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gov - CodigoLancamento:26900,NumeroRegistro:PRJ-232/2012,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO POLITICO PEDAGOGICO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇ...,AreaCNPQ:Engenharia/Tecnologia,AreaTematica:Multidisciplinar,Area

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

26900

NumeroRegistro

PRJ-232/2012

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇ...

AreaCNPQ

Engenharia/Tecnologia

AreaTematica

Multidisciplinar

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

LUCIANO JOSE MINETTE (Coordenador, 01/03/2012 a 30/12/2012), DANILO ADRIANO CARVALHO (Estagiário, 01/03/2012 a 30/12/2012)

DataInicio

2012-01-03

DataTermino

2012-12-30

LinhaExtensao

Educação profissional

Objetivo

DESENVOLVER O PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PalavrasChave

ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

ESCREVER ANALISAR APRESENTAR APROVAR DISPONIBILIZAR

LocalidadeAtendida

VIÇOSA/UFV

PessoasAtendidas

350

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26900


gov - CodigoLancamento:27129,NumeroRegistro:PRJ-150/2012,Tipo:Projeto,Titulo:SISTEMAS AGROFLORESTAIS E AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA DE RE...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematica

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CodigoLancamento

27129

NumeroRegistro

PRJ-150/2012

Tipo

Projeto

Titulo

SISTEMAS AGROFLORESTAIS E AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA DE RE...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

LUCAS FARIA MACHADO (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), RAPHAELA DA SILVA MENDES (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), ANA LUIZA MENDES MARTINS (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), RAHÍ RODRIGUES DINI (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), JÚLIA GAIO FURTADO DE MENDONÇA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), GUILHERME PIMENTA DINIZ (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), NINA CELLI RAMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), LEONARDO ABUD DANTAS DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/09/2012 a 31/12/2012), OLIVIA BEATRIZ MORAES DIAS DE AGUIAR (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), TAINAH RIBEIRO REIS GODOY (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), WILLER ARAUJO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), GERALDO MARCIO ALVES DOS SANTOS (Coordenador, 01/09/2012 a 31/12/2012), IRENE MARIA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), NILO AMERICO RODRIGUES LIMA DE ALMEIDA (Coordenador, 01/02/2012 a 31/08/2012), PEDRO MONTESANO DE SOUZA CAMPOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/08/2012), MIRZA LAGO BEZERRA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012), GUILHERME STUTZ ERTHAL (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Promover a reintegração social dos jovens presentes na Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer através de práticas agroecológicas, do trabalho com a terra e de atividades de recreação e educação ambiental.

PalavrasChave

Agroecologia, Educação Ambiental, Reintegração social de jovens

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Revitalização do pomar da Casa de Acolhimento, Desenvolver e problematizar a produção e destinação do lixo, Trabalho com valores e vínculos sociais nas atividades do cotidiano da Casa de Acolhimento.

LocalidadeAtendida

Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer e comunidade no entorno.

PessoasAtendidas

135

PessoasAtendidasPorMes

135

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27129


gov - CodigoLancamento:27138,NumeroRegistro:PRJ-157/2012,Tipo:Projeto,Titulo:ADOÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDA...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Tecnologia e Produção,Are

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

27138

NumeroRegistro

PRJ-157/2012

Tipo

Projeto

Titulo

ADOÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDA...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

CARLOS EDUARDO MAGALHAES DOS SANTOS (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), ARILENE CASSIANA DE SOUZA (Estagiário, 02/02/2012 a 31/12/2012), HELOISA ANDRADE GARCIA (Estagiário, 01/03/2012 a 31/12/2012), CARLOS EDUARDO MAGALHAES DOS SANTOS (Orientador, 01/02/2012 a 31/12/2012), RAFAEL PEREIRA BORGES (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), BRUNO MONTEIRO DA SILVA (Estagiário, 02/02/2012 a 30/06/2012), EMILIO CESAR MARTINS PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), GIANCARLO MAGALHÃES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), JOÃO RODRIGUES NETO (Estagiário, 01/03/2012 a 31/12/2012), REMON RIBEIRO DA SILVA (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012)

DataInicio

2012-02-01

DataTermino

2012-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento Regional

Objetivo

Este projeto tem como objetivo instruir e conscientizar produtores de leite sobre a importância da melhoria da qualidade do leite produzido em suas propriedades, localizadas na mesorregião do Alto Paranaíba. Para tal, será implantado um programa de boas práticas de higiene nos processos de produção do leite, com adoção de práticas simples e acessíveis economicamente, possíveis serem incorporadas por produtor, independente do nível tecnológico de produção.

