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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

34402

NumeroRegistro

PRJ-214/2014

Tipo

Projeto

Titulo

JOGOS DE CONTROVÉRSIAS SÓCIO-CIENTÍFICAS

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Comunicação

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

LORENA MELGAÇO ORNELAS (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), NATAN HUAN RESENDE CAMPIDELI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MARLUANA ALMEIDA FERREIRA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), BERNARDO JEFFERSON DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), LUIS MORAES COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MARINA ASSIS FONSECA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), MARINA ASSIS FONSECA (Coordenador, 01/07/2015 a 31/12/2015), GERMANO CARNEIRO DA COSTA (Coordenador, 01/02/2015 a 30/06/2015), MAYRA CRISTINA DA SILVA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), MAYRA CRISTINA DA SILVA COSTA (Bolsista PIBEX, 01/02/2015 a 31/12/2015)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2015-12-31

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

O objetivo deste projeto é incrementar o uso de jogos como estratégia para o envolvimento ativo e crítico da comunidade da região metropolitana de Belo Horizonte na discussão de temas sócio-científico, especialmente de interesse local, e incrementar o nível de alfabetização científica funcional dos envolvidos.

PalavrasChave

controvérsias sócio-científicas, estratégia didática, jogos

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Identificação de jogos de controvérsias já existentes (a exemplo dos que estão disponíveis no site http://www.playdecide.eu, onde estão disponibilizados jogos com versões em português), - Leitura de artigos e textos sobre tendências curriculares contemporâneas, controvérsias sócio científicas, - Uso de jogos como estratégia pedagógica, - Identificação das temáticas de maior interesse e relevância para público envolvido, a partir de conjunto de temas iniciais apresentados, - Seleção de diferentes tipos de jogos e das temáticas, - Divulgação das oficinas de jogos através de folders, fixação de cartazes, anúncio nas salas de aula e na comunidade local, - Experimentação dos jogos selecionados em ações sistemáticas abertas ao público espontâneo (no Campus UFV Florestal ou na cidade de Florestal, e Espaço do Conhecimento UFMG) e ao público escolar do ensino médio (escolas de Betim e Contagem), - Análise da qualidade dos jogos para atender aos objetivos propostos, - Proposição de adaptações a serem feitas nos jogos disponíveis on line, - Sistematização dos conhecimentos para divulgação em fóruns de discussão sobre educação e comunicação científica.

LocalidadeAtendida

Florestal, Contagem

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

10

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34402


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