CodigoLancamento |
27162 |
NumeroRegistro |
PRJ-171/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SIMULAÇÃO INTERESCOLAR DE VIÇOSA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNID... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
SÉRGIO HENRIQUE ALVES NORFINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/06/2012 a 12/12/2012), JOÃO VITOR DE FREITAS MOREIRA (Bolsista PIBEX JR, 02/06/2012 a 12/12/2012), GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA (Coordenador, 02/06/2012 a 12/12/2012), RENATA RENA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/06/2012 a 12/12/2012), SILVANA MARCHESANI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/06/2012 a 12/12/2012), LEOMAR TIRADENTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/06/2012 a 12/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-06 |
DataTermino |
2012-12-12 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Objetivo Geral: %u2022Promover a relação intercolegial do CAp-COLUNI com outras escolas de Viçosa em torno da Simulação local dos Comitês das Nações Unidas com o intuito de aprimorar a capacidade de aprendizado por problemas e da vivência interdisciplinar Objetivos específicos: %u2022Efetivar um espaço de articulação das demandas do mundo contemporâneo. %u2022Estimular o interesse dos alunos pelas questões mundiais e locais com o intuito de promover o aprofundamento da cidadania. %u2022Proporcionar uma articulação interdisciplinar que tenha em vista as relações sistêmicas da atualidade. %u2022Conferir aos alunos a possibilidade de participarem de um processo de aprendizagem por problemas aumentando sistematicamente seus níveis de informatividade. %u2022Estimular e desenvolver estratégias argumentativas a partir de situações problema na contemporaneidade. %u2022Favorecer um olhar crítico sobre os processos decisórios do ambiente internacional e local. |
PalavrasChave |
Interdisciplinaridade, Educação, Atualidades |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
Na medida em que a MINIONU, experimentada pelos alunos do CAp/COLUNI, se constitui em um espaço de simulação considerando situações ligadas aos grandes temas mundiais e ao processo institucional de solução e debate dessas demandas, as Simulações internas e interescolares das Nações Unidas representarão um momento ímpar de instrumentalização do conhecimento. As simulações visam reproduzir no ambiente interno dos colégios a forma utilizada nas comissões, comitês e escritórios das Nações Unidas, no intuito de permitir que o estudante experimente o modo institucional de vivenciar o fio das tensões. O trabalho de preparação será desenvolvido pelos professores do CAp/COLUNI e das escolas envolvidas, alunos bolsistas e voluntários do CAP/COLUNI, em especial por aqueles que já passaram pelo processo em anos anteriores. A princípio será feito um convite à direção das escolas, com a apresentação do projeto, e a solicitação de escolha de um professore para ser o interlocutor do projeto junto à referida comunidade escolar. Havendo a adesão da escola o professor interlocutor ficará responsável pela construção da lista de alunos interessados. Em seguida os alunos bolsistas e voluntários do projeto farão, juntamente com os professores, uma apresentação do projeto para os alunos, e marcarão com eles uma data para uma apresentação da estrutura das Nações Unidas. A equipe interdisciplinar do projeto elaborará os manuais de apoio dos comitês, ficando esta primeira experiência limitada a um máximo de três comitês das Nações Unidas, e a definição dos comitês para o momento em que o perfil dos envolvidos for definitivamente descrito. Os alunos e os professores entregarão as regras das simulações e as divulgarão na página da Simulação interescolares das Nações Unidas. Organização de uma Simulação Interna nos Colégios, com a participação dos alunos e professores do CAp/COLUNI Definição com os participantes do número de simulações internas. Realização da simulação Local das Nações Unidas, envolvendo todas as escolas que fizeram a adesão ao projeto. Durante as realizações das simulações internas será estabelecida uma equipe interdisciplinar na escola para acompanhar e avaliar com os alunos o desenvolvimento das dinâmicas. A equipe interdisciplinar é quem irá articular com os outros professores a necessidade do seu envolvimento, considerando a demanda do tema. Durante as preparações para as simulações internas e para a simulação Local das Nações Unidas, será importante que os alunos se apropriem da cultura e das questões lidada à delegação diplomática que eles representarão. Montagem de oficina de elaboração de Documento de Posição Oficial, para o qual será requerida a ajuda dos professores de língua portuguesa e dos alunos que já possuem experiência na elaboração desses documentos. Todo o processo direta ou indiretamente envolverá todas as disciplinas que compõem o currículo básico do Ensino Médio Nacional. |
LocalidadeAtendida |
Escolas Públicas de Viçosa |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27162 |