PalavrasChave

Leite, Boas práticas, Alto Paranaíba

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Busca-se: a) Conscientizar os produtores de leite da importância da produção de uma matéria prima de qualidade, b) Avaliar os principais pontos que comprometem a qualidade do leite, c) Garantir a segurança alimentar do leite e seus derivados, d) Agregação de valor aos produtos lácteos, buscando aumentar competitividade e novos mercados, e) Aplicar o conhecimento adquirido pelos discentes em Agronomia para fins produtivos e educacionais, f) Avaliação da higiene de ordenha compreendida pelos procedimentos de pré-dipping e pós-dipping, g) Promover integração de alunos e produtores, através do desenvolvimento de atividades em conjunto e troca de experiências, h) Aferição e controle periódico dos níveis de CSS e CBT do leite produzido, avaliando a eficiência gradual do programa adotado, i) Realização de exame clínico e testes CMT para detecção de casos de mastite clínica e subclínica, j) Adequação do leite produzido as normas exigidas pela IN 51 quanto aos níveis de CSS e CBT.

LocalidadeAtendida

Municípios circunvizinhos de Rio Paranaíba/MG

PessoasAtendidas

300

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27138


gov - CodigoLancamento:27164,NumeroRegistro:PRJ-032/2012,Tipo:Projeto,Titulo:COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSINHO POPULAR PAULA CÂNDIDO MG,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Multidi

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27164

NumeroRegistro

PRJ-032/2012

Tipo

Projeto

Titulo

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSINHO POPULAR PAULA CÂNDIDO MG

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA (Coordenador, a 12/12/2012), WADSON RIBAS DE ALMEIDA (Bolsista PIBEX, a 12/12/2012)

DataInicio

2012-02-27

DataTermino

2012-12-12

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

Objetivo Geral Reforçar o trabalho do Cursinho Popular Paula Cândido (CPPC) existente na cidade de Paula Cândido MG, por meio da articulação entre a Universidade Federal de Viçosa, parceiros de Paula Cândido MG e o programa TEIA, Objetivos Específicos Basendo se nos três princípios fundamentais do CPPC (Educação Popular, Gestão Compartilhada e Interdisciplinaridade), algumas das propostas educacionais da coordenação pedagógica são: a) Através da valorização da cultura e do saber popular dar visibilidade à história, à identidade, às personalidades e manifestações culturais mais relevantes da cidade e região buscando um processo educativo que transcenda a sala de aula. Valorizar os saberes populares e trabalhar a auto-estima desses estudantes para que os educandos/as se reconheçam como sujeitos históricos, ativos, reflexivos e capazes de transformar suas realidades. b)Orientar, acompanhar e informar os estudantes rurais e urbanos de Paula Cândido e entorno sobre os caminhos para o acesso e a permanência na universidade (inscrição, isenção, datas, valores, procedimentos, cursos, atividades, grupos e assistência estudantil). c) Educação inclusiva: A diversidade proporciona um conjunto de possibilidades e experiências culturais e sociais extremamente ricas no processo de ensino aprendizagem, e se trabalhada embasada em métodos pedagógicos ajuda na construção de atitudes menos discriminatórias, de mais cooperação, mais humanizada, com menos preconceito, sem distinção de raça, credo, condições econômicas, gênero e orientação sexual. Portanto, a inclusão é um movimento que torna possível a construção de uma sociedade mais justa para todos. d) Inclusão da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena: no qual os educadores possam construir um trabalho pedagógico, buscando dar visibilidade à história de luta e resistência da comunidade negra e indígena no país, na busca da afirmação da identidade racial, para corrigir injustiças e desigualdades sociais a que os negros e os índios, ainda, são submetidos. e) Abordar temas ambientais tais como o tratamento transversal das questões que envolvem a integração sujeito e meio natural, qualidade de vida e responsabilidade sócio-ambiental, buscando mostrar a atuação humana, as relações sociais e suas conseqüências, preservação das fontes naturais de energia, outras formas de sustentabilidade como a agroecologia e a economia solidária, etc. f) Propiciar formas de interação, buscando experiências de expressão e educação corporal, no âmbito artístico, cultural, nas dimensões da ludicidade. g) Estimular em parceria com a disciplina Cultura e Cidadania, a criatividade, atividades coletivas e temáticas para ações interdisciplinares e interações com outros Cursinhos como o Tecendo Sonhos de Espera Feliz e o Cursinho Popular DCE/UFV. h) Participar da Construção do IX Fórum dos Cursinhos Populares, antes realizado em Ribeirão Preto e Campinas, que, em 2012, será realizado em Viçosa, em parceria com o Cursinho DCE/UFV e o Cursinho Tecendo Sonhos de Espera Feliz, assim como outros Cursinhos da cidade de Viçosa e região, para promover debates relevantes sobre educação popular, acesso ao ensino superior, interdisciplinalidade e outros.

