CodigoLancamento |
28687 |
NumeroRegistro |
PRJ-272/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PEPS R-TV PROJETO ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE (PEPS): RÁDIO E ... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
WANDERLÚCIO RODRIGUES ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 05/03/2014), ALINE DE FREITAS SUASSUNA AUTRAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 05/03/2014), CYNTIA FERREIRA DOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 05/03/2014), ELTON DIAS LOPES BARUD (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 10/06/2013), GABRIELA DE CAMPOS VIVEIROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 05/03/2014), LETICIA SANTOS DIAS NORBERTO FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 05/03/2014), LÍVIA CARDOSO REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 06/08/2012), MARCIANO ROBSON DE MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 06/08/2012), MARINA DE OLIVEIRA RAMALHO TARBES (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 05/03/2013), NICOLAS FRANCO FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 05/03/2014), MIRENE PELOSO (Coordenador, 05/03/2012 a 05/03/2014), VITOR GABRIEL RIBEIRO GROSSI (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/03/2012 a 05/05/2012) |
DataInicio |
2012-03-05 |
DataTermino |
2014-03-05 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Operacionalizar o PEPS R-TV como uma das estratégias do Programa Medicina Consciente (MedCons) para potencializar o intercâmbio de informações em saúde com a comunidade de Viçosa e região, usando os recursos de rádio e TV como tecnologias de informação e comunicação (TICs) úteis à prática da telemedicina, no sentido de apoiar a comunidade no autocuidado em saúde. |
PalavrasChave |
Saúde, Comunicação, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1)Reunir um Grupo Extensionista de Pesquisa sintonizado com o Programa MedCons. 2)Estabelecer parceria com os meios de comunicação midiática, com os profissionais e instituições de saúde e com a comunidade de Viçosa e região, para o desenvolvimento do PEPS R-TV. 3)Organizar com as emissoras de rádio e TV parceiras uma programação de atividades (entrevistas, debates, orientações gerais) sintonizadas com as quatro áreas temáticas fundamentais do PEPS R-TV: 1)saúde da criança e do adolescente, 2)saúde da mulher, 3)saúde do adulto e do idoso, 4)saúde psíquica. 4)Divulgar as ações a serem realizadas e a programação das atividades. 5)Executar e avaliar as atividades do PEPS R-TV. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e microrregião |
PessoasAtendidas |
99000 |
PessoasAtendidasPorMes |
5000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=28687 |
CodigoLancamento |
29164 |
NumeroRegistro |
PRJ-246/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MENINAS : ATRAINDO ESTUDANTES DO SEXO FEMININO PARA A ÁREA D... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
GILVANNA RÁISA SILVA E SATO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2012 a 31/12/2013), RACHEL CARLOS DUQUE REIS (Coordenador, 09/01/2012 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2012-09-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Contribuir com a ampliação da presença de jovens talentos do sexo feminino nos cursos associados à área de Tecnologia da Informação. |
PalavrasChave |
meninas digitais, mulheres na computação, mulheres em TI |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Conhecer o cenário atual sobre o interesse e conhecimento da área de TI de talentos do sexo feminino nas escolas públicas da cidade de Rio Paranaíba por meio de questionários e entrevistas, - Conhecer o cenário atual sobre a presença de mulheres na área de TI na UFV-CRP por meio de questionários e entrevistas a estudantes e professores da área, - Desenvolver atividades, por meio de um plano de ação, junto à comunidade de Rio Paranaíba sobre as vantagens e importância da participação de mulheres na área de TI, - Despertar o interesse de alunos de escolas públicas da cidade de Rio Paranaíba e atrair talentos, em particular do sexo feminino, para a área de Computação por meio de palestras educativas e explicativas, minicursos, dentre outras ações. |
LocalidadeAtendida |
