (Aterro Sanitário), coleta de lixo porta a porta, bem como outros locais com características sanitárias e ambientais importantes que possam ser ressaltadas, conforme sugeridas por Amaral (2007). Assim, pretende-se aproximar as experiências vivenciadas durante as oficinas com aquelas do dia a dia no bairro, em casa e na escola, permitindo que os conhecimentos construídos tornem os alunos autores participativos na gestão dos serviços de saneamento da cidade. Como atividade lúdica, conforme sugerido por Bernardes (2007) serão trabalhadas dinâmicas de apresentação de participantes, cartela de anotações, jogos interativos, rodas de ciranda com músicas de domínio público, paródias, construção de brinquedos e maquetes, discussão sobre as ações realizadas e apresentação de esquetes. Elaboração de material educativo em Educação Sanitária Durante o processo da educação sanitária, a produção de textos coletivos e ilustrativos, divulgando as impressões e sugestões sobre a situação atual e o PMSBV, será incentivada conduzindo a uma construção conjunta de um informativo educativo, em forma de cartilha ou outro formato. Este produto deverá, em seu conteúdo, abordar os assuntos desenvolvidos nas oficinas temáticas, destacando os resultados obtidos com a educação sanitária participativa dentro das escolas receptoras do projeto. Conceitos, exemplos, métodos de intervenção em saneamento básico, citações e esclarecimentos sobre o PMSBV e do Plano Diretor de Viçosa embasados também no Plano Nacional de Saneamento Básico PLANSAB (SNSA, 2008). O material deverá ser elaborado de forma didática, ao entendimento do público alvo do presente projeto, popularizando as diretrizes do plano municipal de saneamento. Este produto será desenvolvido durante a vigência do projeto, sendo publicado em formato digital e impresso, em abrangência municipal. Este material deverá ter sua aplicação nas demais escolas contando como atores multiplicadores aqueles alunos e interessados envolvidos inicialmente no Projeto. Obs.: Ao término do Projeto deverá ser feita avaliação com o intuito de saber se houve alguma mudança de hábito ou comportamento nas crianças com respeito aos temas abordados durante o projeto. O que poderá ocorrer através de observações relatos, questionários e outros métodos a serem estudados. |