PalavrasChave

Educação, Metodologia, cidadania

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

As aulas do Cursinho popular Paula Cândido ocorrem aos sábados de 8:00 as 18:00 horas na Escola Municipal Coronel Antonio Faustino Duarte sendo ministradas seis disciplinas a cada final de semana. A prefeitura disponibiliza o transporte dos educadores/as. Esta forma de trabalho se desenvolveu durante o ano de 2009 à 2011.Dois professores por disciplina em sala de aula, sendo 11 disciplinas,entre elas a disciplina Cultura e Cidadania que tem como proposta articular a construção de eventos temáticos sobre a cultura local para a reflexão e a sistematização, com vistas a ser base para a construção do conhecimento acadêmico escolar a partir da realidade dos educandos. Pretende também trabalhar para a construção de evento de Articulação dos Cursinhos Populares e com isto acumular experiências de práticas educativas que se baseiem no cotidiano dos alunos para o aperfeiçoamento dos currículos escolares. O CPPC é organizado a partir de Grupo de Metas que facilitam a organização do Cursinho, estes grupos são os seguintes: Grupo de Articulação, Grupo de Comunicação, Grupo de Materiais. Grupo de Articulação responsável pelo fortalecimento do elo entre o CPPC, a comunidade, a UFV e os parceiros, Grupo de Comunicação, responsável pela união e interação interna do Cursinho, Grupo de Materiais que é responsável pela elaboração de simulados, materiais didáticos próprios do cursinho, biblioteca e os materiais necessários para o funcionamento das aulas. Além dos Grupos de Metas, também há o Suporte Pedagógico (grupo formado, atualmente, por três coordenadores pedagógicos) com a função de orientar os educadores e educandos e de planejar reuniões e seminários pedagógicos com o objetivo de formar e planejar o CPPC como um todo. O CPPC trabalha na lógica de reuniões e seminários. As reuniões se darão quinzenalmente, sendo seqüencialmente em Viçosa e Paula Cândido com o objetivo de natureza ora administrativa que deverão ser organizados pelos grupos, com o intuito de serem dados informes, repasses e tomadas de decisões relativas às atividades do CPPC, ora de caráter formativo que ficarão a cargo dos educador@s do Cultura e Cidadania e do Suporte Pedagógico, objetivando a construção de espaços de discussão e aprofundamento acerca de práticas educacionais e da sociedade. Dando a possibilidade de serem trabalhados formas lúdicas, artísticas e coletivas, através de metodologias participativas e dinâmicas, buscando a interdisciplinaridade com temas transversais. As primeiras reuniões terão a finalidade de aprimorar e criar apoiadores e/ou parceiros. As reuniões posteriores terão caráter político pedagógicas administrativas, para tomadas de decisões relativas à atividades do CPPC, como a formação de educadores. Os seminários serão três: O primeiro seminário do ano terá a duração de dois dias, durante os quais será planejado o corrente ano letivo, decidindo-se, por exemplo, sobre calendário e planejamento de aulas, cumprindo a carga horária de 15 horas, O segundo seminário do ano ocorrerá em dois dias, quando será avaliado o primeiro semestre letivo e revisto o planejamento feito para o segundo, cumprindo carga horária de 15 horas e o terceiro seminário do ano terá por objetivo principal a formação político-educacional d@s agentes do CPPC, bem como a avaliação dos trabalhos executados ao longo de todo o ano, perfazendo um total de 25 horas distribuídas pelos três dias de duração. Já está em andamento, reuniões quinzenais de planejamento e mapeamento de outros Cursinhos da cidade de Viçosa, assim como de outras localidades, para a construção do IX Fórum dos Cursinhos Populares, antes realizado em Ribeirão Preto e Campinas, que, em 2012, será realizado em Viçosa, em parceria com o Cursinho DCE/UFV e o Cursinho Tecendo Sonhos de Espera Feliz, assim como outros Cursinhos da cidade de Viçosa e região. O CPPC, juntamente com o CPDCE/UFV faz parte de um grupo de estudo sobre educação popular e interdisciplinaridade buscando aperfeiçoamento com relação a estas temáticas para melhoramento constante nas práticas cotidianas. A coordenação pedagógica e a disciplina Cultura e Cidadania coordenarão a elaboração de um projeto político pedagógico do CPPC, documento fundamental e norteador para estabelecer os princípios teórico-metodológicos a serem desenvolvidos, assim como a estrutura curricular e os processos de avaliação, apontando o seu fazer educativo, tendo como base a sua própria realidade.