Cidade de Rio Paranaíba e região |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29164 |
CodigoLancamento |
33274 |
NumeroRegistro |
PRJ-108/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
BELMIRO ZAMPERLINI (Coordenador, 01/06/2013 a 31/12/2013), PAULA DIAS BEVILACQUA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2013 a 31/12/2013), ULISSES BIFANO COMINI (Orientador, 01/06/2013 a 31/12/2013), RODRIGO FERNANDES PEREIRA (Bolsista PIBEX, 01/06/2013 a 31/12/2013), DANILO VAZ CARDOSO DE SIQUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2013 a 31/12/2013), NIVIA CAROLINA LOPES ROSADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-06-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Resíduos sólidos |
Objetivo |
Implantar PGRSS nos departamentos a serem definidos de forma integrada e otimizar os procedimentos existentes de segregação, acondicionamento e destinação final dos RSS. |
PalavrasChave |
Resíduos de Serviço de Saúde, PGRSS, Resíduos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O plano será elaborado seguindo o modelo proposto no manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), órgão ambiental executivo estadual. O gerenciamento deve-se dar em duas fases: a intra estabelecimento, que remete às etapas que ocorrem desde a geração até a eliminação dos resíduos para coleta externa, e a extra estabelecimento, que é relativa aos procedimentos de coleta que ocorrem com a equipe de coleta ou em ambientes externos. 1a etapa: Apresentação, intermediada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGP) da equipe da GRR e do projeto, seus objetivos e sua importância, a todo o grupo envolvido nos departamentos alvos da implementação do PGRSS. Esta apresentação visa tornar o público envolvido ciente do início das atividades e da importância de seu comprometimento, quando necessário, para o alcance dos resultados esperados. É importante, também, capacitá-los, em um treinamento com carga horária estimada em 8h, para a etapa que se segue, de diagnóstico quali/quantitativo da geração de RSS, quando o envolvimento dos técnicos e servidores for necessário. 2a etapa: Diagnóstico e quantificação gravimétrica da geração de RSS em cada departamento, aplicados simultaneamente. Nesta etapa, planilhas de controle de geração de RSS serão alimentadas em um determinado intervalo de tempo, e estimadas para o período letivo corrente. Estes dados de entrada serão fundamentais para a escolha e dimensionamento das alternativas de tratamento e disposição final mais adequadas do ponto de vista técnico, operacional e econômico. 3a etapa: Desenvolvimento de mapeamento de riscos, contendo dados quali/quantitativos referentes à geração de RSS e riscos químicos, biológicos, físicos, ergonômicos, de acidentes, de conforto e higiene. Todo o levantamento será feito por meio de questionário aplicado diretamente aos atores envolvidos, passando por uma posterior análise crítica pela equipe de trabalho. Nesta etapa, será feito um trabalho de conscientização corpo a corpo, com apresentação de informações direcionadas a cada setor. 4a etapa: Neste momento, levantadas todas as informações necessárias, será desenvolvido o planejamento das aquisições, modificações estruturais e não estruturais, treinamentos e todo o planejamento restante para que sejam feitas as intervenções em cada unidade geradora. As intervenções terão sempre a autorização dos responsáveis pelos departamentos e setores. Neste momento, serão definidas as rotas que cada resíduo deverá seguir, desde sua geração até sua destinação final. Serão avaliadas as necessidades de processos de incineração, autoclavagem e aterro especial para carcaças nesta etapa. 5a etapa: Implantação dos procedimentos definidos na Etapa 4. A implementação será acompanhada sempre pelos atores envolvidos nas rotinas diárias do departamento, buscando sempre ouvir opiniões e apresentar diretamente os procedimentos a serem seguidos. 6a etapa: Consistirá nos treinamentos oficiais, voltados para todo o público envolvido. Serão realizadas capacitações que abrangerão técnicos, professores e estudantes. Além disso, será feita capacitação especial aos funcionários terceirizados de limpeza. Estas capacitações terão a função de apresentar os resultados da implantação do plano, as modificações em ambientes e os novos procedimentos, bem como a importância da correta gestão dos RSS. * Durante todas as etapas, serão feitas reuniões com a chefia de departamento e demais responsáveis para buscarmos melhor integração no desenvolvimento dos processos. |
