gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

29493

NumeroRegistro

PRJ-049/2013

Tipo

Projeto

Titulo

GOLDEN5: MÃOS UNIDAS POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Envolvidos

RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIA JOSE LERA RODRIGUEZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), MARIANA APARECIDA MARTINS MENDES (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 31/12/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Infância e adolescência

Objetivo

Objetivo Geral: desenvolver um projeto de melhoria das relações entre professores e alunos em sala de aula de uma escola secundária. Objetivos Específicos: - promover uma melhorar do "clima social" nas classes, diminuindo situações de conflito e violência, - facilitar o trabalho do professor criando um ambiente de maior concentração no trabalho para os estudantes, - promover a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas em classe, dando-lhes mais satisfação e auto-confiança em seus trabalhos, - criar um grupo de apoio entre os professores para melhorarem seu trabalho, - promover o desenvolvimento de uma atuação crítica, reflexiva e investigativa da atuação docente, entre os professores.

PalavrasChave

educação, escola, clima escolar

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

As áreas básicas Golden5 são: 1)Gestão de aula, 2) Construindo relações, 3) Clima Social, 4) Aprendizagem ajustada e 5) Relações família-escola. O educador pode começar a aplicação do processo desde o conhecimento da primeira área. É um processo gradual, de observação e experimentação que pode ser vivenciado de forma diferente por cada aplicador. Trata-se de uma proposta flexível pois as ferramentas são oferecidas e cada um escolhe como utilizá-las. Há algumas sugestões básicas, mas boa parte do processo é construída pelo próprio professor. Para começar a aplicação, são importantes as seguintes fases: 1.Auto avaliação do professorado que consiste em conhecer cada realidade com suas especificidades. Como forma de sensibilizar os professores a conhecerem a sua realidade, há um questionário para cada área Golden5 que pode ser preenchido pelo próprio professor, o questionário "Eu e a Escola" para ser preenchido pelos alunos e a proposta de um sociograma que auxilia o professor a entender as relações estabelecidas em classe pelos estudantes. 2.Seleção de 5 ou 6 passos chaves de uma, duas ou quantas áreas Golden5 o educador escolher. Existem vários passos chaves disponíveis e cada um escolhe os que lhe parecem melhores. 3.Seleção de 5 estudantes Golden5 para uma aplicação mais sistemática de alguns passos. Deve-se trabalhar com um grupo de 5 estudantes por um período de 5 dias e avaliar os resultados. É fundamental que este grupo de estudantes seja o mais heterogêneo possível. Se o professor trabalhar sempre com um grupo conhecido como participativo, apático, indisciplinado, etc., logo criará suspeitas nos alunos. A heterogeneidade permite observar como diferentes estudantes respondem às estratégias utilizadas. Estes estudantes precisam ser trocados a cada 5 dias pois todos os alunos devem ter seu momento Golden5. O professor precisa registrar e acompanhar sistematicamente quem são os alunos Golden5 da semana para não enfatizar uns e esquecer outros. 4.Aplicação dos passos chaves e anotação do que foi feito e dos resultados obtidos. Os 5 passos chaves escolhidos devem ser aplicados durante 5 dias em cada turma. A aplicação dos passos é importante, mas o resultado depende da sistematicidade do processo. Para isso, o professor precisa controlar o que fez e os resultados de seu trabalho. Pode usar uma folha de avaliação em que registra suas próprias observações acerca desta experiência. Feito isso, avalia e escolhe os passos chaves da próxima semana. Estes podem ser os mesmos da semana anterior, ser completamente diferentes ou mesclar novos e outros já utilizados. 5.Comprovando resultados. O processo inicia e finaliza com uma auto avaliação. Deve-se analisar o que deu certo, o que precisa ser melhorado e, a partir daí reiniciar o processo. O Golden5 não se propõe como uma alternativa passageira e emergencial. Aqueles que o experimentam e confirmem seus resultados devem seguir utilizando e compartilhando suas experiências com outros educadores.

LocalidadeAtendida

Escolas públicas de Viçosa

PessoasAtendidas

500

PessoasAtendidasPorMes

500

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=29493


Veja também: 672 673 674 675 676