CodigoLancamento |
26281 |
NumeroRegistro |
PRJ-106/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO URBANA: CONSTRUINDO CIDADANIA E SOCIABILIDADE EM ES... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
GERALDO BROWNE RIBEIRO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 23/12/2012), JOSARLETE MAGALHAES SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 23/12/2012), CLARISSA FERREIRA ALBRECHT DA SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 20/12/2012), JULIANA TEIXEIRA DO VALE RAMOS (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), GELSNER DA SILVA PENHA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 23/12/2012), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Coordenador, 01/01/2012 a 23/12/2012), SINVALINA MARIA FONTES DE CARVALHO (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), JÉSSICA DE FREITAS DA SILVA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), JANSEN LEMOS FARIA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), DÉBORA ELISA GOUVEIA (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 23/12/2012), THAÍSA NUNES NEVES (Bolsista PROEXT, 01/01/2012 a 20/12/2012), IZABELA FARIAS OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 20/12/2012), FERNANDA KELLY GREGÓRIO (Estagiário, 01/01/2012 a 23/06/2012), MAÍRES SILVA MARTINS MEDEIROS (Estagiário, 01/01/2012 a 23/06/2012) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2012-12-23 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento urbano |
Objetivo |
Despertar nos estudantes do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Viçosa e de Ervália - MG o interesse pelas questões urbanas, possibilitando-lhes exercitar plenamente a sua cidadania. Objetivos Específicos %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto os elementos que compõem o espaço urbano. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre os agentes que produzem o espaço urbano. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre as principais instituições públicas e privadas urbanas. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre os papéis dos poderes públicos locais. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre a arquitetura da cidade e seu patrimônio edificado. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre a importância da preservação do meio ambiente, do patrimônio histórico e cultural do município e dos espaços públicos na cidade. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto acerca dos direitos e deveres deles enquanto cidadãos. %u2022 Debater com os alunos das escolas públicas participantes do projeto sobre a importância da participação da população na definição dos destinos da cidade. |
PalavrasChave |
Educação urbana, educação patrimonial, cidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Oficinas e dinâmicas interativas (desenhos, fotografias da cidade, colagens, maquetes, etc). Pretende-se com essas oficinas interativas um maior envolvimento e participação das crianças instigando o interesse delas para com a cidade. Ao fim da atividade, a equipe de trabalho utiliza os produtos como ponto de partida para debater as questões urbanas com as crianças. As exposições destes produtos são também de grande importância para o entendimento do projeto pelos pais e professores dos alunos. - Percursos urbanos por Viçosa e por Ervália. Essa atividade é realizada com grupos de até 20 alunos. Estes percursos são realizados principalmente na área central procurando identificar edifícios, conjuntos edificados, ruas, praças, vazios urbanos, patrimônio histórico, problemas ambientais e espaços verdes, discutindo-se também as questões de mobilidade e de acessibilidade urbana, exercitando a observação crítica e a memória das crianças. - Apresentação de teatros, fantoches que envolvam temas relacionados ao urbano. O teatro e os fantoches assim como outras formas de expressão de arte, são métodos lúdicos de disseminar ideias, captando mais a atenção e o interesse das crianças acerca do tema. - Visitas dirigida à Câmara Municipal e à Prefeitura. - Construção, juntamente com as crianças, de um vídeo-documentário sobre Viçosa. Este vídeo-documentário é construído mutuamente envolvendo as crianças, a equipe de coordenação e os profissionais da educação, como forma de concretizar o aprendizado dos partícipes. São propostos o uso de desenhos, fotografias e outros elementos produzidos pelas crianças, além de depoimentos dos envolvidos no projeto. Além de ser uma forma de difusão para outros cidadãos que o assistirem se conscientizarem sobre seus direitos e deveres e desenvolverem um outro olhar sobre a cidade. As crianças aprendem também algumas noções de como se construir um vídeo-documentário. |
LocalidadeAtendida |
Escolas públicas de Viçosa e Ervália/ MG |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26281 |