CodigoLancamento |
27193 |
NumeroRegistro |
PRJ-101/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO E CONSERVAÇÃO PATRIMONIAL: GUARDIÕES DA PAISAGEM, D... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
RAFAEL WEIDT BRUGIOLO SABIÃO (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012), AUGUSTO CEZAR LOURENZATO (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012), MARIA MARTA CAMISASSA (Coordenador, 01/02/2012 a 15/12/2012), JOSELIA GODOY PORTUGAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 15/12/2012), MÁRCIO FRANCISCO DE CARVALHO (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012), RONILSE DA PAIXÃO OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 31/05/2012), MATHEUS ASSUNÇÃO SOUSA (Bolsista PROEXT, 01/03/2012 a 31/05/2012), TAILANE DE OLIVEIRA DIAS (Bolsista PROEXT, 01/04/2012 a 31/05/2012), TAYRINE BARCELOS DE FREITAS GOMES (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012), MARINA CECILIA CORDEIRO DE FARIA (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012), LAÍS BARRA LEITAO (Bolsista PROEXT, 01/02/2012 a 15/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Como objetivo principal se propõe uma valorização da memória popular local, dos conhecimentos dos sujeitos envolvidos e da geração, através da continuidade dos processos educativos coletivos referentes às oficinas de educação patrimonial e de história e dos métodos da História Oral. |
PalavrasChave |
educação patrimonial e cidadania, cultura popular, movimentos sociais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
a) Dar continuidade ao levantamento do patrimônio material e imaterial da Fazenda Fortaleza de Sant´Anna e seu entorno, b) Valorizar o diálogo do saber acadêmico e o saber popular, da consciência histórica e de novos conhecimentos, c) Analisar os dados e informações existentes sobre o local, d) Organizar e divulgar o conjunto dos conhecimentos e metodologias desenvolvidas e geradas no âmbito do Projeto, e) Produzir material pedagógico sobre o patrimônio material e imaterial da região, f) Produzir material pedagógico sobre a história local, g) Compreender e refletir, através de Educação Patrimonial, a problemática agrária no Brasil, h) Construir a historia pela perspectiva dos sujeitos que ao longo do tempo foram excluídos socialmente, i) Promover espaços de formação referentes à história local, j) Potencializar o empoderamento no que se refere aos processos metodológicos e técnicos desenvolvidos, k) Sensibilizar e mobilizar os sujeitos envolvidos em um trabalho de preservação do patrimônio histórico e cultural e arqueológico local, l) Desenvolver atividades junto às escolas da rede municipal de municípios do entorno da fazenda, m) Realizar pesquisas sobre a história dos trabalhos arqueológicos realizados no local através de órgãos como museu, Universidades, IEPHA, IPHAN, etc. n) Mapear a historiografia dos achados arqueológicos da região, o) Contribuir para a formação cidadã dos estudantes universitários envolvidos, p) Potencializar e fortalecer as ações da Assessoria dos Movimentos Sociais da UFV no que se refere à elaboração, sistematização e promoção do conhecimento proveniente dos diálogos, reflexões, trocas e debates entre o saber acadêmico e o saber popular, q) Articular com o Programa de Extensão Universitária Teia/UFV e outros projetos que trabalhem na perspectiva patrimonial dentro da Universidade, r) Ampliar a articulação e interação entre a Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Juiz de Fora. |
LocalidadeAtendida |
Acampamento Denis Gonçalves (mun. de Goianá), Goianá, Coronel Pacheco, Rio Novo, São João Nepomuceno |
PessoasAtendidas |
140 |
PessoasAtendidasPorMes |
140 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27193 |