Envolvidos |
RANAH MANEZENCO SILVA (Coordenador, 23/01/2012 a 23/01/2012), JANINE JANNIS MARTINS DOS SANTOS (Bolsista PROCULTURA, 23/01/2012 a 23/01/2012), LÍVIA DE OLIVEIRA JÚLIO FIDÊNCIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/01/2012 a 23/01/2012), DIANA CARDOZO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/01/2012 a 23/01/2012) |
AtividadesProjeto |
Ao fazermos uma retrospectiva de nossa vida, da nossa experiência, podemos retroceder a camadas cada vez mais primitivas na nossa formação psicológica ou na formação cultural da nossa sociedade, mas jamais conseguiríamos chegar a um instante originário. É uma característica da experiência simbólica o fato de não existir um grau zero do sentido, é inconcebível um estado de experiência nula, pois pertencemos a uma convivência coletiva, antes mesmo de desempenhar qualquer padrão simbólico próprio, por já estarmos partilhando padrões da experiência da nossa cultura. Assim a simples troca de informação, segundo alguns teóricos, caracteriza-se pela participação numa comunidade de sentido, imersa num fluxo de idéias e imagens sem autoria determinada. Desta maneira, o primeiro procedimento metodológico consistirá em fazer o levantamento junto à comunidade escolar, alunos, professores e pais, da cultura infantil de jogos e brincadeiras: rastros da história, traços da memória. A seguir, adotar-se-ão os seguintes passos: %u2022Registro gravado e escrito do inventário de jogos e brincadeiras, %u2022Catalogação dos jogos por categorias, %u2022Levantamento bibliográfico sobre a cultura mineira de jogos e brincadeiras, %u2022Análise dos jogos que se preservam na cultura e podem ser usados como recurso pedagógico, %u2022Produção de material pedagógico, caderno didático, sobre os jogos para ser usado nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino de Viçosa. |