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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27164

NumeroRegistro

PRJ-032/2012

Tipo

Projeto

Titulo

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSINHO POPULAR PAULA CÂNDIDO MG

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA (Coordenador, a 12/12/2012), WADSON RIBAS DE ALMEIDA (Bolsista PIBEX, a 12/12/2012)

DataInicio

2012-02-27

DataTermino

2012-12-12

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

Objetivo Geral Reforçar o trabalho do Cursinho Popular Paula Cândido (CPPC) existente na cidade de Paula Cândido MG, por meio da articulação entre a Universidade Federal de Viçosa, parceiros de Paula Cândido MG e o programa TEIA, Objetivos Específicos Basendo se nos três princípios fundamentais do CPPC (Educação Popular, Gestão Compartilhada e Interdisciplinaridade), algumas das propostas educacionais da coordenação pedagógica são: a) Através da valorização da cultura e do saber popular dar visibilidade à história, à identidade, às personalidades e manifestações culturais mais relevantes da cidade e região buscando um processo educativo que transcenda a sala de aula. Valorizar os saberes populares e trabalhar a auto-estima desses estudantes para que os educandos/as se reconheçam como sujeitos históricos, ativos, reflexivos e capazes de transformar suas realidades. b)Orientar, acompanhar e informar os estudantes rurais e urbanos de Paula Cândido e entorno sobre os caminhos para o acesso e a permanência na universidade (inscrição, isenção, datas, valores, procedimentos, cursos, atividades, grupos e assistência estudantil). c) Educação inclusiva: A diversidade proporciona um conjunto de possibilidades e experiências culturais e sociais extremamente ricas no processo de ensino aprendizagem, e se trabalhada embasada em métodos pedagógicos ajuda na construção de atitudes menos discriminatórias, de mais cooperação, mais humanizada, com menos preconceito, sem distinção de raça, credo, condições econômicas, gênero e orientação sexual. Portanto, a inclusão é um movimento que torna possível a construção de uma sociedade mais justa para todos. d) Inclusão da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena: no qual os educadores possam construir um trabalho pedagógico, buscando dar visibilidade à história de luta e resistência da comunidade negra e indígena no país, na busca da afirmação da identidade racial, para corrigir injustiças e desigualdades sociais a que os negros e os índios, ainda, são submetidos. e) Abordar temas ambientais tais como o tratamento transversal das questões que envolvem a integração sujeito e meio natural, qualidade de vida e responsabilidade sócio-ambiental, buscando mostrar a atuação humana, as relações sociais e suas conseqüências, preservação das fontes naturais de energia, outras formas de sustentabilidade como a agroecologia e a economia solidária, etc. f) Propiciar formas de interação, buscando experiências de expressão e educação corporal, no âmbito artístico, cultural, nas dimensões da ludicidade. g) Estimular em parceria com a disciplina Cultura e Cidadania, a criatividade, atividades coletivas e temáticas para ações interdisciplinares e interações com outros Cursinhos como o Tecendo Sonhos de Espera Feliz e o Cursinho Popular DCE/UFV. h) Participar da Construção do IX Fórum dos Cursinhos Populares, antes realizado em Ribeirão Preto e Campinas, que, em 2012, será realizado em Viçosa, em parceria com o Cursinho DCE/UFV e o Cursinho Tecendo Sonhos de Espera Feliz, assim como outros Cursinhos da cidade de Viçosa e região, para promover debates relevantes sobre educação popular, acesso ao ensino superior, interdisciplinalidade e outros.

