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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

33356

NumeroRegistro

PRJ-260/2013

Tipo

Projeto

Titulo

A CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DE CULTURA E A...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

PROSPERO BRUM PAOLI (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2014), TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), AMURÍ AMARAL RIBEIRO (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2013 a 31/12/2013), RAMON GUIDO THOMAZ MARLIERE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), PEDRO HENRIQUE DA SILVA QUEIROZ (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2013 a 31/12/2014), LUIZA PEREIRA BITTENCOURT (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), CELESTE ARAÚJO DUARTE FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Esporte e lazer

Objetivo

GERAL: *Desenvolver atividades educativas, por meio da Capoeira, utilizando o lúdico como instrumento metodológico e promovendo a inclusão social e cultural das crianças de quatro a cinco anos e de cinco a seis anos de idade atendidas pelos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa, respectivamente. ESPECÍFICOS: *Divulgar a Capoeira, levando seus ensinamentos às crianças atendidas pelo projeto, juntamente com as raízes culturais brasileiras, *Ouvir as crianças atendidas pelo projeto quanto aos seus conhecimentos sobre a Capoeira, promovendo a troca de saberes, de forma a retroalimentar constantemente as metodologias para o desenvolvimento dessa atividade educativa/lúdica/cultural, *Proporcionar os benefícios físicos da Capoeira às crianças atendidas pelo projeto, de modo a estimular o desenvolvimento da consciência corporal, coordenação motora grossa e fina e lateralidade dessas crianças, incentivando também a prática esportiva, *Utilizar a prática da Capoeira como instrumento didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem infantil, estimulando na criança o desenvolvimento da musicalidade e a noção de tempo-espaço, fazendo dessa atividade uma brincadeira dirigida e transdisciplinar, *Estimular a valorização da capoeira entre as crianças atendidas pelo projeto, estendendo para a toda a comunidade de Viçosa, por meio das professoras da Educação Infantil do LDI e LDH e das famílias das crianças. *Estimular, por meio da Capoeira, o desenvolvimento social das crianças atendidas pelo projeto, aliando princípios educativos, culturais e éticos da comunidade participante e do grupo de Capoeira Alternativa.

PalavrasChave

Capoeira, Cultura, Educação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O projeto será desenvolvido por uma equipe de quatro pessoas, sendo elas a bolsista, uma estudante de graduação da UFV e dois estudantes de pós-graduação da UFV, sendo que os três últimos são coordenadores de um projeto parceiro intitulado: "Grupo Capoeira Alternativa: difundindo e re-significando a Capoeira como prática de integração social e valorização cultural." Além disso, as atividades do projeto contam com o apoio e a parceria da equipe coordenadora dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil (LDI) e Humano (LDH) e da Divisão de Esporte e Lazer da UFV. A metodologia inclui reuniões semanais entre os integrantes da equipe de trabalho do projeto para o planejamento das atividades semanais com as crianças, analisando seus objetivos e seus resultados. Existem períodos em que serão necessárias outras reuniões semanais para programar outras atividades de relação direta com o projeto, como por exemplo o batizado. São realizadas atividades uma vez por semana com as crianças de cada turma, com duração de uma hora. Nessas atividades busca-se utilizar elementos característicos da Capoeira que representem alternativas reais de intervenção pedagógica por meio do lúdico, tais como a musicalidade, o movimento e as relações inter e intrapessoais. A musicalidade objetiva também desencadear todo o processo ritualístico da roda, trazendo o ritmo e sua enorme contribuição no desenvolvimento da percepção sensorial, identidade rítmica, além de favorecer as relações com os outros colegas a partir do respeito às limitações do outro e de si mesmo. O canto entoado contribui tanto para o desenvolvimento da fala, como também para difundir a cultura brasileira expressa nas cantigas, que retratam fatos históricos, contos folclóricos e lições de vida relatadas pelo "cantador" (capoeirista que canta no momento da roda de capoeira). Já o movimento corporal, por meio dos jogos e brincadeiras, tem como um de seus objetivos ampliar a noção de tempo-espaço da criança, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora e lateralidade, além de propiciar experiências de convivência envolvendo disciplina e respeito. É importante lembrar que o ambiente da capoeira aborda uma relação de ensino-aprendizagem horizontal que só funciona a partir da participação igualitária de todos os envolvidos. Além disso, as crianças são colocadas em situações que incitam o autoconhecimento, não só do corpo e o respeito a suas limitações, como também das emoções, fortalecendo o conhecimento intrapessoal do indivíduo que acaba por voltar o olhar para si e refletir a respeito de suas sensações e de como lidar com elas. As atividades de capoeira com as crianças contam com a utilização de diversos materiais como os instrumentos típicos da Capoeira (berimbaus, pandeiro, atabaque), que enriquecem o ambiente educativo e são fornecidos pelo projeto parceiro citado anteriormente. Já o restante dos elementos, como cordas, bambolês, bolas, entre outros, são fornecidos pelo LDI/LDH. Além das atividades semanais, são realizadas, ao longo do ano, outras atividades como o Batizado Infantil de Capoeira, que constitui um evento em que as crianças recebem a graduação, ou seja, recebem a corda da capoeira, simbolizando o reconhecimento pelo esforço da criança dedicado à Capoeira. Tal evento conta com a participação de Mestres de Capoeira tradicionais e capoeiristas vindos de diferentes regiões, logo dá oportunidade às crianças de entrar em contato com capoeiristas de diferentes idades, auxiliando na troca de saberes entre o conhecimento popular tradicional e o acadêmico, estimulando-as a valorizar a Capoeira no contexto em que estão inseridas. O evento também conta com um público constituído pelas famílias das crianças, professoras e membros da comunidade de Viçosa, o que tem efeito positivo na auto-estima das mesmas. Vale ressaltar que o projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura tanto em recursos financeiros, quanto em estrutura para a realização do evento de Batizado Infantil. Outras das atividades realizadas são temáticas, que se relacionam com datas específicas, como o dia da consciência negra, o dia das crianças e a atividade de encerramento do período, que propiciam momentos de socialização e valorização tanto da cultura, quanto das atividades desenvolvidas pelas crianças ao longo do ano. Vale ressaltar que as famílias são convidados para assistir tais atividades, como forma de avaliação e reconhecimento dos benefícios gerados, tornando pais e mães novos difusores da Capoeira, não só como manifestação cultural brasileira, como também uma nova proposta pedagógica na Educação Infantil. Pretende-se, para o ano de 2013, incluir nas atividades do projeto o Maculelê e Puxada-de-Rede, que são manifestações culturais que dialogam com a mesma linha temática da Capoeira, constituindo também ferramentas pedagógicas em potencial na Educação Infantil. Outra pretensão é a realização de um amigo oculto entre as crianças, juntamente com uma festa de confraternização ao final do período letivo, como forma de suscitar a integração e harmonia do grupo. A festa de confraternização será ilustrada por uma exposição de fotos que reunirá todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano, sendo útil não só para registrar e auxiliar na sistematização das atividades, como também servirá de instrumento de avaliação do projeto por parte do público e parceiros. Todo o trabalho desenvolvido pela equipe de trabalho do projeto é subsidiado pela orientação de Mestres de Capoeira com vasta experiência na utilização da Capoeira como metodologia pedagógica na Educação Infantil, auxiliando na capacitação e formação do grupo nesse âmbito de atuação.

LocalidadeAtendida

Crianças de 4 a 6 anos de idade atendidas pelos LDI e LDH

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=33356


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