LocalidadeAtendida |
Unidades Geradoras de Resíduos de Serviço de Saúde da UFV-Viçosa |
PessoasAtendidas |
1100 |
PessoasAtendidasPorMes |
1100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=33274 |
CodigoLancamento |
33633 |
NumeroRegistro |
PRJ-145/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DANÇA DE SALÃO - NOVOS CAMINHOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRE... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
PAULO CÉZAR DA SILVA (Coordenador, 06/01/2013 a 28/02/2014), VINÍCIUS MONTEIRO LOPES (Estagiário, 06/01/2013 a 28/02/2014), GLÁUCIA BUENO LAHMAN (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/01/2013 a 28/02/2014), JAQUELINE BÁRBARA NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/01/2013 a 28/02/2014) |
DataInicio |
2013-06-01 |
DataTermino |
2014-02-28 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Verificar as estratégias de ensino da dança de salão a partir de propostas metodológicas lúdicas, dinâmicas e de jogos criativos que repercutam sobre o processo de apreender a Dança de Salão. Analisar se as estratégias de ensino-aprendizagem que abarcam dinâmicas e jogos aplicados no Curso de Extensão em Dança de Salão na UFV no período de outubro a dezembro (2013) tem resultados satisfatórios diante das expectativas dos alunos.Verificar se é viável trabalhar o ensino da Dança de Salão utilizando as movimentações de determinadas modalidades por meio de dinâmicas e brincadeiras, tornando as aulas mais lúdicas, a fim de deixar os alunos mais descontraídos, trabalhar as aulas sem que as mesmas percam a essência técnica artística característica. |
PalavrasChave |
Dança de Salão, Estratégias de Ensino, Lúdico |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Pesquisa Monográfica: Aplicação de questionário aos alunos do Curso de Extensão de Dança de Salão da UFV, entrevistas com ex-professores do mesmo Curso, com intuito de verificar os processos de Ensino-aprendizagem a partir das necessidades destes alunos. Permear a pesquisa com revisão bibliográfica sobre estratégias de ensino que abarcam metodologias lúdicas, dinâmicas e jogos criativos. |
LocalidadeAtendida |
Pavilhão de Ginástica da EFI |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=33633 |
CodigoLancamento |
34161 |
NumeroRegistro |
PRJ-011/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ALTERNATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE MECANIZAÇÃO AG... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
RENATO ADRIANE ALVES RUAS (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2014), JOAO DE DEUS GODINHO JUNIOR (Estagiário, 01/01/2014 a 31/12/2014), GUILHERME ANDRADE GONTIJO (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014), RAI MIRANDA DOS REIS (Bolsista PROEXT, 01/01/2014 a 31/12/2014), ALBERTO CARVALHO FILHO (Orientador, 01/01/2014 a 31/12/2014), SIMONE RODRIGUES CAMPOS RUAS (Orientador, 01/01/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-01-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
O objetivo geral deste trabalho é criar alternativa de ensino-aprendizagem na área de mecanização agrícola para estimular e conscientizar alunos do ensino básico e fundamental de Rio Paranaíba-MG. Como objetivos específicos, têm-se: - Promover a motivação e despertar perspectivas profissionais em alunos da rede fundamental de ensino público. - Desenvolver nos alunos dos cursos de graduação a habilidade de transmitir informações técnicas para um público alvo específico. - Criar alternativas de treinamentos e avaliações diferenciadas para graduandos em agronomia. |
PalavrasChave |
Mecanização Agrícola, Segurança no uso das máquinas e implementos agrícolas, Ensino fundamental |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Montagem de estruturas didáticas para o ensino da mecanização agrícola. - Treinamento de estudantes de agronomia para ministrarem palestras para público do ensino fundamental. - Elaboração de relatórios. |
LocalidadeAtendida |
Escolas de Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34161 |
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