PalavrasChave

Educação, Metodologia, cidadania

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

As aulas do Cursinho popular Paula Cândido ocorrem aos sábados de 8:00 as 18:00 horas na Escola Municipal Coronel Antonio Faustino Duarte sendo ministradas seis disciplinas a cada final de semana. A prefeitura disponibiliza o transporte dos educadores/as. Esta forma de trabalho se desenvolveu durante o ano de 2009 à 2011.Dois professores por disciplina em sala de aula, sendo 11 disciplinas,entre elas a disciplina Cultura e Cidadania que tem como proposta articular a construção de eventos temáticos sobre a cultura local para a reflexão e a sistematização, com vistas a ser base para a construção do conhecimento acadêmico escolar a partir da realidade dos educandos. Pretende também trabalhar para a construção de evento de Articulação dos Cursinhos Populares e com isto acumular experiências de práticas educativas que se baseiem no cotidiano dos alunos para o aperfeiçoamento dos currículos escolares. O CPPC é organizado a partir de Grupo de Metas que facilitam a organização do Cursinho, estes grupos são os seguintes: Grupo de Articulação, Grupo de Comunicação, Grupo de Materiais. Grupo de Articulação responsável pelo fortalecimento do elo entre o CPPC, a comunidade, a UFV e os parceiros, Grupo de Comunicação, responsável pela união e interação interna do Cursinho, Grupo de Materiais que é responsável pela elaboração de simulados, materiais didáticos próprios do cursinho, biblioteca e os materiais necessários para o funcionamento das aulas. Além dos Grupos de Metas, também há o Suporte Pedagógico (grupo formado, atualmente, por três coordenadores pedagógicos) com a função de orientar os educadores e educandos e de planejar reuniões e seminários pedagógicos com o objetivo de formar e planejar o CPPC como um todo. O CPPC trabalha na lógica de reuniões e seminários. As reuniões se darão quinzenalmente, sendo seqüencialmente em Viçosa e Paula Cândido com o objetivo de natureza ora administrativa que deverão ser organizados pelos grupos, com o intuito de serem dados informes, repasses e tomadas de decisões relativas às atividades do CPPC, ora de caráter formativo que ficarão a cargo dos educador@s do Cultura e Cidadania e do Suporte Pedagógico, objetivando a construção de espaços de discussão e aprofundamento acerca de práticas educacionais e da sociedade. Dando a possibilidade de serem trabalhados formas lúdicas, artísticas e coletivas, através de metodologias participativas e dinâmicas, buscando a interdisciplinaridade com temas transversais. As primeiras reuniões terão a finalidade de aprimorar e criar apoiadores e/ou parceiros. As reuniões posteriores terão caráter político pedagógicas administrativas, para tomadas de decisões relativas à atividades do CPPC, como a formação de educadores. Os seminários serão três: O primeiro seminário do ano terá a duração de dois dias, durante os quais será planejado o corrente ano letivo, decidindo-se, por exemplo, sobre calendário e planejamento de aulas, cumprindo a carga horária de 15 horas, O segundo seminário do ano ocorrerá em dois dias, quando será avaliado o primeiro semestre letivo e revisto o planejamento feito para o segundo, cumprindo carga horária de 15 horas e o terceiro seminário do ano terá por objetivo principal a formação político-educacional d@s agentes do CPPC, bem como a avaliação dos trabalhos executados ao longo de todo o ano, perfazendo um total de 25 horas distribuídas pelos três dias de duração. Já está em andamento, reuniões quinzenais de planejamento e mapeamento de outros Cursinhos da cidade de Viçosa, assim como de outras localidades, para a construção do IX Fórum dos Cursinhos Populares, antes realizado em Ribeirão Preto e Campinas, que, em 2012, será realizado em Viçosa, em parceria com o Cursinho DCE/UFV e o Cursinho Tecendo Sonhos de Espera Feliz, assim como outros Cursinhos da cidade de Viçosa e região. O CPPC, juntamente com o CPDCE/UFV faz parte de um grupo de estudo sobre educação popular e interdisciplinaridade buscando aperfeiçoamento com relação a estas temáticas para melhoramento constante nas práticas cotidianas. A coordenação pedagógica e a disciplina Cultura e Cidadania coordenarão a elaboração de um projeto político pedagógico do CPPC, documento fundamental e norteador para estabelecer os princípios teórico-metodológicos a serem desenvolvidos, assim como a estrutura curricular e os processos de avaliação, apontando o seu fazer educativo, tendo como base a sua própria realidade.

LocalidadeAtendida

Jovens e adultos egressos do ensino médio da cidade de Paula Cândido e municípios vizinhos

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27164


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