Envolvidos |
GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), IZABELA FARIAS OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 02/01/2012 a 31/12/2012), FABIANA SILVA DIAS (Bolsista CNPq, 02/01/2012 a 31/12/2012), DÉBORA ELISA GOUVEIA (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), JULIANA TEIXEIRA DO VALE RAMOS (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), JANSEN LEMOS FARIA (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), THAÍSA NUNES NEVES (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), GELSNER DA SILVA PENHA (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), JÉSSICA DE FREITAS DA SILVA (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), SINVALINA MARIA FONTES DE CARVALHO (Bolsista PROEXT, 02/01/2012 a 31/12/2012), JOSARLETE MAGALHAES SOARES (Coordenador, 02/01/2012 a 31/12/2012), CLARISSA FERREIRA ALBRECHT DA SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 31/12/2012) |
Objetivo |
Objetivo Geral: Despertar nos estudantes de séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de Viçosa-MG o interesse pelas questões urbanas, preparando alunos-cidadãos para conhecerem e conviverem no espaço público, na condição de atores sociais coletivos, de forma que eles possam exercer plenamente sua cidadania. Objetivos Específicos: - Aplicar o programa didático desenvolvido no ano de 2012 nas turmas do 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Madre Santa Face, - Desenvolver as sessões semanais de 50 minutos com cada turma do 4° ano da E. E. Madre Santa Face com base em um sistema de exposição teórica seguida de dinâmica de fixação da aprendizagem, - Analisar a apreensão do conteúdo exposto pelos alunos e a motivação dos alunos diante dos temas abordados, - Propor adequações no programa didático a partir dos resultados obtidos em sala de aula e oficinas, - Elaborar um vídeo-documentário sobre Educação Urbana voltado para crianças do 4° ano do Ensino Fundamental, a partir da experiência vivenciada nas aulas ministradas nas escolas públicas. |
AtividadesProjeto |
Durante o ano de 2011, o trabalho relativo à preparação do programa didático das aulas foi executado por meio de pesquisa documental e bibliográfica sobre a temática da Educação Urbana, envolvendo temas relativos à arquitetura e urbanismo e à educação. Para o ano de 2012, esta pesquisa terá continuidade, com objetivo de aprimoramento dos conceitos e abordagens teóricas relacionadas à Educação Urbana. O programa didático deverá ser aplicado através de aulas semanais na E. E. Madre Santa Face. Para atuação na escola serão formadas duas equipes distintas, de dois estudantes universitários em cada uma, sendo cada equipe composta por um estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo e outro do curso de Pedagogia. Um desses estudantes, do curso de Arquitetura e Urbanismo, é o bolsista PIBEX e assumirá a responsabilidade pela organização das atividades das duas equipes. Cada equipe atenderá duas turmas do 4° ano do Ensino Fundamental dessa escola, permitindo que todos os alunos do 4º ano sejam igualmente atendidos. Em um primeiro momento, serão realizadas reuniões com a comunidade atingida com o objetivo de buscar o envolvimento de todos, inclusive com os profissionais da educação (professores e funcionários da escola). Nas sessões semanais com os alunos, que duram, aproximadamente, 50 minutos para cada turma, serão abordados vários temas sobre a cidade, destacando-se: noções de espaços públicos e privados, patrimônio cultural, meio ambiente, os papéis dos poderes públicos locais bem como dos demais agentes que constroem a cidade, democracia participativa, noções de cidadania, discussões sobre direitos e deveres dos cidadãos. As atividades previstas com as crianças visam, de forma lúdica e dinâmica, a construção do conhecimento dos estudantes sobre as questões urbanas de forma que educadores, urbanistas e educandos interajam para que o diálogo coletivo aconteça. O programa didático a ser desenvolvido adotará as seguintes formas de abordagem: - Nos primeiros contatos com a turma serão realizadas atividades visando questioná-los sobre o conceito de cidade, o papel dela e o comportamento de todos para com ela. - Ao longo do ano, serão oferecidas oficinas e dinâmicas interativas (desenhos, fotografias da cidade, colagens, maquetes, etc). Pretende-se com essas oficinas interativas um maior envolvimento e participação das crianças, instigando o interesse delas para com a cidade. Ao fim da atividade, a equipe de trabalho irá utilizar os produtos como ponto de partida para debater as questões urbanas com as crianças. As exposições destes produtos serão também de grande importância para o entendimento do projeto pelos pais e professores dos alunos. - Serão realizados passeios e percursos urbanos por Viçosa, com grupos de até 20 alunos. Serão propostos percursos pela cidade procurando identificar edifícios, conjuntos edificados, ruas, praças, vazios urbanos e espaços verdes, discutindo-se as questões mobilidade, de acessibilidade urbana, configuração especial, patrimônio cultural, patrimônio ambiental, exercitando a observação crítica e a memória das crianças. - Apresentação de teatros de fantoches que envolvam temas relacionados ao urbano. O teatro e os fantoches, assim como outras formas de expressão de arte, são métodos divertidos de disseminar ideias, podendo captar mais a atenção das crianças para o assunto em discussão. - Ao final do ano de 2012, será realizada uma visita dirigida à Câmaras Municipal e à Prefeitura para entrega de documento, previamente elaborado pelos alunos, aos vereadores e prefeito, respectivamente, contendo reivindicações e sugestões para melhoria da qualidade de vida da cidade. Todo o trabalho desenvolvido na E. E. Madre Santa Face passará por momentos de avaliação do seu rendimento para verificação dos resultados alcançados. Avaliação a ser feita sob o ponto de vista das professoras e diretora da escola, dos pais dos alunos, e dos próprios alunos. As ações deste projeto serão realizadas de forma independente, porém com intenso diálogo entre os estudantes, professores envolvidos e coordenação para troca de experiências durante as reuniões de planejamento. Desse modo, o diálogo com as crianças e a escola é fundamental para o desenvolvimento do projeto, possibilitando sua adequação à expectativa e à realidade do público envolvido. Com equipamento adquirido com recurso do Programa de Extensão Universitária PROEXT, ao longo de todo o ano de 2012 serão fotografadas e filmadas diversas atividades desenvolvidas no âmbito do projeto. Também serão gravados depoimentos de professores, crianças e pais de alunos sobre o projeto e seus impactos no comportamento das crianças. Todo esse material será organizado e editado de modo a resultar num vídeo-documentário sobre Educação Urbana. |