Envolvidos |
MARIA SONIA LOPES DUARTE (Coordenador, 01/03/2011 a 31/12/2011), ANA CLÁUDIA QUEIROZ DE PAIVA VAZ (Bolsista PIBEX, 01/03/2011 a 31/12/2011), MARIA SONIA LOPES DUARTE (Coordenador, 01/03/2011 a 31/12/2011), LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 31/12/2011), THAÍS SALAZAR COSTA (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), PAULA TORRES TRIVELLATO (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), PAULA DE FREITAS BARBOSA (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), NEILA AUGUSTA ALVES DA SILVA (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), JOSILENE LOPES DE OLIVEIRA (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), GABRIELA NEVES RABELO (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), GABRIELA DE PAIVA COELHO (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), CAMILA NEVES RODRIGUES (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), BRUNA NORBERTO AMARAL (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), ALICE DIVINA MELO DE BRITO (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), ADHÉLI QUEIROZ CARVALHO DE PAIVA (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), ARÍCIA TAYANE F. DE SOUZA (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), CLÁUDIA DAS G. FAUSTINO (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), DAYANA LADEIRA MACEDO PEREIRA (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), GABRIELA DE SOUZA OLIVEIRA (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), KAREN CRISTINA CAETANO (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), SOFIA FERREIRA MACEDO (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), TELMA BRETAS DIAS (Estagiário, 01/03/2011 a 31/12/2011), LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 31/12/2011), REBECA BARROS DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 31/12/2011), PATRICIA MARIA EVANGELISTA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2011 a 31/12/2011) |
AtividadesProjeto |
Atividades a serem desenvolvidas %uF0A7Treinamento para as professoras e cantineiras através de palestras e discussões. As palestras e discussões abordarão os seguintes temas: - Consequências para a saúde da anemia ferropriva, - Alimentação e prevenção da anemia ferropriva, %uF0A7Catalogar cardápios e receitas, adequados do ponto de vista quantitativo de ferro, para as refeições servidas. - O bolsista juntamente com os estagiários voluntários testarão receitas fontes de ferro no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade Federal de Viçosa, - Avaliação sensorial das receitas pelos pré-escolares para verificar aceitação, - A partir das receitas aprovadas será elaborado cardápio, em termos quantitativos, mais rico em ferro, - Elaboração de um livro de receitas fontes de ferro que será disponibilizado nas creches. %uF0A7Elaborar atividades educativas, junto às cozinheiras, de forma a disseminar práticas corretas de preparo dos alimentos para alimentação segura e saudável. As dinâmicas que serão desenvolvidas serão: - Dinâmicas de grupo: discussões acerca de medidas de higiene, elaboração de preparações seguindo as boas práticas de fabricação. - Dinâmicas individuais: acompanhamento durante a execução das tarefas acima para explicação mais detalhada de cada passo. Para medida do aprendizado será realizada uma avaliação informal, por meio de observação direta, no início e no final do projeto para avaliação da eficácia das metodologias empregadas e também avaliação formal através da aplicação de questionário. Materiais técnicos: cartilhas, cartazes, folders, caderno de receitas mais saudáveis e baratas. Estas receitas serão elaboradas pelas próprias cozinheiras voluntárias durante o projeto e após avaliação sensorial, estas serão incluídas no livro. Educação continuada e impacto social As atividades de educação continuada serão desenvolvidas nas creches, nos horários disponibilizados pela direção dos locais. Serão utilizados recursos como palestras, brincadeiras, jogos, teatros, entre outros, de forma que os participantes se envolvam no processo e compreendam conceitos importantes na prevenção da deficiência de ferro. Alguns temas abordados serão: composição dos alimentos, componentes dos alimentos que interferem com a biodisponibilidade de ferro, conseqüência da anemia entre outros que se fizerem necessários. As cantineiras serão informadas permanentemente sobre as condutas por elas adotadas na cozinha, mediante a afixação de cartazes em local por elas visível. Esta é uma forma de reforçar o aprendizado ou corrigir algo que ainda não foi bem compreendido nos treinamentos. Os diretores das creches receberão todos os resultados e sugestões de melhorias durante o desenvolvimento do projeto. |