LocalidadeAtendida

Jovens e adultos egressos do ensino médio da cidade de Paula Cândido e municípios vizinhos

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27164


gov - CodigoLancamento:30026,NumeroRegistro:PRJ-015/2013,Tipo:Projeto,Titulo:ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPI...,AreaCNPQ:,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Multidisciplinar,Envol

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

30026

NumeroRegistro

PRJ-015/2013

Tipo

Projeto

Titulo

ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPI...

AreaCNPQ

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

TIAGO RICARDO MOREIRA (Coordenador, 02/01/2013 a 30/12/2016), FELIPE LEONARDO RIGO (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/12/2014), BRUNO DAVID HENRIQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2016), PRISCILA JORDAIM SCHWAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2014), MARIANA LOUZADA PRATES (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 30/12/2013), REBECA ROLIM MENEZES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2014), THAIS NAYARA TAVARES DE FARIA (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/12/2015), DANIELE DO CARMO ELETO HAMADÉ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2014), KATIUSSE REZENDE ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 30/12/2014), MATHEUS LAURENTE ALVARENGA (Bolsista PROEXT, 02/01/2016 a 30/12/2016), EVELYN SOARES MEDINA GONÇALVES (Bolsista PROEXT, 02/01/2015 a 30/12/2016), MAIANE DA SILVA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2016 a 30/12/2016), JÉSSICA LUIZA RIPANI RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2016 a 30/12/2016), ALINE DE CAMPOS LEMOS (Bolsista PROEXT, 02/01/2016 a 04/12/2016), MIRNA PECANHA BRITO (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/02/2015 a 30/12/2016), RAFAEL PENHA FERRAZ (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/06/2015), INGRID MARQUES DIAS (Bolsista PROEXT, 02/01/2014 a 30/12/2015), FERNANDA LÔBO TAVARES (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/12/2015)

DataInicio

2013-01-02

DataTermino

2016-12-30

LinhaExtensao

Gestão pública

Objetivo

Organizar o processo de gestão do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) do Município de Viçosa-MG

PalavrasChave

Controle da Tuberculose, Gestão, Educação Profissional

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1.Realizar um diagnóstico da situação epidemiológica da tuberculose no município de Viçosa no período de 2001 a 2011. 2.Identificar as necessidades de intervenção com foco no planejamento, monitoramento e Avaliação do PMCT de Viçosa. 3.Planejar e orientar estratégias sistemáticas de intervenção para melhoria dos indicadores do PMCT de Viçosa. 4.Implantar um programa de educação continuada para funcionários do PMCT de Viçosa e para funcionários das Estratégias de Saúde da Família do município. 5.Criar um sistema de monitoramento sistemático das ações realizadas pelo PMCT de Viçosa. 6.Avaliar a eficácia das atividades implementadas a partir da realização de um novo levantamento epidemiológico e em relação as mudança nos indicadores de qualidade dos serviços de controle da tuberculose municipal um ano após o inicio do projeto.

LocalidadeAtendida

Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Viçosa-MG

PessoasAtendidas

160

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30026


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