gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

27214

NumeroRegistro

PRJ-194/2012

Tipo

Projeto

Titulo

O JOGO COMO ELEMENTO DA CULTURA: RASTROS DA HISTÓRIA, TRAÇOS...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

RANAH MANEZENCO SILVA (Coordenador, 23/01/2012 a 23/01/2012), JANINE JANNIS MARTINS DOS SANTOS (Bolsista PROCULTURA, 23/01/2012 a 23/01/2012), LÍVIA DE OLIVEIRA JÚLIO FIDÊNCIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/01/2012 a 23/01/2012), DIANA CARDOZO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/01/2012 a 23/01/2012)

DataInicio

2012-01-23

DataTermino

2012-01-23

LinhaExtensao

Esporte e lazer

Objetivo

Objetivo Geral Resgatar a cultura popular de jogos e brincadeiras do município de Viçosa através da intervenção no espaço da criança bem como do seu entorno sociabilizado: grupos e famílias. Objetivos Específicos Produção de material editado, caderno didático, dos jogos e brincadeiras para sua utilização no espaço escolar como recurso pedagógico para professores da rede municipal de ensino de Viçosa.

PalavrasChave

Cultura, Jogo, História

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Ao fazermos uma retrospectiva de nossa vida, da nossa experiência, podemos retroceder a camadas cada vez mais primitivas na nossa formação psicológica ou na formação cultural da nossa sociedade, mas jamais conseguiríamos chegar a um instante originário. É uma característica da experiência simbólica o fato de não existir um grau zero do sentido, é inconcebível um estado de experiência nula, pois pertencemos a uma convivência coletiva, antes mesmo de desempenhar qualquer padrão simbólico próprio, por já estarmos partilhando padrões da experiência da nossa cultura. Assim a simples troca de informação, segundo alguns teóricos, caracteriza-se pela participação numa comunidade de sentido, imersa num fluxo de idéias e imagens sem autoria determinada. Desta maneira, o primeiro procedimento metodológico consistirá em fazer o levantamento junto à comunidade escolar, alunos, professores e pais, da cultura infantil de jogos e brincadeiras: rastros da história, traços da memória. A seguir, adotar-se-ão os seguintes passos: %u2022Registro gravado e escrito do inventário de jogos e brincadeiras, %u2022Catalogação dos jogos por categorias, %u2022Levantamento bibliográfico sobre a cultura mineira de jogos e brincadeiras, %u2022Análise dos jogos que se preservam na cultura e podem ser usados como recurso pedagógico, %u2022Produção de material pedagógico, caderno didático, sobre os jogos para ser usado nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino de Viçosa.

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

200

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27214


Veja também: 678 679 680 681 682