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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

30209

NumeroRegistro

PRJ-072/2013

Tipo

Projeto

Titulo

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA CÉLULA

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

GABRIELA DE SOUZA SANTIAGO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), SIMONE APARECIDA OLIVEIRA EUSTÁQUIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), ISRAEL WILLER FRAGA SANTOS (Estagiário, 01/02/2013 a 31/12/2013), GERMANO CARNEIRO DA COSTA (Orientador, 01/02/2013 a 31/12/2013), GERMANO CARNEIRO DA COSTA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), DULCE JANE LOPES BARROS (Bolsista PIBEX, 01/07/2014 a 31/12/2014), NEWTON MORENO SANCHES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), POLLYANNA AMARAL VIANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), IZABEL REGINA DOS SANTOS COSTA MALDONADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), MARLA MENDES DE AQUINO (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 30/06/2014)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2016-12-31

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

Objetivo Geral: Produzir material didático voltado para a divulgação da Biologia Celular na rede de Ensino Público/Estadual da região de Florestal, visando a capacitação e instrumentalização de futuros (licenciandos) e atuais educadores (formação continuada), além de promover melhorias no processo ensino-aprendizagem. Objetivos Específicos: Estabelecer parcerias com Escolas da rede de ensino público/Estadual do município de Florestal e Região, produzir materiais didáticos voltados para o ensino da Biologia Celular no ensino médio, produzir lâminas histológicas didáticas para auxiliar em aulas práticas do ensino médio, criar, divulgar e discutir o uso de modelos didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem de conceitos fundamentais da Biologia Celular dentro do contexto energético, aplicar novas tecnologias, de forma interdisciplinar ao processo ensino-aprendizagem, fornecer subsídios para o professor de Biologia do ensino médio, que auxilie no seu planejamento didático-pedagógico, contribuir para a formação da bolsista, capacitando-a para o exercício da docência, capacitar os licenciandos e professores da rede pública de ensino a utilizarem novas tecnologias e softwares para o preparo de materiais didáticos.

PalavrasChave

Biologia Celular, Material Didático, Ensino Médio

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Inicialmente serão selecionadas e contatadas 5 Escolas Estaduais lotadas nos municípios de Florestal, Pará de Minas e Juatuba, por meio de levantamento prévio junto à Superintendência Regional de Ensino (SRE) obedecendo aos seguintes critérios: disponibilidade de professores de Biologia a participar da apresentação e aplicação dos modelos didáticos, presença de estrutura laboratorial e de multimídia para apresentação dos materiais, Número mínimo de 60 alunos matriculados no primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. A estudante bolsista será treinada na fase inicial para a coleta de material biológico e confecção de lâminas histológicas, objetivando a geração de material multimídia educativo-demonstrativo que poderá ser distribuído nas escolas. Inicialmente, a coleta do material biológico a ser processado será realizada seguindo procedimentos adequados, assistido por equipe qualificada, coordenada pela professora Izabel Regina dos Santos C. Maldonado, do departamento de Biologia Geral do Campus UFV-Viçosa. Posteriormente todo o material coletado será processado para a produção de laminário especial para uso em atividades práticas. Para tanto, será utilizado o espaço de laboratório presente no prédio do CT-INFRA1-Zootecnia, do Campus UFV-Florestal, equipado com micrótomo, modelo Zeiss-Hyrax M40, e materiais auxiliares para a execução dos protocolos. O laminário escolhido está relacionado com o planejamento prático do tema interdisciplinar a ser desenvolvido junto ao LIFE: abordagem das organelas celulares envolvidas com a produção de energia dentro da célula, bem como nas características estruturais da célula, relacionadas com alto gasto energético, tomando como exemplo, a atividade secretora. Todos os procedimentos serão documentados em vídeos e fotos com a finalidade de gerar material multimídia educativo. As seguintes preparações histológicas previstas para compor o material didático, encontram-se listadas abaixo: %u2022Preparado afresco com pimentão e folhas de Elodea. %u2022Fígado de rato Polak %u2022Fígado de rato Naquim %u2022Pâncreas de rato (H.E.) %u2022Intestino delgado e intestino grosso P.A.S., Alcian Blue. %u2022Mesentério de rato Mastócitos (Fucsina-Resorcina) %u2022Epidídimo Aoyama (impregnação pela prata), contra-coloração verde-luz (corante ácido) Para a confecção de material didático/multimídia serão utilizados equipamentos próprios para produção de vídeos digitais, contemplados no projeto LIFE, juntamente com o uso de softwares específicos para edição de vídeos/som. O uso de um microscópio trinocular acoplado a sistema de captura de imagem, também contemplado no projeto LIFE, será útil para preparo de material fotográfico demonstrativo, digitalizado, que poderá ser utilizado no planejamento didático-pedagógico do ensino de Biologia nas escolas. Todo o material didático produzido neste projeto será acompanhado por uma orientação composta por tópicos sugeridos, juntamente com a disponibilização de recursos, através do uso dos objetos de aprendizagem, sugerido pelo Ministério da Educação (MEC, 2010). Desta forma, pretende-se sugerir a criação de uma estrutura didática no planejamento das aulas, seguindo o seguinte modelo: aula introdutória, uso de recursos disponíveis, tanto a partir do produto desse projeto quanto recursos provenientes dos objetos de aprendizagem (MEC), aplicação do conhecimento em aula prática laboratorial (uso de microscópio, softwares, jogos, dinâmicas). No período final do projeto, será elaborado um questionário avaliativo para aplicação junto ao público alvo total, constituído pelos professores e estudantes do ensino médio das Escolas Estaduais envolvidas. Desta forma, será possível determinar, por meio de dados quantificados, se as metas foram cumpridas, além de permitir adequações a projetos futuros que possam divergir deste.

LocalidadeAtendida

5 Escolas Públicas provenientes dos municípios de Florestal e região.

PessoasAtendidas

310

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30209


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