gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

31586

NumeroRegistro

PRJ-153/2013

Tipo

Projeto

Titulo

PROGRAMA DE INCENTIVO AO USO RACIONAL DE ÁGUA NA AGRICULTURA...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

MAURICIO BERNARDES COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2013 a 31/05/2016), RUBENS ALVES DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/06/2013 a 31/05/2016)

DataInicio

2013-06-01

DataTermino

2016-05-31

LinhaExtensao

Recursos hídricos

Objetivo

a) Nas áreas irrigadas das propriedades indicadas pelos comitês das bacias hidrográficas dos rios Caratinga e Guandu serão verificadas as condições das estruturas de captação, as condições operacionais do sistema de irrigação, a condução técnica das lavouras e os processos de outorga e de licenciamento, b) caracterizar fisicamente os solos das áreas irrigadas localizadas nas propriedades identificadas na Unidade de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Caratinga UGRH5 CARATINGA, no Estado de Minas Gerais, e na Unidade de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Guandu - UGRH7 GUANDU, no Estado do Espírito Santo, c) avaliar os sistemas de irrigação das áreas indicadas, d) instalar um Irrigâmetro em cada propriedade indicada pelos comitês e treinar os irrigantes na operação do aparelho, e) fazer o acompanhamento sistemático do manejo da irrigação em cada propriedade indicada, fazendo ajustes e correções, se necessário, f) ampliar o conhecimento dos produtores rurais das propriedades indicadas a respeito das necessidades de água das culturas, g) estabelecer estratégias de apoio e divulgação de informações sobre as necessidades de água das culturas e da eficiência de aplicação de água na irrigação e h) identificar e georreferenciar áreas que apresentam potencial de poluição devido ao beneficiamento de produtos agrícolas.

PalavrasChave

Recursos hídricos, Bacia do Caratinga, Bacia do Guandu

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Ação 1 Elaboração do plano de trabalho detalhado, circunstanciado no cronograma de execução dos trabalhos. Apresentação do Plano de Trabalho Detalhado RP0 aos comitês e ao Instituto BioAtlântica (IBIO - AGB Doce. Uma vez aprovado, as ações serão imediatamente iniciadas. Ação 2 A primeira ação a ser desenvolvida, após aprovação do Plano de Trabalho Detalhado RP0 será agendar reunião com cada um dos dois comitês e com as entidades regionais de apoio, com a intermediação e participação do Instituto BioAtlântica (IBIO - AGB Doce). Nessa reunião serão definidos o cronograma de execução e a participação do comitê e das entidades, como facilitadores do contato entre a equipe executora da Funarbe e os usuários irrigantes. Nessa oportunidade, os comitês já deverão fornecer a listagem das 40 propriedades rurais que serão contempladas no Programa de Incentivo ao Uso Racional de Água na Agricultura na Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Ação 3 Contratação de um técnico agrícola, de preferência da região e conhecedor das peculiaridades locais. Este profissional será de suma importância nos trabalhos de campo para amostragem dos solos, caracterização dos sistemas de irrigação e instalação dos Irrigâmetros, além da orientação e do acompanhamento do manejo da irrigação pelos usuários. Ação 4 Com a lista das propriedades indicadas, será traçado o roteiro de visitas a cada uma delas com apoio de pessoal do comitê da bacia e das entidades envolvidas. Em seguida, será elaborado um cronograma de visitas às propriedades considerando-se a disponibilidade do proprietário, de maneira a otimizar tempo e recursos financeiros. Ação 5 Com o agendamento elaborado, cada uma das propriedades indicadas será visitada pela equipe da Funarbe, ocasião em que o proprietário irá responder a um questionário sobre as características do sistema e as práticas de irrigação, as técnicas de condução das lavouras e o planejamento da propriedade no curto e no médio prazo. Ação 6 Na visita serão avaliadas as condições gerais dos sistemas de captação e de irrigação, além da condução técnica das lavouras. Também será verificado se os produtores possuem outorga de uso de água e licenciamento ambiental. Ação 7 Amostras de solo serão retiradas em três locais representativos da área irrigada para sua caracterização físico-hídrica.

LocalidadeAtendida

Produtores das Bacia Hidrográfica do Rio Doce

PessoasAtendidas

240

PessoasAtendidasPorMes

7

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=31586


Veja também: 656 657 658 659 660